TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Fabricação Moldagem

Artigo: Processos De Fabricação Moldagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Processos de Fabricação

Moldagem

Moldagem é o processo de fabricação onde se é empregado matéria prima não sólida, ou seja, pode estar no estado líquido, pastoso, em pó ou granulada onde a matéria prima é injetada no molde deste modo tomando a forma desejada.

O processo de moldagem é muito usado na indústria, um exemplo é na indústria automotiva, na fabricação de blocos de motores, cabeçotes e componentes plásticos.

Esses moldes de motores são feitos em areia especial para facilitar sua desmoldagem e possibilitar que sejam moldados dutos na parte interna dos componentes.

O metal líquido e injetado ou despejado no molde e assim que o metas e resfriado o molde é desmanchado.

Estes tipos de moldes também são utilizados na fabricação de torneiras, bancos e grades de ferro fundido, barramento de máquinas, ferramentas e etc.

Existe também os moldes para fabricação de componente forjados onde o material é apenas aquecido e com o impacto do molde ele toma forma e também se torna mais resistente do que um componente fundido.

(Molde de bloco de motor)

Também são usados moldes para injeção de plástico, onde os moldes em sua grande maioria são fabricados em maquinas CNC’s e colocados nas máquinas injetoras.

As maquinas injetoras, como o próprio nome diz injeta o plástico com alta temperatura e pressão no molde, tomando assim a forma do mesmo.

Seus produtos são de utensílios domésticos a até componentes automotivos este processo requer grande investimento, porém é bastante produtivo e com bom acabamento superficial.

Classificação dos moldes de injeção

Os moldes de injeção podem ser classificados levando-se em consideração algumas de suas características construtivas.

* Sistema de extração utilizado.

* Tipo de alimentação empregada

* Números de placas funcionais e partes móveis.

Podemos ver no fluxograma os tipos de moldes.

(Fluxograma de moldes para injetora)

(Molde para injetora de plástico)

No breve resumo podemos perceber que o processo de moldagem tem enorme utilização na indústria e também abriga grande tecnologia, pois o mesmo requer a cada dia mais qualidade e garantindo produtividade de modo que seja alcançada a rentabilidade da empresa.

Vale ressaltar também que a partir dos estudos de fabricação de moldes e desenvolvimento de novos produtos novas tecnologias são desenvolvidas como, por exemplo, a impressão 3D.

Fonte de pesquisa:

http://www.moldesinjecaoplasticos.com.br/classificacao.asp

http://www.metalurgicafernandes.com.br/interno.php?Conteudo=fundicao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com