TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Marketing

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Pesquisa de Marketing

Curso:

Professor: Catia Melissa Silveira Rodrigues

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

 Esta atividade é individual.

 Não será permitida cópia parcial ou integral de conteúdo sem a devida referência das fontes utilizadas. Use o Manual de Normas Acadêmicas como apoio para isso, disponível pelo link http://goo.gl/f888kZ.

Objetivo de aprendizagem:

Essa AD tem como objetivo despertar no estudante interesse pela busca de informações referentes ao problema apresentado, possibilitando a organização de informações e ideias, por meio de uma dinâmica simulada, buscando estar o mais próximo possível da realidade de mercado.

Questão:

Acesse o laboratório da empresa virtual Calce Bem em < https://www.uaberta.unisul.br/repositorio/iframe.jsp?id=14690>, navegue até a porta do departamento de Comunicação, Marketing e Comercial e entre, seguindo as indicações de navegação, para interagir com os colaboradores e responder as atividades de avaliação a seguir.

Tendo como base o histórico da empresa Calce Bem disponível no mural da empresa virtual (e a indústria calçadista de modo geral) somado ao que você estudou nessa UA de Pesquisa de Marketing, leia a situação-problema descrita na mesa do analista de marketing II (Helena Luz) e responda ao que se pede:

Diante do caso apresentado, você terá o seguinte desafio, que deverá ser realizado por etapas:

1 – identifique um perfil de mercado/segmento: feminino, masculino ou infantil que irá direcionar seu estudo, e discorra características sobre ele.

Resposta

O estudo será direcionado para o segmento de sapato social masculino. Utilizado por homens entre 18 e 70 anos de idade que necessitam de um “look” mais sofisticado, seja para trabalhar ou para eventos desta altura, os sapatos sociais complementam o traje.

2 – a partir disso, verifique o mercado concorrencial desse segmento. Identifique alguns concorrentes e produtos que oferecem, bem como seu diferencial de mercado. Não se esqueça de fazer referência a suas fontes de pesquisa nessa busca. (3,0 pontos)

Resposta

Há várias empresas no mercado que fabricam sapatos sociais masculinos. Porém, cada um tem o seu diferencial, isto é, sua característica marcante. Duas marcas bem fortes especializadas nesse segmento são a Ferracini e Pegada. A primeira se refere a uma empresa atuante desde 1984, diferenciando-se pela utilização da melhor matéria-prima do mercado, ligando-se a tendências da moda europeia, investindo em mão-de-obra qualificada, resultando em um produto de qualidade. Já a empresa Pegada, criada em 1989, além de visar os quesitos qualidade e design moderno, tem sua maior preocupação ligada ao conforto do calçado, com um peso de suas peças bem menor do que outras marcas, e palmilhas ortopédicas.

Referências

FERRACINI. Marca. Disponível em < http://www.ferracini.com.br/marca>. Acesso em 27 fev 2016.

PEGADA. Institucional. Disponível em < http://www.pegada.com.br/2016/#/institucional?_k=hm7z2g>. Acesso em 27 fev 2016.

3 – realize uma análise de mercado para verificar tendências desse cenário de consumo considerando possíveis oportunidades para um novo produto. Para isso, embase sua análise em uma fonte de pesquisa, que deverá ser devidamente referenciada. (3,0 pontos)

Resposta

Muito usados por homens que gostam e muitas vezes necessitam de um traje mais sofisticado, o sapato social nunca saiu de moda. O calçado é bastante versátil, podendo ser utilizado tanto em “looks” sofisticados, como também pode compor um traje mais casual. As cores neutras como preto e tons de marrom têm grandes vendas de mercado. Porém, com a indústria da moda sempre a todo vapor, vários outros modelos são sempre desenhados. O mesmo tipo de calçado pode ter uma variedade de modelos e cores, todavia, os mais procurados são os tradicionais. Desta forma, para que se tenha êxito no desenvolvimento e consumo de novos produtos do mesmo segmento, seria de extrema importância que focassem em peças que, além de oferecer a qualidade final, apresentassem muito conforto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com