TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Fabricação da Agua de Coco e Suco Del Valle

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 7

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA

ÀGUA DE COCO E SUCO DEL VALLE

Introdução à Engenharia Química

Bauru

14. Março. 2018


Índice

  1. Introdução
  2. Objetivo
  3. Processo de Fabricação
  1. Àgua de Coco
  1. Composição da água de coco
  1. Suco Del Valle

3.2.1    Composição do suco Del Valle   

  1. Conclusão
  2. Referências bibliográficas

Página

01

02

03

03

04

05

07

08

09

1. Introdução

Durante o trabalho sobre a indústria alimentícia foi possivelmente criar uma atenção em relação aos mantimentos industrializados cuja composição pode apresentar pontos positivos ou não a saúde. Interessante ressaltar os produtos industrializados que passam por procedimentos de fabricação com fases especializadas em determinadas funções. É possível dedicar e aprender os métodos da água coco e o suco Del Valle a partir desse trabalho.

[pic 1]

2. Objetivo

O objetivo é demonstrar o processo de fabricação da água de coco e do suco Del Valle, os cuidados que devem ser tomados desde a colheita do fruto ate o produto final e mostrar a quantidade de açúcar que contem cada produto.

 

[pic 2]

3. Processo de fabricação

3.1. Água de Coco

O processo produtivo da água de coco se inicia com a seleção da matéria prima, após selecionar os cocos temos que eliminar todos aqueles que apresentam defeitos como podridão e rachaduras. Após essa seleção inicia-se a lavam dos frutos em água clorada com cerca de 200 ppm de cloro livre. Esse tratamento proporciona uma limpeza externa dos cocos e desinfectação de alguns micróbios. É muito importante que haja uma quantidade certa na utilização de cloro para que não tenha contaminação e não prejudique o gosto dos cocos.

Após toda a lavagem do coco vai para esterilização, ela consiste em aquecer o fruto até a temperatura desejada, manter ele nessa temperatura por um dado período de tempo para garantir o grau de esterilidade desejado e, em seguida, resfriá-lo até a temperatura mais adequada para o seu preenchimento. No caso da água de coco, podem-se designar dois tipos de esterilização, a filtração estéril que é utilizada para líquidos límpidos como bebidas à base de fruta e o trocador de calor em placas a principal vantagem deste tipo de aplicação reside em proporcionar um escoamento turbulento com elevados valores de coeficiente global de transferência de calor.

Terminando a esterilização a água de coco segue diretamente para um tanque, onde sofre um processo de congelamento, em temperatura por volta de 20º Celsius negativos.

Passando por todo esse processo a penúltima fase, é o engarrafamento do produto, inicia com a esterilização da embalagem, e posteriormente inicia o preenchimento, que pode ser manual, controlado pelo tempo ou com controle de volume de preenchimento.

Após colocar o liquido na embalagem, a ultima fase do processo é a selagem das garrafas, sempre a falhas no fechamento das delas por conta da esterilização. Por isso, a selagem perfeita e um sistema de controle que garanta sua integridade deve ser a principal prioridade.

[pic 3]

[pic 4]

Figura 1: Diagrama de blocos do processo da água de coco

3.1.1 Composição da água de coco

A cada 200 ml de água de coco contem 40 kcal, 10mg de fósforo, 40 mg de sódio, 10 mg de magnésio e 160 mg de potássio.

A composição básica da água de coco apresenta 93% de água, 5% de açucares, 2% de proteínas, vitaminas e sais minerais. O açúcar contido na água de frutos frescos e composto por sacarose, que é um açúcar não redutor cuja quantidade aumenta com a idade, e por frutose e glicose, que são açucares redutores cujas quantidades diminuem com a idade do fruto. A cada 100 g de água de coco tem aproximadamente 3 g de açúcar, porem em relação a algumas bebidas adoçadas como refrigerantes e sucos, ela tem um teor de açúcar baixo.

[pic 5]

3.2 Sucos Del Valle

A matéria prima dos sucos começa no pomar onde a Del Valle seleciona os produtores que fazem o manejo correto da plantação.

 Chegando a fruta na fabrica passa por uma seleção onde são descartadas aquelas que não estão boas para o consumo como frutas impróprias, podres e partes defeituosas são descartadas, como também pedaços de folhas, caules e etc. Os frutos devem estar maduros, de modo que se obtenha o máximo de rendimento em sólidos solúveis e as melhores características de sabor e aroma.

As frutas devem ser pré-lavadas em água limpa para retiradas das sujeiras que vem do pomar, como terra e areia.

A lavagem é feita em duas etapas:

  • A primeira é banho por imersão onde os frutos são submetidos à imersão em tanques contendo água clorada, por determinado tempo.
  • A segunda é aspersão ou jateamento de água, como se fosse um enxágüe para remoção das impurezas remanescentes, alem da retirada do excesso do cloro, este banho é feito com água tratada, através de bicos atomizadores, é pulverizada água tratada em quantidade idéias, retirando todo o excesso de cloro da lavagem anterior.

          Após a lavagem a fruta vai para a extração onde é espremida por maquinários ajustados para extrair ao máximo a parcela aquosa do fruto e não deixar passar a parte sólida onde é rica em nutrientes, nessa etapa da extração já foi tirada toda a casca da fruta, parte da póla e bagaço, o que remove boa parte das fibras e vitaminas.

Depois o liquido resultante é refinado, retirando toda e qualquer partícula solida, desta forma a parte insolúvel que ainda sobrou como partes da casca, bagaço e boa parte da polpa, ricos em fibras, compostos aromáticos e muitos nutrientes, são retirados. Este processo é conhecido como ajuste fino, em geral, ficam menos 15% da polpa no suco obtido nesta etapa. A remoção da polpa das frutas é importante no sistema industrial, para remover o material fibroso e sólidos como a pectina e a celulose que pode prejudicar a quantidade do produto. Quanto menor a quantidade de polpa da fruta presente na bebida, menor o seu valor nutricional. Nessa operação do refino costuma-se usar centrifugas ou filtros.[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (240.5 Kb)   docx (126.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com