TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS PRODUTIVOS NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  29/4/2019  •  Monografia  •  6.254 Palavras (26 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 26

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 13

1 PROCESSOS PRODUTIVOS NAS ORGANIZAÇÕES 15

1.1 GESTÃO DE PRODUTOS E DESENVOLVIMENTO 15

1.2 ESTRUTURA DO PRODUTO 16

1.3 PADRONIZAÇÃO 17

1.4 GESTÃO DE MATERIAIS 18

1.4.1 Recebimento 19

1.4.2 Armazenagem 20

1.4.3 Movimentação 22

2 GESTÃO DE PRODUÇAO ESTRATÉGICA 24

2.1 PLANEJAMENTO 24

2.2 ORGANIZAÇÃO 25

2.3 CONTROLE 27

2.4 QUALIDADE 27

3 GESTÃO DE CUSTOS 29

3.1 CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS 30

3.1.1 Custos diretos 30

3.1.2 Custos indiretos 31

3.1.3 Custos fixos 32

3.1.4 Custos variáveis 32

CONSIDERAÇÕES FINAIS 34

4 REFERÊNCIAS 35

INTRODUÇÃO

Na maioria das vezes, a designação de Gestão da Produção ou Administração da Produção está associada a atividade fabril. Com uma visão mais abrangente, é possível citar outros tipos de atividades como bancos, hospitais, escolas, aeroportos e as áreas de prestação de serviços como parte integrante. Toda a atividade de gestão e gerenciamento de recursos e processos produzem bens e serviços que visam sempre atender as necessidades e ou desejos de qualidade, tempo e custos dos seus clientes.

A gestão da produção é um assunto prático que trata de problemas reais do dia-a-dia das organizações, pois tudo aquilo que se veste, come ou usa, passa por um processo ou ciclo produtivo. A política de gestão estratégica e de custos no ambiente corporativo não demonstra somente que é necessário desenvolver projetos, além disso, ela requer que seja feita uma mudança comportamental dos indivíduos envolvidos, colocando essas ações como partes integrantes do processo.

Cada cliente é sensível a preço, dessa forma é possível avaliar que “preço” é uma característica chave da oferta. Em grande parte, o mercado é que determina o preço que os compradores aceitarão pagar por determinado produto, com isso, a única maneira de se ter controle no valor do produto é tendo uma boa gestão na própria estrutura de custos e nas estratégias do gerenciamento da produção.

Uma das principais barreiras enfrentadas pela gestão da produção é a de aliar a redução de custos nos processos com a minimização das perdas e maximização dos resultados, utilizando-se das ferramentas de gestão e da administração da produção que possam ajudar no gerenciamento dos recursos, colocando a organização à frente, com ampla vantagem competitiva.

A metodologia será a revisão bibliográfica, com a utilização de livros, revistas, periódicos, websites relacionados ao tema, com o intuito de embasar esta obra.

O objetivo geral do trabalho realizado é promover o gerenciamento da gestão estratégica e de custos nos processos de produção de forma eficiente. Os objetivos específicos a serem alcançados estão compreendidos em pesquisar e vincular os processos e operações produtivas com a gestão estratégica, compreender as técnicas e mecanismos disponíveis para promover uma boa gestão de custos produtivos e por fim demonstrar as formas de, através dessas técnicas, trazer o aumento da vantagem competitiva a organização.

1 PROCESSOS PRODUTIVOS NAS ORGANIZAÇÕES

O processo produtivo é formado pela gestão de produtos, gestão de materiais e pela gestão de produção. Sendo fundamental em todas as empresas e mesmo que não seja aplicado de forma detalhada, o processo produtivo possui pontos essências que se não utilizados na empresa, seria incabível a manutenção da mesma. Lembrando que, o processo produtivo é utilizado para a concepção de produtos ou serviços, mas o foco deste trabalho é apenas a produção (SLACK, et al, 2002).

1.1 GESTÃO DE PRODUTOS E DESENVOLVIMENTO

Gestão de produtos basicamente são o desenvolvimento, estruturação e padronização do produto.

A cada dia, empresas enfrentam consumidores cada vez mais exigentes, e atender essas exigências muitas das vezes é o que determina o sucesso ou fracasso de determinado produto. Por isso a função de desenvolvimento dentro da gestão de produtos é responsável pela criação de novos produtos e modificação dos mesmos para atender seus clientes, de modo que possa gerar e atender a solicitações futuras dos consumidores.

É no desenvolvimento que se sabe quais consumidores serão destinados este produto, a quantidade de matéria-prima para sua produção, se a mercado para esse produto e tecnologia para a concepção deste, ainda é onde se deve ouvir o mercado, se antecipar e até mesmo criar necessidades de consumo para seus produtos. O desenvolvimento do produto faz parte da estratégia empresarial de longo prazo. (MACHADO; TOLEDO, 2008).

Desenvolver significa produzir uma ideia de um bem físico ou um serviço a ser prestado, dessa forma o processo de desenvolvimento de produtos compõe-se de atividades planejadas, coordenadas e controladas que visam fazer com que o objetivo de criação de um novo produto possa ser alcançado.

No Brasil a maioria das grandes empresas trabalham na criação de novos produtos, ou seja, com isso foi criada uma expressão que está sendo usadas no país e no mundo dos negócios que é desenvolvimento de produtos, muitas das abordagens por processos modelam os procedimentos em desenvolvimento de produtos, não é difícil encontrar variações nas representações, todas tentam oferecer vários passos que sempre se originam de uma ideia e chegam até o produto pronto para o lançamento.

Já o ciclo de desenvolvimento se modela em seis fases sequenciais que são: planejamento, desenvolvimento de conceito, projeto em nível de sistema, projeto detalhado, refinamento e teste & produção de ramp-up (ROSENFELD et al., 2000).

Esse modelo engloba uma série de atividades de feedback, ou seja, todas as informações anteriores servem para alimentar as fases criando assim, uma rotatividade de processo, gerando sucesso e fazendo ajustes quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com