TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possíveis Soluções Para A Mobilidade Urbana

Por:   •  14/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA[pic 1]

DISCIPLINA: SISTEMA DE TRANSPORTES

DOCENTE: ADRIANO PORTUGAL

DISCENTE: JULIANNE APARECIDA CARNEIRO LIMA

RESUMO III

Tema: Possíveis soluções para a mobilidade urbana

  1. Transporte público eficiente e acessível.

O transporte público é um serviço fundamental para todas as pessoas, no entanto, os meios de transportes no Brasil ainda são precários. Em primeiro lugar, cabe ressaltar o alto custo das passagens, a falta da qualidade e apesar dos avanços na legislação brasileira em relação à acessibilidade, ainda são muitos os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no acesso ao transporte. Pois muitos ônibus e metrôs não possuem equipamentos adequados para pessoas com mobilidade reduzida. Sendo assim, é preciso encontrar uma solução viável para desencarecer o serviço, tornando-o acessível, como garante a Constituição Federal. Umas das soluções é através de um maior incentivo financeiro aos Municípios, a fim de que consigam oferecer transporte coletivo de maior qualidade por um preço menor tornando o trânsito mais eficaz e beneficiando até mesmo a economia por meio do menor desperdício de tempo na locomoção do trabalhador.

  1. Incentivo ao uso de modos de transporte sustentáveis, como bicicletas e caminhadas.

O transporte é um importante setor e necessita de grandes mudanças, já que responde  a uma grande fração das emissões de gases do efeito estufa. Para tratar estes problemas é necessário andar rumo a uma sociedade e a um sistema de transporte sustentável. A mobilidade sustentável prioriza os meios de transportes coletivos, a pé e de bicicleta, visando reestruturar os espaços urbanos e reduzir o deslocamento motorizado.

Esse programa depende de esforços ambientais, infraestrutura e apoio legal. Pois apenas a criação de tecnologias para transportes sustentáveis não é suficiente para o pleno funcionamento.

  1. Integração e planejamento de diferentes modais de transporte.

A definição da integração de transporte pode ser conceituado pela utilização de dois um mais modais de transporte dentro da sua gestão logística. Essa integração garante a combinação eficaz de meios diferentes, aproveitando ao máximo cada um, além de propiciar excelente alternativa para possíveis problemas em modais sobrecarregados. Deste modo, um sistema integrado e confiável permite aos passageiros planejar suas viagens multimodais de forma mais eficiente. Combinadas, as integrações dos meios, das tarifas e das informações tornam o deslocamento pela cidade mais intuitivo, fluido e promovem a mobilidade sem interrupções e inconveniências.

  1. Melhoria da infraestrutura viária, como a construção de ciclovias e faixas exclusivas para ônibus.

As obras de mobilidade desempenham um importante papel no crescimento das cidades e na promoção da qualidade de vida de seus habitantes. Esses projetos visam aperfeiçoar o transporte público, reduzir o congestionamento do tráfego e aumentar a acessibilidade, proporcionando benefícios significativos para a população. Isso pode abranger a construção de novas rodovias, a expansão de sistemas de transporte público, a criação de ciclovias e outras estruturas que facilitem a mobilidade urbana. embora os benefícios, a realização de obras de infraestrutura e mobilidade enfrenta alguns desafios como o custo financeiro e o impacto ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com