TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIAIS

Artigo: PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos

ATPS

PROCESSOS GERENCIAIS

Trabalho apresentado, para a composição de nota de 2º Semestre, da Disciplina de Processos Gerenciais, do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Tangará da Serra – MT

2012

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentado serão enfocados, aspectos relevantes sobre atuação do Administrador na organização durante o exercício profissional, levando em conta a noção aplicada do conhecimento universitário em beneficiar a sociedade.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que os exercícios básicos de uma gerência, como planejar, organizar, coordenar e controlar, todos nós sabemos que as empresas devem sempre buscar o melhor para o cliente, e é neste contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento, mas não são todas que conseguem proporcionar a satisfação do mesmo,

Numa organização é preciso ser realizado um trabalho em equipe, onde a comunicação não pode faltar, todos os componentes da organização devem estar buscando o aperfeiçoamento, a inovação e a transparência, para que possam crescer e também construir um clima de harmonia no ambiente de trabalho, pois o desenvolvimento de competências profissionais para tomar decisões, atuar como consultor, empreender, captar e aplicar recursos, pensar criticamente e ter visão global do papel do Administrador.

DESENVOLVIMENTO

O planejamento é a base para uma administração

bem sucedida, pois ela é uma ferramenta que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um futuro diferenciado, estruturado, processo longo, contínuo e que dever ser avaliado para serem colhidos os resultados esperados, alcançado assim o objetivo previsto.

O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que diz respeito à buscar objetivos para a ação e sua execução, pois as deve se levar em conta as condições internas e externas da empresa, para Bateman e Snell (1998) a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos.

O planejamento estratégico visa antecipar o futuro da empresa em relação ao longo prazo. De uma forma semelhante consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executada, é importante para ser alcançado o sucesso de uma organização, sendo de suma responsabilidade o planejamento partindo dos gestores de maior nível hierárquico, para isto devem estar preparados e conscientes das tomadas de decisões.

O Planejamento Tático é desenvolvido por profissionais da média gerência e aplica-se a departamentos específicos, tem por objetivo determinar área de resultados e não a empresa com um todo. Portanto trabalha com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas conforme o planejamento estratégico deve ser permanente e contínuo, voltado sempre para o futuro, uma ferramenta que sempre interage dinamicamente com as demais, sendo uma técnica de coordenação

e de mudanças e inovação.

Planejamento Operacional pode ser considerado pela formalização principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento estabelecidas, se preocupa basicamente com “o que fazer” e com “como fazer”, no nível em que as tarefas são executadas, se referindo ás tarefas realizadas no cotidiano do nível operacional, focalizando a otimização e o alcance dos resultados, ao passo em que o planejamento operacional está aliado a ações futuras dentro do nível operacional de acordo com as visões de seus administradores.

Em relação as pesquisas realizadas sobre definições de planejamento, confrontando o autor Idalberto Chiavenato, encontra-se abaixo as definições de acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.

Figura 1 – Níveis de Planejamento

O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)

O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998)

O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

Já no planejamento

operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998).

Os planejamentos não podem controlar o futuro, mas buscam identificar as ações presentes e seus resultados que se pode esperar para a influenciando o futuro

Portanto, um propósito principal do planejamento é providenciar para que os programas e constatações presentes possam ser usados para aumentar as oportunidades de ser atingidos os futuros objetivos e metas - isto é aumentar as chances de tomar as melhores decisões hoje que afetarão o desempenho de amanhã.

A menos que o planejamento leve a melhor desempenho, ele será feito em vão. Assim , para ter uma organização que olhe para o futuro e procure se manter ativa e próspera em um mundo que se modifica, é preciso que haja planejamento ativo, vigoroso, contínuo e criativo. Do contrário a administração somente reagirá ao seu ambiente e não será uma participante ativa no mundo competitivo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Prof. Paulo Barreto explica sobre planejamento e controle, defendendo o seu ponto de vista que, desde sempre o homem teve que planejar suas ações elaborar um roteiro para atingir suas metas. Ressalta que o profissional do futuro para ser um bom administrador deve ter um estudo contínuo e estar antenado em realação à mudanças decorrentes em meio a globalização.

E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com