TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção e Controle de Riscos

Por:   •  12/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Universidade Candido Mendes

Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Máquinas e Implementos para Uso Agrícola Florestal

                                             

[pic 2]

Aline Maria dos Santos Sousa

Máquinas e Implementos para Uso Agrícola Florestal

[pic 3]

[pic 4]

SUMÁRIO

  1. Introdução.............................................................................................................1
  2. Objetivo.................................................................................................................2
  3. A representatividade do número de acidentes com máquinas e implementos agrícolas e florestais em relação aos acidentes em outras atividades laborativas.............................................................................................................2
  4. As vantagens e desvantagens e relação a outros ambientes de trabalho, e as normas que tratam do assunto (NBR’s)..............................................................3,4
  5. Máquinas Agrícolas...............................................................................................5
  1. Adubadora Automotriz....................................................................................5
  2. Adubadora Tracionada....................................................................................6
  3. Colhedoras......................................................................................................6
  4. Escavadeira Hidráulica em aplicação Florestal..............................................6
  5. Forrageira Tracionada.....................................................................................7
  6. Moto-cultivador...............................................................................................7
  7. Tratores agrícolas............................................................................................8
  8. Micro tratores agrícolas...................................................................................8
  1. Recomendações de segurança e as proteções aplicáveis.......................................9
  2. Considerações Finais...........................................................................................10
  3. Referências...........................................................................................................11

  1. Introdução

A mecanização agrícola e florestal que promoveu a modernização da agricultura trouxe consigo diversas melhorias na questão produtiva, e no conforto para os operadores. Mas trouxe também aspectos negativos favorecendo o aumento potencial nos riscos de acidentes que envolvem o trabalhador rural. Este está constantemente exposto a inúmeros agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, causadores de acidentes envolvendo máquinas, implementos, ferramentas manuais, agrotóxicos e animais peçonhentos.  

Pode-se dizer que o aumento do uso de máquinas agrícolas gerou um quadro diferente de acidentes no meio rural, tornando-os mais graves e mais nocivos às pessoas.  

Embora a sua concepção constitua um processo dinâmico em busca de características que visam, entre outras coisas, a segurança, as maquinas agrícolas continuam a ser extremamente perigosas. A sua utilização com segurança exige um total e profundo conhecimento de suas potencialidades e limitações.

Quanto aos prejuízos gerados por atividades realizadas com maquinário agrícola, pode-se considerar que operadores, produtores agrícolas, governo federal e sociedade em geral encontram-se envolvidos igualmente, nas perdas que os acidentes provocam.

[pic 5]

  1. Objetivo

O presente relatório tem como objetivo discorrer sobre máquinas e implementos agrícolas, bem como dos itens de segurança referentes à estes segundo a NR-12- Anexo XI que devem ser utilizados pelos trabalhadores ou pessoas envolvidas com estes equipamentos. Tais como o proprietário e principalmente os operadores destas máquinas.

É importante que o operador destes maquinários tenha zelo e atenção pela segurança de quem está próximo a um equipamento agrícola quando está em funcionamento, prezando-se também por sua integridade.

  1. A representatividade do número de acidentes com máquinas e implementos agrícolas e florestais em relação aos acidentes em outras atividades laborativas

Segundo o coordenador do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas (LIMA), Leonardo Monteiro, da Universidade Federal do Ceará. Acidentes com máquinas agrícolas, proporcionalmente, matam mais que acidentes com carros de passeio e motos.

“A atividade rural é uma das que mais mata no País”, afirma Leonardo Monteiro, que também é mestre e doutor em agronomia pela Universidade Estadual Paulista. De acordo com o pesquisador, considerando-se a proporcionalidade entre o número de carros, motos e tratores, as máquinas agrícolas são responsáveis por 9,39% de vítimas fatais, motocicletas 1,69% e automóveis, por 0,58% de acidentes com mortes.

Entre 2008 e 2011, foram registrados 994 acidentes com máquinas agrícolas no país, para uma frota de 1 milhão de tratores em atividade. Segundo dados do LIMA, 80% dos acidentes ocorrem nas rodovias federais e estaduais e em vias públicas nas cidades. Apenas 20% ocorrem durante o trabalho no campo. Falta de atenção dos operadores das máquinas e defeitos mecânicos são apontados como responsáveis por 66% dos casos.[pic 6]

[pic 7] Tabela 1: Quantidade de acidentes do trabalho ocorridos nas principais atividades agrícolas definidas pelas atividades econômicas (CNAE) das divisões 01, 02 e 03 e suas subdivisões, incluindo também a subclasse 7731 no período de 2004 a 2012.

Estudos recentes realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostraram que as atividades agrícolas, em especial a utilização de máquinas agrícolas, estão entre as três atividades mais perigosas para os trabalhadores, sendo que para cada três acidentes ocorrido no meio rural, um ocasionou a incapacidade permanente do trabalhador.

A operação com tratores e equipamentos agrícolas são as que oferecem os maiores riscos de acidentes. Os acidentes de trabalho representam enorme importância social e econômica, estudos estatísticos têm demonstrado a gravidade deste problema, seja pela incidência de acidentes, seja pela idade dos acidentados, seja pelas suas consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (893.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com