TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 01 Modelo De Gestão

Trabalho Universitário: Portfolio 01 Modelo De Gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – MÓDULO EMPREENDEDORISMO

ANTONIO RODRIGUES DE SOUZA JÚNIOR-RA 228782012

PORTFOLIO-01

MODELOS DE GESTÃO

............................................................................................................

GUARULHOS

2013

ANTONIO RODRIGUES DE SOUZA JUNIOR

PORTFÓLIO-01

MODELOS DE GESTÃO

Trrabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina de Modelo de Gestão.

Prof. Charles David Forte

Guarulhos

2013

Respostas

..............................................................................................................................

QUESTÕES:

1. Baseado no texto acima, você poderia afirmar que o Segredo da HUAWEI é a Inovação? SIM ou NÃO? Por quê? EXPLIQUE.

Tendo em vista que 46% de seus funcionários trabalham de forma efetiva com o foco em inovação, de fato o segredo da HUAWEI é sim a inovação de seus serviços e produtos.

2. Algumas regras do Modelo de Gestão da HUAWEI são:

a) A empresa é dos funcionários, que possuem 98,6% da empresa enquanto que o fundador detém apenas 1,4% de participação.

b) A empresa é comandada por um colegiado de nove executivos, o fundador, Ren Zhengfei, embora tenha o cargo de Presidente, na prática, é apenas um destes membros do conselho.

c) Estes 9 Executivos decidem tudo na empresa, desde Investimentos, Novos Produtos, Troca de Fornecedores e até o Planejamento Estratégico da empresa.

Como você analisa esse tipo de Gestão, onde os 9 executivos mandam mais que o Presidente.Você acredita que esse Modelo de Gestão é o ideal? SIM ou NÃO? Por quê? EXPLIQUE.

A empresa que tem como foco a inovação, trabalha da mesma forma em relação as suas decisões e seu planejamento estratégico. Acho que o modelo ideal é aquele que trás rentabilidade e lucro a empresa, claramente é o caso da Huawei, o nível estratégico da empresa mantem 09 membros sendo que não há um centralizador para decidir se sim ou não, haverá um consenso já que o próprio presidente faz parte desta cupula, tendo acredito eu, descisões mas sensatas e bem discutidas.

2. Apenas 20% dos ganhos dos Executivos é fixo e 80% destes ganhos é variável, podendo chegar até a 30 salários extras por ano. O Funcionário que cumprir suas metas ganha o direito de comprar ações da empresa. E aqueles que não cumprirem não descartados. Há uma regra interna que determina que 2% dos funcionários com pior desempenho serão sempre demitidos no final do ano. Analise estas regras e EXPLIQUE como lidar com esse problema: “Os 400 piores funcionários são demitidos todos os anos.”

Tendo em vista que a Huawei se concentra em melhorar a consciência ética dos funcionários e cumprimento. Damos muita importância à saúde e ao bem-estar dos funcionários, criando um ambiente de trabalho de som e clima. Também garantir que os funcionários dedicados receber recompensas razoável e oportuna. Como a empresa continua a crescer, nós nos preocupamos com o desenvolvimento da carreira dos funcionários, oferecendo caminhos diferentes para os funcionários diversificados e locais para realizar o seu valor pessoal. Caso: Gestão de Talentos Huawei motiva os funcionários a contribuir para a empresa, definindo claramente o seu caminho de desenvolvimento de carreira e designar suas posições e responsabilidades. Nós selecionamos e nomear gerentes que demonstrem alto desempenho, a adesão maciça aos princípios morais e capacidades de liderança em circulação.••.

Tendo em vista a afirmativa citada acima e o modelo de crescimento e valorização profissional ao lado, é de forma justa que aqueles que não apresentarem o comprometimento e não obtiver o enquadramento dentro desta política da Huawei, não poderá fazer, mas parte da equipe.

3. Na HUAWEI a única pausa no expediente é para o almoço, de 45 minutos. Os 20 mil funcionários deixam os 15 prédios e se alimentam em meia hora (Normalmente uma sopa de arroz acompanhada de legumes e carne de porco), usando os 15 minutos restantes para descansar em colchonetes espalhados por toda a empresa. Não há lanchonetes, nem máquinas de café para se evitar paradas desnecessárias. Analise e comente se você se adaptaria a esse tipo de regra e se isso é bom ou ruim como Modelo de Gestão? EXPLIQUE.

Não adaptaria tal modelo, pois vejo que toda estrutura empresarial gira em torno do funcionário, e a liberdade para que nestes momentos de descanso seja de recuperação e que sirva para se desconectar de atividade laboral, dando o equilibrio necessário para que ele renda o suficiente no decorrer do expediente.

5. Cerca de 3 mil funcionários moram em alojamentos dentro da própria empresa, pagando um aluguel de U$ 100 que corresponde a metade do aluguel de um apartamento na cidade de Shenzhen, porém desfrutam de piscina, salão de jogos, biblioteca e quadra de esportes (A demanda é tão grande que o governo estuda erguer um bairro anexo á empresa) . O Trabalho é exaustivo, e para cumprirem suas metas, muitos funcionários levam seu trabalho para casa. Nos últimos três anos, CINCO funcionários morreram de morte NÃO natural. (Nome bonito que a HUAWEI dá para o suicídio), porém na FOXCONN, concorrente da HUAWEI, foram 18, as mortes por suicídio.

Comente e explique se daria certo no Brasil?SIM? NÃO? Por quê? EXPLIQUE.

Como abordado na resposta da questão anterior, o momento fora da empresa, momentos de descanso, deve ser utilizado para atividades sociais, familiares etc... Tudo não relacionado a empresa. É evidente que tais suicidios esta totalmente pelas jornadas de trabalho pronlogadas e tal comparativo com a empresa concorrente não servir como parâmetro.

De forma alguma daria certo no Brasil, tendo em vista sua cultura, costumes e sua forte legislação trabalhista e dfe saúde e segurança do trabalho, tais fatos poderia se enquadrar em trabalho escravo em nossa legislação. Tais fatos são evitados e cobertos pela constituição deferal de 1988, capituli V da CLT e portaria 3214 de 1978 através das normas regulamentadoras.

6. Todos os dias entram na HUAWEI 50 mil pessoas, entre funcionários, fornecedores, clientes, etc... e o governo da cidade de ShenZhen resolveu estabelecer um pedágio na entrada da empresa: Todas as pessoas são obrigadas a pagar 4 Renmimbis (Pouco mais de R$ 1).Analise e comente. (Você já se imaginou pagando pedágio para trabalhar? Comente e Explique se essa taxa é justa. Quem sai ganhando e quem sai perdendo? EXPLIQUE.

Tais custo deveria ser enquadrado a empresa, porém o que irá determinar se certo ou errado é a legislação vigente do país no que tange aos diretos trabalhistas, tendo como exemplo o Brasil, isto entraria dentro do percentual de 6% do salario bruto para locomoção de transporte para ida e volta.

A cobrança de pedágios se prega junto a necessidade de reparo e manutenções de vias de grande circulação, assim como cobertura mecanica, guinchos, atendimento prá hospitalar etc...

Então pode haver ganhos de ambas as partes.

7. CONCLUSÃO:

A inovação pregada pela Huawei com os diversos pontos apresentados nos enunciados, apresenta pontos questionáveis no que tange a saude do trabalhador, já que jornadas de trabalho pronlogadas são aplicadas a rotina de trabalho, sendo necesária a continuidade dos trabalhos até fora da empresa, trabalhando-se sob pressão já que os ultimos 400 funcionários serão demitidos dentro de uma escala determinada pela empresa. Então verificamos que será que ter um excelente crescimento e rentabilidade a qualquer custo, é justo?

Neste novo cenário apresentado, verifico que o modelo de gestão utilizada pela empresa Huawei necessita de ajustes, sendo em minha visão como imprópria.

...

Baixar como  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »