TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIAIS

Artigo: PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Ética no Cotidiano profissional

Assim como os pensadores Platão e Aristóteles tem suas próprias filosofias sobre o amor, eles também tem sobre a ética.

Platão, que era radical, pensava em uma verdadeira ética era possível somente se houvesse uma grande reforma social, política e econômica.

Aristóteles, acreditava que o único objetivo da ética era a felicidade. E temos também o pensador Sócrates, que dizia "basta saber o que é bondade para ser bom".

Para o professor Luis Moretto Neto, é preciso educar a vontade, não podendo fazer tudo o que se deseja, e muito menos dizer tudo aquilo que gostaria de dizer. Isto não seria uma falta de sinceridade? Não, pois é onde entra a ética a partir do bom senso, por exemplo, há livre-arbítrio para quem deseja participar de uma reunião de condomínio, assinar a lista de presença, ir embora e querer que sua opinião seja aceita. Não é obrigatório participar da reunião, mais segundo a ética da boa educação, deveria ficar até o fim.

O carro pode ser estacionado numa vaga para deficientes, mas não é ético se não for o caso, pois irá atrapalhar quem realmente necessita, temos que cuidar no privado para não prejudicar o coletivo.

Hoje, as empresas estão procurando saber logo na entrevista com os candidatos, o perfil de cada um e muitas vezes conferem nas redes sociais para descobrir. O perfil de um candidato deve ser o mesmo na empresa, em casa ou no lazer, a não ser que o candidato saiba dissimular, mas isso uma hora é descoberto.

A ética, é saber respeitar a opinião do próximo, mesmo não sendo compatível.

Muitos países que tem cultura própria, que por mais absurda que for, é anti-ético criticá-los.

Isso começa na infância, na educação dos filhos, se manda ele mentir, que exemplo esta dando para ele?

Nada contra ser competitivo, mas nunca sendo anti-ético, querendo cortar a cabeça do outro ou passar por cima pra conseguir algo.

Bons exemplos para 'anti-éticos' são nossos políticos, não generalizando, mas parece que são obrigados a se corromper , mas como eles chegam lá?

Tenho tentado fazer o possível pra ter ética, e com certeza desde infância com a educação que meus pais me deram, procuro respeitar o próximo. Sei que tudo posso, mas nem tudo me convém, e não só procuro ter ética, como procuro passar para meu filho. Isso é uma busca e cuidado constante pois somos falhos por natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com