TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pequenas e medias empresas

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Recuperação financeira seguida de fraude

   A empresa X está passando dificuldades financeiras e após muitas análises descobriram-se fraudes envolvendo seu mais alto escalão. A diretoria espera que resolvamos essa situação alcançando resultados e se mantendo dentro dos padrões éticos da empresa. Atualmente as fraudes nas organizações crescem rapidamente em diversos países do mundo, gerando sérios danos financeiros e manchando a imagem das organizações.

A fraude tem o caráter de ação intencional e prejudicial, é o ato praticado com intenção de lesar terceiros. É a obtenção para si ou para outrem, de vantagem ilícita, induzindo ou mantendo alguém em erro. Segundo Mohammed Ahmed “Fraudes é mais um fenômeno humano do que algo relacionado a um tipo de indústria ou tamanho e tipo de controles que ela possui”. Alguns dos principais motivos para essas ocorrências, segundo diversas, são: Competitividade, oportunidade, necessidade, impunidade, cultura interna, vingança, etc.

Algumas medidas devem ser tomadas para reduzir o risco de ocorrência de fraudes tais como: realização de pesquisa sobre a vida profissional, antecedentes criminais dos candidatos, segregação de função, auditoria interna, rodízio de profissionais, etc.

Analisando e entendendo um pouco mais sobre fraude, algumas atitudes devem ser tomadas para que a empresa X recupere sua situação financeira. Primeiramente tudo deve ser documentado, principalmente os depoimentos dos empregados que possam ter ligação direta ou indireta com a fraude identificada a fim de se construir provas e testemunhas. Adotar uma postura firme e punir exemplarmente os culpados identificados, bem como descobrir e recuperar o máximo dos recursos extraviados. Posteriormente, poderá adotar ações preventivas. A investigação da fraude é também um excelente instrumento de aprendizagem, para que a empresa possa identificar onde os seus controles internos falharam e o que pode ser feito para não cair novamente na mesma ou em semelhantes fraudes. Afinal aprender com os erros é um ato de sabedoria.

 

http://www.prevenirperdas.com.br

http://www.fraudes.org

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com