TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeiro

Por:   •  2/7/2018  •  Artigo  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU

CURSO TÉCNICO EM ADIMINISTRAÇÃO

MATEMÁTICA FINANCEIRA - TURMA A

Título: Guerreiras do Umbo

Autores: Ariane Oliveira

JAGUARARI - BA

2018

Título: Guerreiras do Umbo

Autores : Ariane Oliveira

Projeto apresentado para avaliação da disciplina Matemática Financeira do Curso de administração, Nível Técnico, do Centro Territórial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru.

Orientador:

JAGUARARI - BA

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO - 4
  1. JUSTIFICATIVA - 5
  1. OBJETIVO - 6
  1. METODOS DE COLETA DE DADOS - 7
  1. DADOS COLETADOS – 8
  1. GRÁFICOS - 9
  1. CONCLUSÃO - 10

INTRODUÇÃO

 Em uma pequena cidade chamada Jaguarari, se encontra um pequeno povoado chamado Flamengo que é pouco desenvolvido em todos os aspectos, pois não há asfaltos em todas as ruas, a estrutura da escola não suporta a quantidade de alunos, tendo casas sendo adaptadas para suportar todos.

Há outros problemas como questão da água que não é tratada, assim ou moradores da localidade não tenha como usá-la para tarefas simples. Com todos estes problemas nas localidades, existe um grupo de mulheres que hoje são chamadas de Guerreiras do Umbu. Elas vendem sua mercadoria na BR407 para manter suas casas e famílias. Essas guerreiras são chamadas para fazer entrevistas ou são fotografadas para representar a coragem do povo nordestino. E foi por isto que estamos fazendo uma pequena entrevista para saber suas lutas diárias e rendimentos financeiros para sua melhoria.

JUSTIFICATIVAS

Nosso trabalho requer saber quanto as Guerreiras do Umbu ganham por dia para sustentar a família. Queremos apenas mostrar para a população a importância que essa mulher tem, a força de vontade para trabalhar. Elas são independentes e não precisam ficar na espera da ajuda do Governo ou de qualquer outra autoridade maior.

Fomos mais afundo da nossa pesquisa para saber o dia-a-dia dessas guerreiras, saber quais são as suas motivações, se gosta do que faz, se é realmente por obrigação e sua forma de ganhar seu dinheiro. Procuramos saber se são formadas, quantos filhos o porquê de não ter outra profissão, mais entendemos que seu amor pelo que faz e pela sua localidade torna elas a ficar aonde se residir.

OBJETIVOS

 O interesse do nosso trabalho em campo foi demonstrar que o umbu é uma grande fonte de renda no povoado do Flamengo. Isso por ser uma fruta saborosa que não se encontra em todos os estados brasileiros, somente no Nordeste. Há uma grande demanda no período do ano em que o umbuzeiro está carregado de seus frutos, onde pessoas vêm com seus caminhões para fazer a catação e assim fazerem suas polpas para vender em outros lugares e até outros países. É nesse período que a pessoa da localidade de Flamengo tem sua fonte de renda garantida com as vendas do umbu. Valores de suas vendas depois de suas colheitas são de R$ 50,00 ou R$ 60,00 por saco de trigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com