TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIAIS

Exames: PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O processo administrativo requer planejamento em todas as suas etapas, conceituar planejamento é a primeira parte de delinear as demais decisões.

As funções administrativas para funcionar necessitam estar entrelaçadas em teoria e prática. Na ATPS interposta autores em tomadas de decisões, formas de planejamento, qual a maneira que cada um deles observa e emprega a prática no momento de planejar.

A abordagem destaca três tipos de planejamentos: 1) Planejamento estratégico; 2) Planejamento tático e 3) Planejamento operacional, bem como analisar a maneira como cada um deles é utilizado para aprimorar a área administrativa.

2 PLANEJAMENTO

Planejar é refletir e decidir antecipadamente o caminho a seguir para alcançar determinado objetivo e meta. O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa, trata-se de um processo contínuo, cujas características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado, o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.

Chiavenato (2007) coloca três tipos de planejamentos e define como:

Planejamento Estratégico: se trata de um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por períodos longos. É o planejamento que com prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, envolve a organização como uma totalidade, se assenta sobre três parâmetros; a visão do futuro, os fatores ambientais externos e os fatores organizacionais internos;

Planejamento Tático: envolve uma determinada unidade organizacional, um departamento ou uma divisão, se estende por médio prazo. É desenvolvido pelos níveis intermediários da organização, seu gerentes ou executivos. É utilizado para delinear o que as várias partes da empresa devem fazer para que a organização alcance sucesso no decorrer de um período de um ano;

Planejamento Operacional: se preocupa basicamente com o que fazer e como fazer no nível em que as tarefas são executadas, como nas atividades de produção. Pode ser visualizado como um sistema: começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolvem planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de proporcionar meios de condições para otimizar e maximizar os resultados.

Djalma de Pinho também coloca três tipos de planejamentos que define:

Planejamento Estratégico: é o processo administrativo que proporciona metodologia para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos não controláveis e atuando de forma inovadora e diferenciada. O planejamento é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada;

Planejamento Tático: método administrativo que otimiza o resultado de determinada área e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégicos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico;

Planejamento Operacional: é a formalização através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e pelas áreas funcionais da empresa.

Diante das definições dos autores Chiavenato e Djalma de Pinho observa-se que ambos se valem basicamente dos mesmos conceitos deixando a informação mais ampla, preconizando como: O planejamento estratégico tem períodos de duração mais longos e formula os objetivos para a evolução esperada da organização envolvendo níveis hierárquicos mais elevados, já o planejamento tático se desenvolve a médio prazo é desenvolvido por intermediários gerando resultado para uma determinada área ou divisão da empresa, por fim o planejamento operacional acontece no agora no nível que as tarefas são executadas, como na produção, otimizando e maximizando resultados.

Como visto anteriormente observa-se a importância do planejamento dentro de uma empresa exigindo organização, direção e controle e sua importância para alcançar objetivos, o planejamento não pode ser de uso apenas de grandes e médias empresas, mas de todo empreendedor, bem como, por pessoas comuns, planejando seu orçamento, sua a compra, sua empresa, seus negócios, traçando assim futuro profissional de sucesso.

O professor Roberto Shinyashiki mostra em seu texto a importância da “visão”, como ela pode ser significativa no crescimento pessoal do administrador, diferente das demais, uma pessoa que tem visão enxerga além das outras, essa pessoa vê a oportunidade, enquanto para a maioria isso pode lhes custar um emprego um amor entre outras coisas, um visionário trabalha sempre pensando no resultado futuro. Administrar contudo requer uma maior percepção para encontrar oportunidades onde normalmente não percebe-se que exista.

Já no texto do Professor Santos observa-se a importância do planejamento necessário para a humanidade, anteriormente os nômades, atualmente as corporações que sem planejamento não são ao menos competitivas, onde acabam desaparecendo do mercado. A visão que se tem antecipadamente dos acontecimentos é fruto do planejamento, isso não impede, por exemplo, que uma empresa tenha situações problemáticas futuramente, mas a deixa pronta para enfrentar tais eventos de forma mais preparada.

2.1 ORGANIZAÇÃO

O estudo organizacional de uma instituição precisa ser pautado nos principais problemas da empresa, como: recursos humanos qualificados para o trabalho, profissionais aperfeiçoados, dentre outros.

Estratégias de atuação na gestão de análise organizacionais são estratégicas para um bom planejamento empresarial, que devem conter, segundo Araujo (2008):

a) definição do objeto de estudo;

b) pesquisa preliminar;

c) planejamento da ação;

d) execução;

e) identificação dos principais problemas e necessidades;

f) formulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com