TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE CATOLÉ DO ROCHA-PB

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.899 Palavras (36 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

JOSÉ FILHO

LEÍLSON BEZERRA

MILENA SOUZA

NAYANNE MARIA GONÇALVES LEITE

ROMARIO ALVES

WANDENÚSIA DE OLIVEIRA SILVA

 

 

 

 

PROJETO DE REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE CATOLÉ DO ROCHA-PB

           

 

 

 

 

 

 

Cajazeiras-PB

2019

  1. INTRODUÇÃO

O abastecimento de água da localidade de Catolé do Rocha - PB é realizado através da captação de água do Rio Piranhas na cidade de Paulista. A água captada no rio é bombeada e conduzida por meio de adutora até a ETA (Estação de tratamento de água). A partir desse ponto, a água é bombeada e para dois reservatórios na cidade, em seguida toda a rede é pressurizada por gravidade, obedecendo aos critérios de pressão estática mínima e pressão dinâmica máxima da norma brasileira.

A travessia da rodovia estadual localizada em Catolé do Rocha será realizada por método não destrutivo de forma a evitar que ocorram cortes do asfalto.

Composta por tubulações cujos diâmetros variam de 50 a 400 mm, a rede de distribuição possui aproximadamente cento e trinta e um quilômetros de extensão, atendendo a uma demanda média de 148,51 litros por segundo e beneficiando 37776 habitantes, em final de plano.

  1. OBJETIVO

O objetivo deste presente memorial é elaborar um projeto completo de um Sistema de abastecimento de água que abrange a população urbana do município de Catolé do Rocha-PB, desde a captação no seu manancial hídrico até a distribuição nas residências.

Foi proposta pela disciplina de abastecimento de água, a elaboração do presente projeto, a turma do 8º período de Engenharia Civil do IFPB – campus Cajazeiras, esta foi dividida em equipes, na qual cada equipe realizou seu próprio diagnóstico do sistema.

Todas as informações descriminadas a seguir foram elaboradas a partir das informações repassadas pelo professor da disciplina.

Este projeto é representado pelas pranchas em anexo, que indicam as diferenças de cotas, distância entre captação, reservatórios e pontos de consumo.

  1. LOCALIZAÇÃO DA ÁREA

O município de Catolé do Rocha localiza-se no estado da Paraíba como mostra a figura 1, mais precisamente, situado na mesorregião do Sertão Paraibano e dentro da microrregião de Catolé do Rocha, limita-se ao norte com Almino Afonso(RN)e Patu (RN), leste com Belém do Brejo do Cruz e Brejo do Cruz, sul com Riacho dos Cavalos e Jericó, e, oeste, com João Dias(RN)e Brejo dos Santos, com coordenadas 06°20’38” de latitude Sul e 37°44’49” de longitude Oeste. Sua altitude é de 272m, sua área absoluta é de 552,098 km² e a distância em linha reta a capital e de 411 km. Segundo o IBGE –Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para o último censo em 2010, tinha 28776 habitantes.

[pic 2]

Fonte: IBGE, 2019.

Figura 1 - Localização da cidade de Catolé do Rocha, PB.

O município de Catolé do Rocha encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, região do Médio Piranhas. Os principais cursos d’água são os riachos: Croata, Marcelino, Jenipapeiro, São José, dos porcos, Picos, Pilar, Santíssima, Capim Açu, São Pedro, Capim, Carnaubinha, Macaíba e o Córrego do Jenipapo. O principal corpo de acumulação é o açude Rabicho. Todos os cursos d’água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

  1. CRITÉRIOS E PARÂMETROS DE PROJETO

A partir de dados obtidos em aula sobre um Sistema de Abastecimento de Água, do curso de graduação em Engenharia Civil, é possível a elaboração deste projeto de rede de distribuição de água, apresentando a seguir os critérios e parâmetros utilizados para o seguinte memorial, seguindo as requisições do professor responsável pela a disciplina, Bruno Medeiros, e adotando como suporte técnico a norma ABNT NBR 12218:2017 - Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público – Procedimento, que estabelece os requisitos para a elaboração de projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público.

  1. POPULAÇÃO DE PROJETO

Entre 2000 e 2010, a população de Catolé do Rocha teve uma taxa média de crescimento anual de 7,36 %. Na década anterior, de 1991 a 2000, a taxa média de crescimento anual foi de 20,23%. Para o devido projeto foram utilizados os seguintes dados da tabela abaixo para os cálculos dos métodos Geométrico, Logístico e Aritmético.

Município: CATOLÉ DO ROCHA

Ano atual: 2019

ANO:

1990

2000

2010

População urbana:

21.245

26.641

28.759

Fonte: IBGE

  1. Método Geométrico

A razão do crescimento corresponde à razão de uma progressão geométrica dada por:

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

A população é dada por:

[pic 6]

Onde:

P = População final ou no ano necessário;

Po = População inicial ou do último censo conhecido;

 = razão de uma progressão geométrica;[pic 7]

T = ano necessário;

To = ano do último censo.

Logo temos que:

  • [pic 8]

[pic 9]

  • [pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

  • [pic 13]

1,015[pic 14]

  • [pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

  • [pic 18]

[pic 19]

  • [pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

  1. Método Logístico

Para que se possa calcular os parâmetros a e b da curva é necessário determinar preliminarmente, a população de saturação da cidade. O cálculo da população de saturação fica simplificado quando são conhecidos ou escolhidos intervalos de população e de tempos, por exemplo , , , , de forma que satisfação as seguintes condições:[pic 23][pic 24][pic 25]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (622.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com