TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Dissertações: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  5.729 Palavras (23 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 23

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Processo Administrativo: As funções administrativas – teoria e prática

Disciplina: Processos Gerenciais

Professor: André Wander da Silva

Tecnologia em Logística

Adriele Catrine Alves - R.A: 6790370217 - Tecnologia em Recursos Humanos.

Janete R.L. Pimentel - R.A: 6782377749 - Tecnologia em Recursos Humanos.

Natalia Rafaela P. Souza - R.A: 1299495746– Tecnologia em Recursos Humanos.

Rafaela de Santana S - R.A: 6571274253 - Tecnologia em Recursos Humanos.

Simone D.R Fernandes - R.A: 6530284929 - Tecnologia em Recursos Humanos.

Campinas/SP.

2013.

Introdução

O proposito deste trabalho é desenvolver um projeto de extensão universitária, com possibilidade de execução futura:

O projeto é uma “Campanha de Doação de Sangue, que embora seja uma açãosimples, e que não demanda muitos recursos, possui grande alcance social”.

O proposito do projeto é a coleta de sangue para os hemocentros, pois todos sabem das dificuldades em conseguir a quantidade necessária de bolsas de sangue que a região necessita, visamos com essa campanha despertar o exercício da cidadania na comunidade local.

A ação tem como objetivo mobilizar os funcionários e alunos, bem como os moradores da comunidade vizinha à Universidade a doar sangue. Podendo ainda estender-se a ação a outros públicos como, familiares de funcionários de empresas vizinhas à instituição.

A princípio, espera-se coletar cerca de 500 litros de sangue, desta forma, levanto-se em conta que cada pessoa doe meio litro de sangue, chega-se ao número aproximado de 1.000 doadores, dentre eles funcionários e alunos da Universidade, podendo se estender aos familiares, amigos e a comunidade vizinha a esta.

Não obstante o número acima informado, considerando a repercussão do evento, diversas empresas desta mesma região tomarão consciência da importância da responsabilidade social e do trabalho voluntário, o que tornará o sucesso desta campanha ainda maior, tendo em vista que o número de doadores pode aumentar consideravelmente.

Com o desenvolvimento do projeto descobrimos como se aplica a disciplina de Processos Administrativos, como planejar, organizar, coordenar e controlar as ações gerenciais.

Percebemos a atuação do administrador e também como se aplica os conhecimentos universitários em beneficio da sociedade.

Usando as premissas do Processo Administrativo mais as habilidades técnicas de cada um dos integrantes do grupo conquistamos o desenvolvimento varias competências profissionais.

1. Função Administrativa: o planejamento.

O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Alias, o planejamento envolve várias formas de lidar com a mudança e com incerteza que traz consigo. Em um extremo, o planejamento pode levar a um ponto em que as decisões importantes são adiadas ou simplesmente não são tomadas por algum estupor à situação-atitude denominada ”paralisia pela analise”.

No outro extremo, os administradores podem ser levados á preocupação quase exclusiva com problemas imediatos, tomando decisões inadequadas ao futuro da organização_ atitude denominada “extinção pelo instinto”. Os extremos precisam ser evitados. É importante que o administrador pondere continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto estiver lidando com a mudança ou criando mudança.

Segundo Chiavenato (2011, p334), o controle “consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando resultados desejados”, e seu nível de complexidade será proporcional à complexidade de um determinado planejamento.

-Definição 1.

Planejamento segundo Robbins, Stepen Paul, 1943.

Planejamento compreende a definição das metas das funções da administração, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito).

O planejamento pode ser ainda definido em termos de sua informalidade ou formalidade. Todos os gerentes se ocupam em planejar, mas o planejamento pode ser apenas do tipo informal.

Os fatores básicos que diferenciam o planejamento formal do informal são a extensão da documentação escrita e um cronograma multianual. Os planos formais normalmente são redigidos e preveem, pelo menos três anos futuros.

-Definição 2.

Planejamento segundo Caravantes, Geraldo R, Panno, Claúdia C,Kloeckner, Mônica C.

Para os autores, entender o planejamento é um processo essencial à realização bem-sucedida das demais funções da Administração e à sobrevivência em um mundo turbulento.

⦁ Ter certeza em relação aos seguintes conceitos básicos:

. Planejamento em suas três modalidades: estratégico, tático e operacional;

. Estratégia;

. Visão, missão, políticas, objetivos e metas organizacionais.

⦁ Articular esses conceitos em um modelo de carácter operacional, tendo, assim, condições de usa-lo com proveito em sua organização.

Iniciamos dizendo que o planejamento não é. Ele não diz respeito a decisões futuras, mas sim ao futuro impacto das decisões que são formadas hoje. O planejamento implica avaliar o futuro e prepara-se para ele, ou mesmo cria-lo. Pense bem; tudo aquilo que a organização deseja alcançar ou que o administrador julga importante realizar dependerá do estabelecimento de determinados objetivos e da formulação de planos que permitam alcança-los. Não importa se o gerente se encontra em nível estratégico, tático ou operacional.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com