TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  3.103 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

Etapa/1

INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho a seguir é mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula, além de adquirir novos, conhecimentos sobre o tema planejamento, veremos seus tipos e conceitos, nos quais foram adquiridos através de pesquisas via internet e livros; é um tema muito interessante e importante de ser estudado pois o ato de planejar esta presente na vida de qualquer ser humano.

Oque é Planejamento? Quais os tipos de Planejamento?

Planejamento e ao ato de traçar planos para se alcançar um objetivo, a fim de economizar tempo, dinheiro, ter um controle maior sobre direção a ser tomada durante o percurso, e ter um ponto inicial, e um ponto final, que é o objetivo, com a experiência da equipe vai se traçar uma rota para se alcançar esse objetivo no melhor tempo possível e com menor custo também.

O Planejamento não é o final, e sim o ponto de partida, necessita de um líder para ter ocontrole e certeza de que tudo esta sendo feito e conforme os planos, não é só porque você tem um planejamento que o objetivo vai ser alcançando, você não terá problemas durante a execução, ele serve justamente para isso, para se ter uma ideia dos problemas que possam surgir, se antecipar a eles, e aumentar a chance de alcançar o objetivo.

Existem alguns tipos de planejamento, como veremos abaixo.

Planejamento Estratégico:

Objetivos: Em longo prazo, elaborados por níveis mais altos na empresa, diretores, vice- Presidentes.

Planejamento Tático:

Objetivos: Em médio prazo, elaborado por níveis de gerenciais, ao receber o planejamento estratégico, gerentes e supervisores.

Planejamento operacional:

Objetivos: Em curto prazo, para colaboradores da operação, que fazem acontecer e tornam possível alcançar as metas estabelecidas no inicio.

Planejamento estratégico como vimos, é elaborado por cargos mais altos dentro da empresa, e visa objetivo em longo prazo, onde a empresa que estar daqui a 10 anos, como serão os passos, através de politicas para alcançar esses objetivos, através de politicas internas, da seleção de funcionários proativos e dispostos a colaborar para o alcance dos objetivos, pessoas que intendam que a empresa crescendo eles também vão crescer.

Planejamento Tático, já é médio prazo, e mais direcionado para áreas especificas, elaborado por gerentes e supervisores; a área financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante. Esta etapa é mais focada do que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.

O planejamento tático é feito de ano a ano e busca aperfeiçoar uma determinada área da empresa na busca de um resultado.

Planejamento Operacional é o de curto prazo, que se aplica no dia a dia, o que será feito amanhã, como podemos fazer mais com menos, esse planejamento é executado por funcionários de nível operacional, produção, auxiliares, é vital para que todas as etapas sejam alcançadas, e para que os níveis mais altos saibam se está indo pelo caminho certo.

Etapa 1 Passo 2

Vimos nos passos anteriores a importância do planejamento e seus tipos, ele deve ser usado como ferramenta para alcance dos objetivos da empresa, deve ser bem estruturado de forma a cortar custos, cumprir prazos, aumentar a qualidade do serviço, assim evitando a perda de clientes.

O planejamento é o que serve de base para outras funções, é o principio da administração, que exige organização, direção e controle.

Através de seus tipos ele abrange diversas áreas da empresa, o estratégico, visa onde estamos e onde queremos chegar, são objetivos para serem obtidos em longo prazo, o tático, desenvolvido por gerentes, supervisores, é focado em todos os departamentos da empresa e o operacional, que é em curto prazo, o que esta sendo feito hoje.

Planejar é muito importante para o alcance dos objetivos, não é e nem pode ser uso exclusivo de grandes empresas, ele deve ser usado por pequenos empresários, que tenham um mercadinho, um petshop, até por pessoas comuns, planejar onde se deve gastar o dinheiro conseguido no mês, que carreira seguir, quais os passos para se chegar lá, curso técnico, graduação, pós-graduação, isso deve ser analisado e seguido, para tomar o planejamento efetivo.

No texto do professor Roberto Shinyashiki, vimos a importância da visão, como ela pode nos ajudar á evoluir, onde uma pessoa que tem visão consegue enxergar uma oportunidade onde a maioria só consegue ver derrota. Ter uma visão para todas as coisas que os outros não acham necessárias, isso faz a diferença entre pessoas que querem realização profissional e pessoal.

Quando a oportunidade chega, temos que aproveitar e ao mesmo tempo inovar, podemos fracassar, mas mantendo o foco nas ideias, conceitos, aprimoramento, atitude, disciplina.

Com tudo isso, não devemos entregar as dificuldades encontradas no caminho dos sonhos não realizados. Pois sempre haverá oportunidades, se acreditar na visão antes dos outros, isso sim fara a diferença.

Na visão do professor Paulo Barreto o administrador do futuro, consegue fazer inovações para toda a área profissional, social e pessoal.

No século XXI os profissionais estão buscando capacitação para serem profissionais com ideias para o presente e para o futuro.

Para conseguir executar suas opiniões segurança, verdades, lealdade e sentir- se a vontade para o melhor desenvolvimento profissional e pessoal. Segundo o professor Paulo devemos sempre encontrar soluções alternativas para os problemas com os clientes, funcionários e fornecedores, e administradores em todo o ramo da profissão.

Não devemos esperar para fazer um trabalho que esteja em nosso alcance, mais sim agir imediatamente para o melhor desenvolvimento no trabalho e exercitar novas aprendizagens. Devermos ir á luta para aprender novas ideias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Depois do desenvolvimento das etapas acima, percebemos melhor nossas duvidas sobre o tema e conseguimos esclarecer através das pesquisas realizadas, vimos a importância de um trabalho deste tipo para complementar o desenvolvimento do aluno para que futuramente possamos fazer um bom planejamento seja no ambiente de trabalho ou na vida familiar.

Hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com