TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Resistores não Ôhmicos

Por:   •  19/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava

 

Laboratório de Física III

 

 

 

 

 

 

 

 

RESISTORES NÃO ÔHMICOS

 

 

 

 

 

 

 

                                                               

                                                                         

                                                                 

                                                               

                                                                              Alunos: Alan Oliveira 

                                                                                      Prof.:  João Matheus

                                                                              Curso: Engenharia Civil 

 

 

 

Ituverava

2016

  • Introdução

Apresentamos neste relatório o conceito de resistores não ôhmicos. Tendo como fundamento a utilização dos conceitos teóricos aprendidos – como os circuitos elétricos, resistência elétrica e resistores não ôhmicos - em sala de aula, aplicando-os de forma pratica para a execução do experimento. Utilizando todos os equipamentos necessários para observar o comportamento dos resistores não ôhmicos quando aplicada diferentes voltagens sobre o mesmo.

A resistência  elétrica pode ser explicada como uma propriedade que a maioria dos materiais possui de dificultar o movimento dos elétrons. Ou seja, quanto maior a resistência elétrica do material, mais a corrente elétrica terá sua reduzida. Conhecida a resistividade de um material, pode-se criar um dispositivo, composto do respectivo material, que tenha um valor conhecido para a resistência elétrica. Sendo assim, pode-se controlar as intensidades das correntes elétricas que atravessam um determinado circuito eletrônico. A resistência elétrica é uma grandeza que depende diretamente da temperatura em que o condutor se encontra.

Os resistores não ôhmicos, ao contrário dos ôhmicos, não obedecem a Lei de ohm. Ao analisá-los graficamente, em um gráfico V x i, observa-se que essas duas grandezas não variam proporcionalmente, o que faz com que o gráfico não tenha a forma de uma reta e sim de uma curva. Ou seja, ao alterar a diferença de potencial V nas extremidades dos materiais, altera-se também o valor da corrente elétrica i, porém elas não variam de forma proporcional, sendo assim não obedecendo a lei de ohm.

Para a realizar a medição da corrente elétrica utilizamos o Multímetro ET-1110A,  o mesmo é um equipamento capaz de medir diversas grandezas elétricas com enorme precisão, as mais comuns são : volts, ohms e amperes em suas unidades de múltiplos e submúltiplos. A precisão de um multímetro é normalmente expressa como uma percentagem da leitura. 

Uma precisão de 1% da leitura significa que se o valor exibido no multímetro for de 100,0Volts o valor real da tensão pode estar em qualquer lugar entre 99,0Volts e 101,0Volts. As especificações podem incluir também uma escala de dígitos a ser adicionada às especificações básicas de precisão. 

A precisão típica de um multímetro analógico é de ± 2% ou ± 3% na escala total sem contar com outros erros. 

Já a precisão típica de um multímetro digital está entre ± (0,7%+1) e ± (0,1%+1) da leitura e são eliminados os erros de leitura e a impedância de um bom multímetro digital está sempre acima de vários Mega Ohms.

  • Objetivo

O principal objetivo deste experimento foi observar o comportamento de um resistor não ôhmico de uma lâmpada ao aplicar diferentes voltagens sobre ele, observando todos os conceitos teóricos sendo colocados em pratica. Apresentar os resultados obtidos no experimento em tabela e discutir os resultados após a realização dos cálculos necessários.

  • Equipamentos/Materiais utilizados

- Romatex Painel de acrílico para associações de resistores.

- Romatex Chave inversora CC com 3 posições.

- Romatex Fonte de alimentação DC POWER FA-3005.

- Multímetro ET-1110A.

- Lâmpada com conector.

- Cabo Garra Jacaré.

- Cabo Pino Banana.

  • Procedimento Experimental

Nesse circuito foi utilizado uma lâmpada de 12V como resistor não ôhmico, conectada em série com a fonte de energia, chave inversora e um multímetro. Assim, montado o circuito, mantendo a chave inversora desligada, ligando a fonte de alimentação e a regulando para zero volt. Ligou-se a chave  e elevou-se a tensão da fonte de volt em volt, partindo do 0 até 12,  registando a amperagem e em seguia a resistência.

  • Resultados e Análise

Utilizando os valores de corrente elétrica (i) obtidos no experimento, pode-se calcular a resistência ômica (R) , como um produto da voltagem pela corrente elétrica, descrito pela fórmula, como mostra a tabela abaixo:[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (235 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com