TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos Hídricos Superficiais

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 12

 [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


 [pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

  1. O QUE É A CPRM?                                                                5
  2. O QUE FAZEM?                                                                 6

Levantamentos Geológicos                                                         6

Levantamentos Geofísicos                                                         6

Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil                                 7

Levantamentos Hidrogeológicos                                                 7

Gestão da Informação Geológica                                                 7

Monitoramento Hidrológico                                                 8

Recursos Hídricos Superficiais                                                 8

Recursos Hídricos Subterrâneos                                                9

Produtos Complementares                                                         10

Edições Técnicas                                                                 10

A Inserção da CPRM no Cenário Atual de Recursos Hídricos                10

  1. CONCLUSÃO                                                                11
  2. BIBLIOGRAFIA                                                                 12


INTRODUÇÃO

Na segunda-feira 16 de abril a Drª. Margarida Costa, funcionária da CPRM, apresentou uma palestra sobre a atuação da CPRM na coleta de dados Pluviais e Fluvias, a fim de monitorar os recursos hídricos. E antecipar todos os eventos que possam ocorrer nas bacias hidrográficas que estão sendo monitoradas.

A CPRM junto a ANA (agencia nacional de águas), monitora determinadas regiões a fim de encontrar a disponibilidade dos recursos hídricos e melhor distribuição da água. O monitoramento é feito em todo o ciclo da água, da precipitação sendo escoado ou absorvido pelo solo indo ate os oceanos através da superfície ou pelos aquíferos subterrâneos, chegando aos oceanos ou durante o processo de transporte da água com a sua evaporação o que culminará com a precipitação novamente. Todo esse ciclo sofre um mapeamento hidrológico e monitoramento, através das: Estações Pluviométricas, Estações Fluviométricas, Redes climatológicas e evaporimétricas, redes telemétricas. Todos isso a fim de saber a qualidade da água que chega aos reservatórios naturais.

Todo esse serviço feito é para preservação, controle de enchentes e a disponibilidade hídrica do Brasil, já que ele detém a maior reserva de água doce do planeta. São sempre utilizados recursos de ponta para a medição e monitoramento das águas do território nacional.  


  1. O QUE É A CPRM?

 São o Serviço Geológico do Brasil, advindo da razão social Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, impregnado no imaginário dos nossos clientes, parceiros e usuários, desde 1969. Naquele ano, nasceu como empresa de economia mista, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de organizar e sistematizar o conhecimento geológico do território brasileiro. Entendeu-se, então, que esse lastro infraestrutural era indispensável para garantir o crescimento econômico projetado para as décadas seguintes, com o suprimento de insumos minerais nativos, em substituição aos importados. Isso explica o boom mineral dos anos 70 e 80, época em que se descobriram inúmeras jazidas, muitas das quais, ainda hoje, abastecem a indústria nacional. A empresa executava os programas do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, do Departamento Nacional de Água e Energia Elétrica – DNAEE e ainda vendia no mercado serviços de sondagens para água e pesquisa mineral.

 Circunstâncias conjunturais difíceis, especialmente a partir da segunda metade dos anos 80, levaram a mudanças institucionais profundas na vida da CPRM, culminando, em 1994, com a Lei 8.970, de 27 de dezembro de 2004, que alterou o regime jurídico vigente para empresa pública. Do ponto de vista de atuação, essa data encerra o ciclo da empresa prestadora de serviços e inicia a era do Serviço Geológico propriamente dito. O foco institucional volta-se, drasticamente, para a geologia e a hidrologia básicas, com o desenvolvimento concomitante das áreas de aplicações, como geologia ambiental, hidrogeologia e riscos geológicos. Sai a atuação empresarial e fortalece-se a atuação em parcerias institucionais com outros órgãos da administração federal, estados e municípios.

 Nosso quadro de pessoal hoje é de 1.180 funcionários celetistas, dos quais cerca de 500 são geólogos, hidrogeólogos, engenheiros hidrólogos e engenheiros de minas, sendo um terço portador de mestrado ou doutorado. Aqui reside um valoroso patrimônio técnico do país, um quadro especializado de alta excelência e de conhecimento ímpar da geologia e da hidrologia brasileiras.

  1. O QUE FAZEM?

 O Serviço Geológico é o responsável pelo Programa Geologia do Brasil, do Governo Federal, inserido no Plano Plurianual 2004-2007, PPA 2004-2007. Dentro desse programa estão definidas as Ações finalísticas que balizam o escopo da nossa área de atuação institucional. Internamente, cada Ação do PPA 2004-2007 é desdobrada em projetos e atividades, cujo conjunto compõe o Plano de Atividades Técnicas – PAT, disponível na intranet corporativa. O PAT constitui instrumento básico de gestão de projetos, encerrando cerca de 200 projetos aprovados, dos quais um terço já está em execução. A seguir você encontra um resumo das Ações finalísticas do PPA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com