TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO

Por:   •  14/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, AMBIENTAIS E DE TECNOLOGIA.

FACULDADE DE ENG. ELÉTRICA

PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA TRAJETORIA DE FORMAÇAO

CAMPINAS – SP 2018

PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA TRAJETORIA DE FORMAÇAO

Trabalho sobre o (kit solar) apresentado ao Curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, como requisito de aprendizagem para a matéria de Processo Ensino/Aprendizagem na Trajetória de Formação.

Orientador: Prof(a) . Dr(a). ................................................

PUC-CAMPINAS 2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. ESTADO DA ARTE 6

3. ESTUDO 8

4. MATERIAS E MÉTODOS 9

4.1. MATERIAIS 9

4.2. MÉTODOS 9

5. RESULTADO E ANÁLISE 10

6. CONCLUSÃO 11

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12

1. INTRODUÇÃO

Energia solar é a energia proveniente da luz e do calor do Sol que é aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, entre elas, a energia solar fotovoltaica. A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável. O painel fotovoltaico é um dispositivo tecnológico para a conversão da Energia Solar em Energia Elétrica, facilitando a sua posterior utilização, ademais a energia fotovoltaica é hoje a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo. No que tange suas aplicações e benefícios para os seres humanos, podemos encontrar vários, como não ser poluente e ter a grande vantagem de ser incrivelmente abundante, não produzir poluição sonora e, portanto ser um processo enquadrado como sustentável, e também versátil podendo ser facilmente modificado para atender demandas energéticas maiores (através da adição de mais painéis fotovoltaicos). Em relação às aplicações da energia fotovoltaica, é possível citar inúmeras, desde a alimentação de uma residência até a irrigação de um jardim, existem outras aplicações, como: iluminação, bombeamento de água, cercas elétricas, sistemas de controle, etc. Há outros exemplos mais básicos, como: acender LED’s ou ligar motores DC com o “kit solar”.

2. ESTADO DA ARTE

A fonte solar possui o maior potencial de geração de todas as outras fontes juntas, sendo elas renováveis ou não. Um exemplo disso é o fato de que a radiação solar que atinge a terra em um dia seria capaz de alimentar nosso consumo elétrico por um ano inteiro. Devido a esse, e outros motivos, a grande maioria dos países do mundo inteiro estão apostando cada vez mais no uso da energia solar, com o objetivo de suprir as suas demandas energéticas utilizando uma fonte limpa e renovável. Alguns países investiram tanto e possuem setores tão avançados que chegam a ter um excesso de geração, o que faz com que os preços da energia elétrica fiquem negativos em algumas épocas do ano. Segundo os números anuais da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) os investimentos mundiais em energia solar somaram US$ 160,8 bilhões em 2017, representando um aumento de 18% a mais que o ano anterior. Dentre as energias renováveis, a solar é a que mais tem se destacado nos últimos anos, representando 48% de todo o investimento mundial em energia limpa. Hoje, o Brasil pertence a um seleto grupo dos 30 países que mais implantaram energia solar no mundo. Pela primeira vez, a fonte superou o crescimento de todas as outras formas de geração no ano passado, incluindo o poluente carvão, que liderava em novas instalações. A mudança foi impulsionada pela queda dos preços e pelas políticas governamentais, particularmente na China. Impulsionadas pelo “boom” da energia solar fotovoltaica, as energias renováveis representaram quase dois terços da nova capacidade de geração em todo o mundo no ano passado, com quase 165 gigawatts (GW), de acordo com o relatório Renewables 2017.Segundo a AIE, as renováveis continuarão em forte crescimento nos próximos anos. Até 2022, a capacidade de energia renovável deve aumentar em 43%. A expectativa é de um crescimento de 1.000 GW nos próximos cinco anos, o que equivale a cerca de metade da atual capacidade global da geração a carvão, que levou 80 anos para ser construída. Tamanha mudança tem levado os especialistas da área a falar de um “nova era” para a energia. Três países – China, Índia e Estados Unidos – representarão dois terços da expansão renovável global até 2022.

Dentro de cinco anos, a capacidade total de energia solar excederá as capacidades combinadas de energia total da Índia e do Japão.

3. ESTUDO

Será analisado o “kit solar” que contém um refletor com uma lâmpada halógena, que contém um “Dimmer” para simular a intensidade da radiação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com