TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parque de Tancagem

Por:   •  14/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.275 Palavras (22 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 22

Robson

Tancagem em refinaria e dimensionamento de plantas secundárias.

Trabalho de conclusão de disciplina

Trabalho apresentado à disciplina

PROJETO I MULTIDISCIPLINAR IV.

Orientador: Professor Roberto - engenheiro

Fortaleza – CE

Maio de 2014.

Agradecimento

Resumo

Esta dissertação foi realizada com base numa sugestão indicada pelo meu professor Roberto Macedo da disciplina Projeto Multidisciplinar, que vem apresentar um estudo sobre tancagem em refinaria e dimensionamento de plantas secundárias, passando pelo processo de refino até a distribuição ao mercado. Neste trabalho venho abordar a cadeia de suprimento e distribuição de derivados de petróleo, com foco em armazenamento de derivados do petróleo com investimentos necessários para a construção de tanques em bases secundárias. O estudo apresentado limita-se apenas em apresentar o processo de refino de forma sucinta e a tecnologia que abrange o parque de tancagem, desde os campos de produção a refinaria e distribuição e entra um pouco nos modais de distribuição nas operações de transferências de combustíveis líquidos de Bases Primárias para Bases Secundárias. Os modais de distribuição existentes hoje em nosso país foi o que acarretou o surgimento e dimensionamento de plantas secundárias de armazenamento de derivados do petróleo. Também venho apresentar os impactos ambientais negativos da indústria petrolífera, contextualizando o problema da poluição causada pelas operações que constituem à mesma e com o objetivo, também, de discutir as principais medidas atenuantes dos impactos sobre o meio ambiente de acordo com as leis vigentes fiscalizado por diversos órgãos fiscalizadores. Não só as questões ambientais são apresentadas mais, intrinsecamente estar relacionada às questões operacionais de segurança. Este estudo despertou em mim o desejo de aprofundar o assunto e melhorar as condições de pesquisa de futuros trabalhos acadêmicos que possam servir de artigos para publicação. A cadeia produtiva da área de petróleo é bastante complexa e desperta o desejo de aprofundar mais ainda sobre as diversas problemáticas existentes! .

Sumário

Introdução

Apresentação do Problema (o que vai ser pesquisado?) “Problema é uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa.

A cadeia produtiva do petróleo em nossa sociedade é atualmente organizada, extensa e fundamental. O petróleo não é apenas uma das principais fontes de energia utilizadas pela humanidade. Além de sua importância como fornecedor de energia, os seus derivados são a matéria-prima para a manufatura de inúmeros bens de consumo, e, deste modo, têm um papel cada dia mais presente e relevante na vida das pessoas. Por outro lado, apesar de representar uma potencial ameaça para o meio ambiente, a indústria do petróleo também desempenha um papel positivo perante a sociedade, sendo fontes geradoras de empregos e pagadoras de impostos. Pensar em um mundo sem os benefícios oferecidos pelo petróleo implicaria na necessidade de uma total mudança de mentalidade e hábitos por parte da população e o surgimento de outra matéria prima que oferecesse tanta energia acumulada quanto o petróleo. Nesse contexto, a etapa de refino é o coração da indústria de petróleo, pois sem a separação em seus diversos componentes, o petróleo em si, possui pouco ou nenhum valor prático e comercial. A importância do refino dentro de toda a cadeia produtiva do petróleo não se resume apenas ao ponto de vista estratégico, mais também do ponto de vista ambiental e operacional. Na indústria do petróleo como um todo e principalmente nas refinarias a poluição gerada provoca grandes males não só ao meio ambiente mais consequentemente a todos os seres vivos.

Objetivo

Justificativa

Metodologia

A Cadeia de Suprimentos

Com uma produção mais concentrada no estado do Rio de Janeiro e o Espírito Santo, segundo dados estatísticos da ANP, o Petróleo no Brasil passa por todas as cadeias de suprimentos, iniciando todo o processo no campo de produção, passando pelo refino e chegando à distribuição e comercialização dos derivados em todo o território nacional e para o mundo. No Brasil no ano de 2011, 669 poços foram perfurados, havendo uma diminuição em relação a 2010 de cerca de 15,2%, sendo que 426 (63,7% do total) em onshore e 243 (36,3% do total) em offshore. O número de poços perfurados no mar vem aumentando gradativamente desde 2009, no último ano, esse acréscimo foi de quase 10%. Na contramão, em terra, o número de poços vem diminuindo, chegando a alcançar em 2011, 25% de queda, tanto na perfuração de novos poços, quanto na produção e estimulação de poços já existentes, levando a um investimento elevado na produção offshore. A maior parte das perfurações foi de poços exploratórios produtores (50,4% do total) que são poços que visam à descoberta de novos campos ou jazidas de petróleo. O índice de sucesso exploratório, ou seja, o percentual de descobertas por perfurações de poços pioneiros foi de 43,5% onshore e 42,6% offshore. Poços PIONEIROS são poços perfurados com o objetivo de fazer descobertas baseadas em indicadores obtidos por métodos geológicos e/ ou geofísicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com