TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais em Áreas Urbanas

Por:   •  24/11/2019  •  Resenha  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

ARQUITETURA E URBANISMO

Urbanismo e Meio Ambiente

Lorena da Silva Soares Nunes

COELHO, M.C.N. Impactos Ambientais em Áreas Urbanas. In: GUERRA, A.J.T e CUNHA, S.B (Org.) Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. São Paulo: Bertrand Brasil, 2001.

O Impacto ambiental urbano atua em diversas vertentes, como por exemplo a questão natural e a questão social política, sendo necessária uma abordagem derivada da combinação da ecologia política urbana com economia política do meio ambiente. O ambiente é um substrato físico passivamente transformado pela sociedade. Elaborar um conceito de impacto ambiental necessita de mudanças na noção de sistema dinâmico através da concepção dos sistemas complexos.

A estrutura de classes tem um papel muito importante na questão do impacto, já que reestruturação sócio espacial é um processo onde áreas de maior risco ambiental vão aos segmentos sociais desfavorecidos (os quais não podem arcar com moradias em áreas ambientalmente mais seguras). As relações sociais são de extrema importância, porque o senso comum cria pressupostos sobre o quão maior for o número de pessoas em um determinado lugar, maior será o processo de degradação ambiental, pois ela cresce de acordo com a concentração populacional, sendo uma relação de causa e efeito difícil de combater.

Outra ideia que o senso comum espalha é que os seres humanos aceleram os processos de erosão e isso acarreta na transformação das vítimas dos impactos em culpados. É corporação da estrutura de classes esclarece a dúvida existente sobre quem se apropria dos benefícios das atividades econômicas. A demanda para pesquisar os impactos está ligada ao fato da sua relação cidade-impacto, onde os padrões socioespaciais e os mesmos são explicados pelas forças que provém da organização social, a qual é hierárquica.

A economia política do meio ambiente explica o desenvolvimento em termos capitalistas (custos e benefícios para as diferentes classes sociais), já a ecologia política urbana é o conjunto das interações entre as vidas e nasce a partir de uma noção de ecossistema; aborda relações entre uso e solo, assim como sua distribuição espacial, impacto ambiental e conservação. O meio ambiente é construído da interação contínua entre uma sociedade e um espaço que vão mudando progressivamente, uma vez que o espaço muda, a sociedade nele também muda, nascendo assim um ecossistema urbano. As transformações são contínuas e a evolução vêm de acordo com várias mudanças , sendo o impacto ambiental um processo de perturbações no ambiente pois o modifica, alterando também a estrutura social, mas o impacto não é só resultado e sim uma relação das mudanças e sociedade em movimento. Espaço urbano representa os movimentos das mudanças sociais e ecológicas; ele não é atingido igualmente pelos problemas ambientais, visto que a distribuição espacial está associada à desvalorização do local devido a inúmeros fatores, o que se relaciona diretamente com as relações sociais de poder (pessoas mais ricas moram em áreas melhores, pessoas mais pobres nas áreas mais baratas e suscetíveis aos fatores desagradáveis que as acompanham).

A investigação científica e suas técnicas, com base na análise dos impactos ambientais baseados em atributos físicos e populacionais, permitem a formulação de hipóteses, onde os estudiosos se preocupam mais com identificar efeitos imediatos e locais, do que estudar e interpretar os processos, compreendendo o impacto não somente como parte de um problema ambiental dos espaços mais amplos. As leis gerais da sociedade não comportam certezas e devido a descoberta da complexidade os estudos puderam ser feitos sem abandonar as possibilidades e também nunca deixando de somar a sociedade (não somente os indivíduos) na produção de conhecimento sobre impacto. O pouco avanço nos estudos do impacto se dá à dificuldade de relatar todos os processos de ruptura, irreversibilidade e mudanças dos sistemas vindos da interação entre natureza e sociedade,havendo uma argumentação onde os sistemas não lineares proporcionam melhor entendimento do que seja o impacto ambiental, não havendo equilíbrio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com