TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de Industrias Mecânicas Avaliação

Por:   •  3/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento de Indústrias Mecânicas – TMEC040

Nome: Bruno Brepohl

Avaliação #1

Com relação à fusão entre a maior empresa brasileira do setor de aviação Embraer, e a multinacional do mesmo setor Boeing, esta deve ser uma parceria saudável para ambas as partes envolvidas.

A Embraer, sendo principalmente uma fabricante de aeronaves, tem como principal cliente as companhias aéreas ao redor do mundo, sendo a maior parte da sua produção sendo consumida pelas companhias dos estados unidos. A empresa teve um modelo de negócio muito bem sucedido na última década. Seu objetivo principal foi a de crescer promovendo tecnologia.

Conforme dados do texto, a Embraer está em fase de projeto em uma série de novos produtos de uma nova geração de aviões, tendo sido o primeiro deles lançado recentemente. Estes aviões são aviões comerciais de cerca de 130 passageiros, uma categoria até então não muito explorada pela empresa, e envolve um nicho de mercado também não preenchido pela concorrente Boeing. Este interesse demonstrado pela Boeing nesta fusão pode ser consequência deste desenvolvimento.

Do ponto de vista estratégico e operacional, a Boeing busca com esta parceria agregar essa competência à sua empresa, buscando aumentar sua competitividade neste mercado, que já é ocupado por outras grandes empresas do setor de aviação.

Para o projeto destas novas aeronaves a Embraer teve que investir uma série de recursos na sua rede de operações. Na engenharia de aviação por exemplo foi necessário a pesquisa e desenvolvimento para se obter esta competência. Novos processos e linhas de produção foram ou estão sendo provavelmente implementadas para atender à fabricação destes novos produtos. Estas linhas estão interligadas com a rede de suprimentos, na qual os fornecedores mais importantes têm que se adequar aos novos componentes e elementos demandados desses projetos.

Estes investimentos garantiram a abertura de uma porta à Embraer, a possibilidade de entrar em um novo mercado, o de aviões comerciais. Conforme o texto já foram vendidas as primeiras aeronaves desta nova geração, à uma companhia norueguesa.

Para uma fabricante de aeronaves, uma série de valores são essenciais para se ter a satisfação do cliente. O principal e maior desafio destas indústrias está em elevar e manter uma grande confiabilidade do seu produto. Este será também um desafio da junção Boeing-Embraer. De conseguir alinhar seus métodos produtivos, assim como seus critérios de desempenho, de forma que não se perca em qualidade de atendimento, prestação de serviço, e muito menos em qualidade e confiabilidade do produto.

Outro ponto importante deste mercado é o prazo de entrega. O pedidos neste mercado são geralmente volumosos (em termos físicos e monetários), e não há margem para estoques, só se produz o que é vendido. Os clientes geralmente fazem grandes investimentos e para manter sua satisfação deve-se atender com qualidade, e obedecendo impreterivelmente os prazos estipulados.

De forma geral, em vista das dificuldades do mercado nacional, esta parceria deve ser excelente para a Embraer também. Esta parceria deve aumentar a competitividade das empresas com as grandes concorrentes, abrangendo o mercado de aviões comerciais (especialidade da Boeing), jatos particulares (mercado já consolidado da Embraer), e aviões de carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com