TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pma Gestão De Rh

Artigos Científicos: Pma Gestão De Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

COMO IMPLANTAR UM SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA?

A área de Recursos Humanos sem dúvida faz muita diferença entre as empresas, em um mundo globalizado em que preço, qualidade e prazo de entrega são obrigações que qualquer companhia tem que ter para sobreviver, e que com certeza, irá se sobressair, aquelas que possuem como diferencial o seu atendimento, tanto do cliente interno quanto o externo.

Partindo dessa premissa, entendemos e sugerimos alguns passos para elaboração de uma estratégia para o setor de Recrutamento e Seleção. O importante nesse momento é saber que você está garimpando jóias para sua empresa, buscar o talento no Recrutamento e Seleção é uma das tarefas mais importantes do setor de Recursos Humanos. Precisamos ter o perfil profissional e pessoal, referente a vaga, poderá lhe render bons frutos no momento do Recrutamento e Seleção. Para isso uma boa conversa com o líder do setor que abriu a vaga, será de grande preciosidade. Para as pequenas e médias empresas, construir um RH estratégico e que faça parte da gestão do negócio, sempre será mais difícil, já que a verba disponível não é exatamente o que o setor necessita.

Dicas de como montar um Setor de RH, sem necessidade de muita verba, porém com muito comprometimento e criatividade. Este processo será dividido em 3 partes. A primeira parte é tratar da entrada do colaborador para Setor de Recrutamento e Seleção. Verifique as qualificações profissionais necessárias e qualificações pessoais (crenças, valores, relacionamento com o grupo, família, etc.)

As qualificações pessoais são de suma importância, pois tem que está atrelado à vista, missão e crença da empresa, é importante montar um time, que tenha as mesmas características. Não podemos ter profissionais com visões, valores e crenças diferentes das que a organização tem. Para minimizar conflitos posteriores e até retrabalhos no setor de recrutamento e seleção, essas características terão que ser uniformes em todos os colaboradores da empresa. Pode-se também começar montando um processo de recrutamento interno, dando oportunidades aos colabores se houver algum profissional que já se encaixe no perfil da vaga existente.

Na segunda parte, pode-se criar um documento que chamamos nas empresas de Regulamento Interno: Nesse documento, contém os benefícios, políticas de descontos, obrigações e os direitos do novo colaborador. Esse Regulamento Interno servirá como consulta e direcionador, para que o novo colaborador possa iniciar sua carreira dentro da organização com muita eficiência, não infringindo regras e tendo uma conduta baseada nas normas da empresa, isso ajudará a otimizar o tempo do RH.

Terceira e última Parte: Criar um Programa de Integração: Nessa fase o mais importante é fazer com que o recém chegado, possa se adaptar as suas novas atribuições o mais rápido possível, existem pesquisas que mostram que cada novo colaborador demora em média seis meses para render cem por cento da sua capacidade produtiva. Para que essa adaptação ocorra cada vez mais rápida, o RH pode atuar com o processo de integração. Antes de o novo colaborador suas atividades, monte um roteiro de integração e um formulário contendo todos os departamentos e todos os assuntos que serão tratados, e para cada área designe um orientador que irá acompanhá-lo por no mínimo 30 minutos. Nessa integração o novo colaborar terá que anotar tudo o que o seu orientador explicar. Com essa integração o novo colaborador irá se sentir em casa. Deixe o seu novo colaborador à vontade. Faça dessa nova contratação um motivo de orgulho e festa, trate esse fato como se fosse uma conquista de um novo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com