TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE UM PLANO DE MELHORIAS PARA UMA PANIFICADORA DA SERRA GAÚCHA

Por:   •  8/11/2019  •  Artigo  •  7.612 Palavras (31 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

PROPOSTA DE UM PLANO DE MELHORIAS PARA UMA PANIFICADORA DA SERRA GAÚCHA

Fernanda Gomes Moreira Michel

Engenharia de Produção

Universidade Luterana do Brasil

Wagner Lourenzi Simões

RESUMO

Este estudo tem como objetivo propor um plano de melhorias, visando à redução de perdas de produtos devolvidos de uma panificadora da Serra Gaúcha, que distribui seus produtos em uma rede de supermercados de Porto Alegre e Região Metropolitana. Para realizar o estudo foi investigada a cadeia de suprimentos que envolvem as duas empresas, analisado problemas análogos na literatura e utilizando a ferramenta MASP - Método de Análise e Solução de Problemas - para a criação de plano de ação. A pesquisa é aplicada, descritiva e qualitativa, e um estudo de caso. O método de coleta de dados utilizado foi a realização de entrevistas semi-estruturadas com o transportador e com funcionários da rede de supermercados onde a panificadora distribui os seus produtos. Como resultados da pesquisa foram identificadas cinco possíveis causa para o problema de pesquisa com a ferramenta MASP e proposto um plano de ação para a redução ou eliminação das mesmas.

Palavras-chave: Panificadora; Cadeia de Suprimentos; Perdas; MASP. 

ABSTRACT


This study aims to propose an improvement plan, the reduction of products returned to a bakery located in Serra Gaucha and distributing its products in a supermarket chain in Porto Alegre and Metropolitan Region. To this end, a supply chain involving two companies will be investigated, analogous problems analyzed in the literature and used by the MASP (Problem Analysis and Solution Method) tool to create an action plan. The research is Applied, Descriptive and Qualitative, and is a case study. The data collection method used was to conduct half structured interviews with the transporter and with employees of the supermarket chain where a bakery dispence their products. As a result of the research, five possible causes of the problem were identified with the MASP and an action plan to reduce or eliminate them

Keywords: Bakery; Supply chain; Losses; MASP

1. INTRODUÇÃO

Para que as empresas possam atingir seus objetivos em um ambiente competitivo, precisam ser ágeis, e sua sobrevivência depende de seus resultados relacionados à quantidade, variedade, preços e prazos (Ching, 2007). Neste contexto qualquer empresa precisa se esforçar para cativar o cliente e eliminar as perdas dos sistemas produtivos (Shingo, 1996). Pois, conforme Ohno (2004), a eliminação de desperdícios deve ser objetivo primeiro de uma empresa.

Neste artigo busca-se responder à pergunta: - Qual a causa das devoluções de produtos de uma panificadora? Ou seja, descobrir porque pães em perfeito estado estão indo para o lixo.

Ao se tratar de perdas onde o produto em questão é um alimento, existe o fator de responsabilidade social, pois “no contexto brasileiro, enfatiza-se que a mitigação do desperdício de alimentos deve ser uma prioridade nacional dada às características do Brasil, um país exportador de alimentos para o mundo, mas ainda com problemas de insegurança alimentar.” (ARAUJO, G. P. de, 2018).

Assim o objetivo desejado é propor um plano de melhorias para a redução de perdas de produtos de uma panificadora da Serra Gaúcha. Visto isto é necessário identificar e analisar o motivo das devoluções feitas pela rede de supermercados onde os produtos são distribuídos. Será investigada a cadeia de suprimentos onde as duas empresas estão inseridas, utilizando então os conceitos básicos da Cadeia de Suprimentos utilizando os conceitos de Ballou (2010). Além de identificar na literatura problemas análogos que sirvam como embasamento teórico, também é apresentado os principais conceitos referentes às perdas, baseando-se nos estudos de Ohno (2004).

Neste artigo, é utilizado o Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) para identificar o problema, descobrir as suas causas e formular um plano de ação. Ao longo do estudo são demonstrados os principais conceitos do Método de Análise de Solução de Problemas (MASP), baseando-se na fundamentação teórica de Campos (2001).

O tema foi escolhido por causa de sua relação com as competências esperadas da Engenharia de Produção, pois conforme a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) compete ao engenheiro de produção a melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia, prevendo e avaliando os resultados para a sociedade e meio ambiente. A relevância deste trabalho se dá pelo fato do setor de panificação ser um dos maiores segmentos industriais do Brasil (Fernandes, et al. 2018).

Este trabalho será estruturado em três capítulos: Introdução, desenvolvimento (este dividido entre três seções de referencial teórico, metodologia e análise e discussão dos resultados) e conclusão.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1.1 Cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos é todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final (Ching, 2007). A mesma também pode ser vista como um conjunto de operações que mantém relações do início ao fim de toda uma cadeia. Segundo Christopher (1997), a cadeia de suprimentos deve ser avaliada conforme algumas características:

- a cadeia de suprimentos deve ser vista como uma identidade única, ao invés de se confiar responsabilidade fragmentada para áreas funcionais.

- a tomada de decisão deve ser estratégica, pois o suprimento é um objetivo compartilhado por todas as funções da cadeia de suprimentos.

- os estoques devem ser vistos como mecanismos de balanceamento, como último não primeiro recurso.

Para um real entendimento do assunto é necessário esclarecer alguns conceitos básicos relacionados á cadeia de suprimentos.

Estoques são acumulações de matérias-primas, suprimentos, componentes em processo e produtos acabados que surgem em numerosos pontos do canal de produção e logística das empresas (Ballou, 2010).

O fator logístico é um elemento primordial nas considerações da cadeia de abastecimento e na movimentação de produtos e materiais de um ponto a outro (Bertaglia, 2003). Esta concepção pode ser confirmada ao afirmar que a logística é a movimentação dos bens produzidos da sua origem até o seu consumo.

A logística é um dos fatores que cria valor para os clientes, pois produtos e serviços não têm valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) eles pretendem consumi-los (Ballou, 2010). Para isto devem-se considerar todos os fatores característicos da logística, como rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (868.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com