TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 11

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Nome do professor EAD - Me. Luiz Manuel Palmeira

Nome do tutor presencial - Juliana Rodrigues Siqueira

Professor tutor à distância: Jurema Tussi Cunha

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Processos Gerencias.

São Caetano Do Sul /SP

2011

1. INTRODUÇÃO

Neste Trabalho trataremos de temas relacionados aos processos gerenciais dentro das organizações, passando pelos seguintes tópicos: Os fundamentos das organizações, o planejamento, a organização, a direção, o controle e ação empresarial. As constantes mudanças no mundo corporativo exigem uma visão estratégica para enfrentar os desafios, buscando competências e habilidades para Gestão em diferentes áreas. Uma boa Gestão Empresarial esta ligada a estratégias competitivas cuja finalidade é agregar valor ao negócio da empresa, fazendo com que ela se posicione no mercado em que atua e se destaque da concorrência. O planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentos das Organizações

Cada Organização pode ter os mais variados fundamentos. Um exemplo clássico são as organizações militares, fundamentadas na hierarquia e disciplina. Podemos definir que a hierarquia é a divisão dos níveis funcionais de forma vertical, e a disciplina é o imediato cumprimento das ordens recebidas e da forma como foram repassadas.

No mundo empresarial os fundamentos organizacionais são definidos pela própria organização, geralmente sendo fundamentados na característica social, missão e objetivos, funções e atividades, recursos e ambientes organizacional.

Na atualidade um dos fundamentos que mais esta sendo valorizado, é ações voltadas para a defesa do meio ambiente, pois ressaltam a responsabilidade social da empresa perante o meio em que esta inserida, formando em fins consumidores fiéis.

2.2 Planejamento

2.1 Sínteses dos tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.

2.2 Planejamento estratégico: É considerado como um processos gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação com seu ambiente. O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Planejamento tático: Tem por objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido a níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade à utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia pré-determinada bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa. Planejamento operacional: Pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nessa situação têm-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais. Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas de planejamento tático. Cada um dos planejamentos operacionais deve conter com detalhes:

- Os recursos necessários para o seu desenvolvimento e implantação;

- Os procedimentos básicos a serem adotados;

- Os produtos ou resultados finais esperados;

- Os prazos estabelecidos;

- Os responsáveis pela sua execução e implantação.

2.3 A Organização

Hoje com o mundo cada vez mais competitivo e globalizado e fundamental a organização administrativa, onde irá determinar a sobrevivência das organizações no mercado. Tendo como funções agregar varios fatores e recursos necessarios para a execução dos planos como: planejar, dirigir, controlar, ter flexibilidade, agregando valores, se doando cada vez mais, ter bons colaboradores, gerando assim bons resultados e novas ideias, buscando interiormente e exteriormente inovações, quebrando paradigmas a organização estara cada dia mais fortalecida. Na organização o esforço conjunto utilizando suas ideias para bens comuns, o diálogo, o entrosamento, a criatividade, colocando mais integração das inovações tecnologicas, melhorando os processos gerenciais, a sua equipe alcançara um melhor rendimento, melhor qualidade dos produtos, com visão, os objetivos terão mais facilidade de serem concluidos.

2.4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com