TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE TEXTOS E CONSTRUÇÃO SOCIAL

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

UVA – UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

aluno

PRODUÇÃO DE TEXTOS E CONSTRUÇÃO SOCIAL

Texto e o leitor: importância na construção da sociedade

Rio de Janeiro

2019

ADRIANA TOMAZ

PRODUÇÃO DE TEXTOS E CONSTRUÇÃO SOCIAL

Texto e o leitor: importância na construção da sociedade

Trabalho apresentado à Universidade Veiga de Almeida, como recurso avaliativo da disciplina Oficina de Leitura e Interpretação.

Orientador (a): Flavia Maria Farias Baptista da Cunha

Rio de Janeiro

2019

PRODUÇÃO DE TEXTOS E CONSTRUÇÃO SOCIAL

TEXTO E O LEITOR: IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE

  1. INTRODUÇÃO

A importância dos textos na sociedade, precisa-se ser pensada de duas formas, a primeira seria de como a informação chega até o leitor de que forma ele recebe e como ele interpreta aquelas informações que lhe foram passadas no texto. Um texto que é escrito e repassado, seja em jornais, mídias sociais, revistas ou quaisquer outros modelos de propagação de informação, tem o intuito de informar ou esclarecer algo que é importante para todos, ou apresentar alguma novidade para toda a sociedade, onde a busca por informação tende a ser alta.

  1. DESENVOLVIMENTO

O conteúdo de um texto pode transformar a sociedade, um exemplo que podemos citar é um texto que trata sobre a descoberta de um novo tipo de câncer, no caso, esse é um tema que interessa a grande maioria das pessoas, visto que é uma doença que está presente na sociedade e que muitos têm receio de desenvolver os sintomas. Um artigo desenvolvido com informações sobre esse novo tipo de doença, pode mudar a concepção das pessoas e da sociedade perante as coisas que elas acreditam, no caso do leitor, ele, após realizar a leitura daquele texto, poderá mudar sua forma de vida e com isso, informar a outras pessoas sobre o que ele descobriu, propagando assim, o conhecimento obtido na sociedade.

A partir do momento em que o leitor passa ter conhecimento de um determinado assunto, os hábitos de muitos, irão mudar, por exemplo, pessoas que ficam muito expostas ao sol, podem desenvolver um câncer de pele em um grau mais agressivo, a sociedade passará a ficar menos tempo no sol, usando recursos para a proteção da pele e consequentemente os hábitos até então comuns, terão de ser adaptados a esse novo modelo de vida que a sociedade está adotando.

Também, existirão leitores que não irão concordar com aquilo que está sendo dito no texto, o que é perfeitamente normal e aceitável em uma sociedade onde todos possuem liberdade para acreditar ou não em tudo que se lê, porém, com o passar dos tempos e o leitor obtiver a comprovação de todo o conteúdo que foi lido, ele tende a fazer parte do grupo da sociedade que já havia feito as mudanças por acreditar na veracidade das informações que lhe foram passadas anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com