TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III

Casos: PROINTER III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

EQUIPE:

MARCIA EVANGELISTA DAVI - RA: 442859

ISRAELA DE PONTES MARQUES- RA: 417601

EVANICE SOUSA SOARES- RA: 416518

JOSÉ GREYSON DE ARAUJO- RA: 448010

MARIA LEIDIANE BARBOSA SILVA -RA: 407964

TUTOR: MONICA SILVA CHAVES

PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. (PROINTER III).

RELATÓRIO PARCIAL

TEMA: DE QUE FORMA AS RELAÇÕES SINDICAIS E SUAS NEGOCIAÇÕES PODEM IMPACTAR POSITIVAMENTE OS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES, E COMO AS AÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PODEM CONTRIBUIR NESTE CONTEXTO.

ITAPIPOCA

MAIO/2014.

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO ....................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................04

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................08

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................09

APRESENTAÇÃO

O presente artigo mostra o papel fundamental das pessoas dentro da organização, além de analisar os meios de identificar, atrair e reter talentos na empresa, e reforça a importância do diferencial humano para o sucesso da instituição, mostrando a nova forma de gerir recursos humanos nos dias de hoje, mostra que as relações trabalhistas também se caracterizam um importante meio de reter o talento humano nas organizações. Também foi um dos objetivos dessa pesquisa estabelecer o objetivo principal dos sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho, a segurança do trabalho está ligada à higiene do trabalho, e também é de grande importância no que tange à retenção de talentos.

Falar de gestão de pessoas é falar de gente, de mentalidade, de vitalidade, ação e pro ação. A gestão de pessoas ela é geral e imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.

Essa área vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram às pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso. A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos anos. Não apenas nos seus aspectos tangíveis e concretos como principalmente nos aspectos conceituais e intangíveis. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome Administração de Recursos Humanos (ARH). Muitas coisas mudaram, A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação.

As empresas devem estar livres de riscos inaceitáveis de danos nos ambientes de trabalho, garantindo o bem estar físico, mental, e social dos trabalhadores e partes interessadas. Para minimizar ou eliminar tais prejuízos, muitas organizações desenvolvem e implementam sistemas de gestão voltados para a segurança e saúde ocupacional.

DESENVOLVIMENTO

O método tanto de recrutamento como de seleção é importante, pois ele atua no conhecimento dos funcionários que estão integrados na organização, sendo um processo diferente do Recrutamento Externo, ocasionando num âmbito de atuação imenso, por isso, utiliza varias e diferentes técnicas para influenciar e atrair candidatos, tratando de escolher meios adequados.

Analisar a gestão das habilidades, competência e interações humanas, que podem contribuir para o sucesso do negócio das empresas. Trata da gestão das habilidades e das competências desenvolvidas pelas pessoas, de modo a possibilitar que a empresa obtenha os resultados esperados.

“Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”. Segundo Chiavenato(2006, p. 165).

Criar e manter um ambiente de trabalho seguro e saudável é fundamental para as empresas que zelam pela sua imagem e preocupam-se com os crescentes custos decorrentes dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais. Não resta dúvida de que o investimento aplicado à área do ambiente de trabalho resulta em maior produtividade e melhor qualidade de vida para os empregados.

As novas relações entre empresas e empregados pedem modelos de gestão mais democráticos, incentivando a utilização do trabalho em equipe, negociação sobre a duração da jornada de trabalho, novas formas de remuneração, horário maleável, entre outros.

E fundamental que os profissionais dessa área tenham conhecimento da legislação trabalhista, pois mantinha atualizados os registros, os quadros e as relações exigidas por lei, visando evitar problemas para o empregador.

Relações trabalhistas pacíficas e amistosas entre colaboradores, empresas, sindicatos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com