TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO URBANA

Por:   •  22/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE/Laureate

ESCOLA DE EXATAS E ENGENHARIAS

CURSO DE TECNOLOGIA DE PETRÓLEO E GÁS

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA:

UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO URBANA: PARQUE DO MINDU, NO MUNICÍPIO DE MANAUS/AM

MANAUS-AM

2016/1

Adriana Marinho

Giuliane Benvinda

 Guilherme Nogueira

João Alves

Kamila Mamede

Maely Carvalho

TURMA: TPN05S1

Relatório de visita técnica, como nota parcial da 3ª ARE para a disciplina: Avaliação de Impactos Ambientais, ministrada pelo Prof. MSc Josildo Severino de Oliveira.

MANAUS-AM

2016/1

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA AO PARQUE MUNICIPAL DO MINDU

No dia 4 de junho de 2016, os Alunos da Universidade UNINORTE, do curso de petróleo e gás, realizamos uma visita técnica ao Parque Municipal do Mindu, localizado no bairro Pq. Dez de Novembro, orientados pelo professor Josildo Severino, da disciplina avaliação de impactos ambientais, com objetivo de analisarmos os impactos ambientais no parque, assim como o estado físico em que se encontra.

A visita técnica deu inicio às 10:30,  porém todos estavam concentrados logo na entrada do parque próximo ao chapéu de palha às 9 horas, logo em seguida fomos para anfiteadro onde foram realizadas varias palestras por conta da semana do meio ambiente e depois fomos recebidos pelo guia florestal o Sr.Agenor, funcionário da SEDEMA, órgão responsável pela fiscalização do local, o guia infelizmente não pode nós acompanhar até o final da nossa visita devido a movimentação intensa de pessoas no parque naquele dia, então o professor Josildo nos acompanhou.

Realizamos uma pesquisa para nos informar melhor sobre o histórico do Parque, que foi criado em 1992 com o objetivo de tornar-se uma área de interesse ecológico. Administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente - Sedema e voltado às atividades científicas, educativas, culturais e turísticas, o parque possui uma área de 330.000 m2 (33 ha) da mata remanescente do Município. O local onde está instalado o Parque do Mindu é um dos últimos refúgios do sauim-de-coleira, macaco ameaçado de extinção que só existe na região de Manaus. Em 1996, a Prefeitura de Manaus implantou toda a infra-estrutura do parque, através de um moderno projeto arquitetônico, bem integrado à floresta em forma e escala, permitindo a perfeita interação entre homem e meio ambiente. Com a urbanização das trilhas, é possível caminhar, com segurança, através de quatro ecossistemas distintos: mata de capoeira secundária, mata de terra firme, mata de baixio; e áreas degradadas, que sofreram desmatamento ilegal em 1989. O Mindu possui biblioteca com um centro de informações sobre meio ambiente, estacionamento, anfiteatro para seiscentas pessoas, canteiros de ervas com propriedades medicinais e aromáticas, orquidário, trilha suspensa e sinalização.

A nossa caminhada na trilha se deu por trás do anfiteatro, observamos algumas placas quebradas de informações sobre determinadas árvores e indicações das trilhas logo no inicio, seguimos para a trilha suspensa onde podemos observar muito lixo e também observamos a presença de um jacaré que estava logo na margem do igarapé em meio ao lixo que estava depositado ali, o parque possui uma diversidade de árvores medicinais, passamos pelo igarapé Mindú, que deu origem ao nome do parque, observamos suas margens invadidas por resíduos domésticos, que estão poluindo um dos poucos trechos do igarapé que ainda era preservado. O professor nos mostrava mais resíduos de lixos do que as espécies de árvores preservadas pelo Parque. Depois que saímos do igarapé, seguimos até a praça da paz, onde a Primeira Ministra da Noruega esteve no local, onde plantou uma muda da árvore samaúm, a comitiva inaugurou um marco no local e por isso hoje é chamado de Praça da Paz. Logo em seguida visitamos um canteiro com ervas medicinais e aromáticas como manjericão, hortelã entre outras. A duração da  visita foi em torno de 60 minutos e foi bastante proveitosa, infelizmente muitas pessoas da cidade desconhecem o parque, ou apenas já ouviram falar, mas não se interessam em conhece-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (279 Kb)   docx (193.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com