TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Gerenciais

Dissertações: Processo Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - INSTITUTO DENIZARD RIVAIL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROCESSOS GERENCIAIS

Manaus

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - INSTITUTO DENIZARD RIVAIL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Participantes:

ANDREIA ROSA RA 391775

ALESSANDRA LUCENA RA 396652

ROSIMEIRE LOPES RA 391040

MARIA CELENY RA 396029

NILCELY RICARDO RA 382083

PROCESSOS GERENCIAIS

Relatório acadêmico apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, para obtenção de nota na disciplina: Processos Gerenciais , ministrado pelo Professor: Lincon Lopes.

Manaus

2012

De maneira generalizada, vários autores concordam que as quatro funções básicas,que são: planejar, organizar, dirigir e controlar. São utilizadas para constitui um processo, que numa sequencia, forma um ciclo administrativo, e à medida que se repete, o ciclo cria uma contínua correção e ajustamento das funções.

De acordo com Chiavenato (2003), essas funções correspondem ao planejamento que é vital para as organizações, em todos os seus setores, e é a primeira função que serve de base para os demais. Determinam com antecipação quais os objetivos que deverão ser atingidos e como alcança-los.

Segundo ROBBINS, (2000,pag 116) Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito).

De acordo com Las Casas (2001), o planejamento pode ser informal ou formal. O planejamento informal é obtido quando não se usa nenhuma metodologia específica. Por outro lado, o planejamento formal é uma metodologia que requer o domínio de certas técnicas e conceitos específicos, além de possuir a característica de ser escrito. Já Oliveira (1993), classifica o planejamento em 3 níveis bem definidos: I - estratégico; II - tático; e, III- operacional. No nível estratégico o planejamento deve considerar a empresa como um todo. Já o planejamento tático envolve as partes de uma empresa como, por exemplo, o planejamento de marketing e o planejamento de produção. Por fim, o planejamento operacional é a subdivisão do plano tático em quantas partes forem necessárias para adequar o processo administrativo da empresa como, por exemplo, o planejamento operacional de produtos e o planejamento operacional de distribuição, ambos fazem partes do planejamento tático de marketing.

Confronto entre a mensagem dos professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos:

Para o Prof. Roberto Shinyashiki, o planejamento estratégico é uma forma muito direta de se enxergar uma solução, saída, ou uma idéia para a vida no geral, seja na parte profissional, pessoal etc.

Segundo Prof. Paulo Barreto dos Santos, o administrador do século XXI é aquele que olha para frente, que se mantém sempre atualizado, dando o exemplo para seus seguidores, fazendo com que assim, todos que estão ao seu redor também possam sentir esta necessidade de ter um conhecimento amplo pra que também possa ser uma pessoa de sucesso em sua vida. Afinal é melhor evitar um problema do que ter que resolver um problema.

O empreendedor do futuro usa as ações do tempo presente planejando o tempo futuro, pois toda a atividade de uma empresa bem sucedida está baseada no seu futuro, porem se não soubermos ter ideais, organização e planejamento nas atividades não obteremos sucesso. Temos que saber enxergar onde esta as oportunidades para desenvolvê-las. Tempos atrás escutei uma historia assim: dois vendedores de sapatos chegaram em uma ilha onde todos os habitantes estavam descalços, o primeiro sem visão pensou: ‘aqui não vou vender nada, afinal todos estão descalços’ e foi embora, o segundo com sua visao do futuro falou o seguinte ‘ vou ligar pra matriz e pedir que me envie todo o estoque porque aqui vou faturar como nunca’.

Para ser um administrador visionário é preciso ser um agente de mudanças, acreditar nas pessoas e ser motivado por valores. A evolução do conceito de liderança tem se transformado assim como as mudanças ocorridas no comportamento do ser humano. Por isso toda empresa precisa de um alem de ter o planejamento, procurar por em pratica ele como um todo.

O planejamento é o que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.

• Estratégico – mais amplo, abrange toda a organização.

• Tático – é o que abrange cada departamento ou unidade da organização.

• Operacional – abrange cada tarefa ou atividade específica.

Projeto de extensão universitária.

Introdução:

Em reunião de grupo definiu-se o tema do projeto de extensão universitária a ser elaborado. Estabelecido um plano diretor para delimitação das atividades que serão empregadas no projeto, bem como distribuídos entre os integrantes do grupo funções e responsabilidades a serem alcançadas.

Os integrantes do grupo foram direcionados a cargos com responsabilidades tais como: melhor composição do escopo do trabalho (Diretoria), outros se responsabilizaram em avaliar e posicionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com