TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO GERENCIAIS

Trabalho Escolar: PROCESSO GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso Tecnologia em Logística

Polo Taguatinga/DF - FACNET

PROCESSOS GERENCIAIS

Administração e Processos Gerenciais

Brasília – Distrito Federal

PROCESSOS GERENCIAIS

Administração e Processos Gerenciais

Turma: G10 – 2º Semestre

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Processos Gerenciais do Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Ângela Volpato.

Brasília – Distrito Federal

Setembro/2010

Administração e Processos Gerenciais

Este relatório tem por objetivo apresentar a importância da Administração e Processos Gerenciais da disciplina de Processos Gerenciais do Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da professora-tutora presencial Ângela Volpato.

Processos Gerenciais prepara o profissional para dinamizar a empresa com estratégia, planejamento, organização, direção e controle.

Administração, também chamada gerenciamento (português brasileiro) ou gestão (português europeu) de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

Atualmente se utiliza esta palavra para designar os estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços, etc., grandes ou pequenos, o que não revela seu sentido no título da profissão.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.

Não se deve confundir a gerência de uma casa ou de nossa vida pessoal que tem sua arte própria, porém empírica com a gerência de uma instituição, considere aqui este termo como genérico para empreendimento, empresa.

o Desenvolvimento

Assunto Definição 1 (PLT) Definição - fonte 2 Definição - fonte 3

Empresa São organizações que são focadas no lucro Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana Empresa é um tipo de organização que se caracteriza pelo fato do seu fim último ser a maximização dos seus lucros

Administrador É quem toda de conta de uma unidade organizacional Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo Alguém que tem a capacidade de gerenciar um projeto , ou equipe, direcionando-os a realização de objetivos propostos num planejamento prévio

Ambiente Empresarial É um contexto externo que apresenta uma enorme e complexa variedade de condições extremamente variáveis, dinâmicas e mutáveis O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu desempenho As regras que regem as quatro liberdades de circulação – pessoas, mercadorias, serviços e capitais – não são por si só, suficientes para atingir os objetivos do mercado interno

Estratégia Empresarial É movimento integrado, é a capacidade de manobra, é mudança, é ação, reação e pro ação Estratégia é criar uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo um diferente conjunto de atividades Estratégia vem a mente uma imagem totalmente diferente. Moldar evoca habilidade tradicional, dedicação, perfeição por meio do domínio dos detalhes

o Planejamento

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa envolve a empresa como uma totalidade. Logo, é genérico, direcionado à longo prazo e macro-orientado, e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais.

O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para execução das tarefas e operações. As principais características do planejamento tático são: é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e esta relacionado com o controle e integração das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com