TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos Ambientais na Mobilidade Urbana

Por:   •  22/3/2022  •  Dissertação  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

Impactos Ambientais na Mobilidade Urbana

Todo o conjunto de viagens geradas diariamente pelos habitantes de uma cidade, os métodos e condições associadas a essas viagens, como modos de transporte selecionados, duração da viagem e tempo gasto no transporte estão relacionados à mobilidade urbana. Existem numerosos modos de transporte disponíveis à disposição dos seres humanos para atender à crescente necessidade de modos especializados e econômicos. Torna-se importante escolher o modo de transporte mais adequado. Nas áreas urbanas, a maneira como se contorna está mudando rapidamente, é preciso inovações sustentáveis ​​e novos conceitos para combinar diferentes meios de transporte.

Os carros dominam as áreas urbanas, ocupando muito espaço, causando ruídos e produzindo fumaça prejudicial que afeta negativamente a saúde dos moradores urbanos e o clima. Eles também restringem o fluxo de transporte usado por quem não pode comprar seus próprios carros. As cidades dos países em desenvolvimento e emergentes, que estão vendo suas economias se desenvolverem rapidamente e suas populações incharem, estão enfrentando crescente pressão como resultado do número de carros particulares nas estradas. Ônibus e bondes ficam presos em engarrafamentos e geralmente não atendem a todas as partes da cidade, forçando os moradores a percorrer longas distâncias ao longo de estradas que não possuem calçadas ou trilhas seguras. Muitas áreas urbanas desfavorecidas não possuem rotas de abastecimento pavimentadas, o que dificulta a entrega a lojas e empresas e representa um sério obstáculo para veículos de serviço de emergência.

Em muitas cidades europeias, ao contrário, o número de viagens de carro particular está diminuindo. As pessoas estão cada vez mais usando transporte público local, bicicletas ou esquemas de compartilhamento de carros. Os carros também estão mudando: mais pessoas estão usando carros menores, alguns carros são movidos à eletricidade ou gás, e os esquemas de compartilhamento de carros estão se tornando cada vez mais populares. Até os principais fabricantes de automóveis reconheceram as mudanças nas necessidades dos usuários e agora operam sistemas sob os quais várias pessoas compartilham um carro e pagam apenas quando realmente o usam. E os sistemas públicos de aluguel de bicicletas estão crescendo em grandes e médias cidades.

As cidades e regiões metropolitanas de muitos países estão se esforçando para combinar os vários meios de transporte da maneira mais eficaz possível: ferrovias urbanas rápidas, sistemas ferroviários subterrâneos e regionais, ônibus, bondes, carros particulares, bicicletas e tráfego de pedestres.   É importante que as autoridades locais de transporte público também organizem serviços de transporte integrados e atraentes que vão muito além dos limites da cidade. Horários coordenados, integração física de paradas e estações, redes de pedestres e ciclovias, informações claras e preços acessíveis são especialmente importantes para os usuários. O desenvolvimento de serviços de mobilidade orientado para os passageiros é, portanto, o principal desafio para promover a mobilidade urbana ambientalmente amigável. Para garantir que nem os cidadãos, as empresas nem o meio ambiente sejam deixados para trás, as políticas de tráfego e transporte, os planos de desenvolvimento urbano e os planos de mobilidade devem estar sempre intimamente ligados.

        Vários países ao redor do mundo estão tentando compensar sua dependência de petróleo e carvão, complementando-o com biocombustíveis. Um biocombustível é um combustível criado pelo processamento de um composto orgânico em uma fonte de energia utilizável. Dois biocombustíveis comuns são etanol e biodiesel. O setor do transporte foi a segunda maior causa de emissões de dióxido de carbono (CO2) no Brasil, por isso é interessante o uso de biocombustíveis, já que, são renováveis, sustentáveis, e queimam mais limpo que os combustíveis fósseis.

        Para tornar os veículos elétricos uma opção mais viável para os motoristas e incentivar mais pesquisas, o Brasil está trabalhando para aprovar legislação para apoiar a produção de veículos elétricos. Uma das barreiras que o Brasil enfrentou ao tentar fazer a transição para veículos mais limpos é a falta de incentivos para novas tecnologias. De fato, embora exista uma infinidade de alternativas aos veículos a gasolina disponíveis, incluindo veículos elétricos produzidos inteiramente no Brasil para novas tecnologias importadas, eles permanecem em grande parte caros e inacessíveis no Brasil. Duas iniciativas recentes, no entanto, estão trabalhando para diminuir o custo dos veículos mais novos e aumentar o número de veículos movidos a eletricidade. Como qualquer legislação, os projetos de lei enfrentam um escrutínio administrativo, mas mostram promessas de se tornar lei e apoiar uma frota de veículos mais limpa no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com