TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigos Científicos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  1.773 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo

Cada indivíduo é único. É capaz de aprender e ser possuidor de habilidades que, quando devidamente estimuladas e desenvolvidas, podem trazer contribuições para o grupo e para a organização como um todo. Pensando neste aspecto como deve ser estruturado o processo de aprendizagem?

As organizações estão mais exigentes e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mas também quanto às ações empresariais, pois tem cobrado transparência e responsabilidade. Sobre o ponto de vista do tema abordado “Gestor Contemporâneo e as Mudança Organizacional”, quais são as medidas que podemos identificar como tomada de decisão?

Análise de ambiente externo e interno, favorecer a troca de conhecimento e melhor interação entre os integrantes da equipe alinhando o foco do grupo ao objetivo da organização, analise de infraestrutura. O gestor contemporâneo deve ter uma visão holística de toda a empresa analisando as influencias que esta sofre de vários ângulos diferentes sem desconsiderar fatores externos de influencia como a população local, o mercado a ser atingido, os costumes...

É possível planejar as mudanças? Ou só o que nos resta é correr atrás delas?

Em sua grande maioria as mudanças podem ser planejadas, contudo, se a organização empresarial for mais flexível, horizontalizada ela pode resistir a mudanças que não eram esperadas, em decorrência de uma crise local por exemplo. Se a organização estiver antenada o mercado externo dificilmente ela será pega desprevenida quanto às mudanças mercadológicas em relação ao seu produto. É essencial que a empresa não deixe de investir em novos processos e pesquisas para não estagnar seu capital intelectual e financeiro.

Aula-tema 02: Gestão Contemporânea da Qualidade

Por que a globalização revolucionou a qualidade?

Com a abertura do comercio a nível mundial, os consumidores tiveram acesso a uma maior variedade de produtos, o que antes era limitado e imposto pela necessidade imediata passou a ter uma variedade maior, cada consumidor pode decidir sua referencia por um produto pela sua qualidade, durabilidade, cor, funcionalidade, enfim cada um pode buscar características especificas no produto desejado. De uma maneira simples a globalização aumentou a variedade dos produtos que agora precisam também de qualidade para conquistar e se manter no mercado mundial.

O que representa a Gestão pela Qualidade Total?

Desenvolvido entre as décadas de 1950 e 1980, baseia-se nos trabalhos de os autores Corsby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juram. Ele é focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-a um processo de melhoria contínua, envolvendo todas as áreas das organizações.

O que proporciona o 5S quando bem utilizado?

O 5S: seiri (senso de utilização), seiton ( senso de arrumação), seisoh (senso de limpeza), seiktsu (senso de saúde e higene) e shitsuke (senso de autodisciplina). Proporciona uma melhor consciência a necessidade de mudanças de atitudes, pensamentos, comportamento pessoal que permite através da prática, alcançar objetivos previamente propostos tanto na esfera profissional (empresa), quanto na individual (pessoal).

Aula-tema 03: Tecnologias - Terceirização, Benchmarking e Open Book Management (OBM)

1. No mundo contemporâneo, técnicas e teorias administrativas são desenvolvidas para melhorar o desempenho das organizações. Mudanças no modo de ver e administrar as organizações ocorreu no final do século passado e continuam a ocorrer. Uma das técnicas mais difundidas, nos últimos anos, é aquela por meio da qual a organização compara o seu desempenho com outra de desempenho comprovadamente superior. A idéia central é procurar novas práticas administrativas existentes no mercado e adotá-las. Essa abordagem é conhecida por Benchmarking, diante do contexto apresentado, comente:

-Quais os benefícios desta ferramenta para as organizações?

Identificar oportunidades para melhoria na empresa;

Avaliar a relação prática-performance;

Estimular à integração entre as áreas da empresa;

Motivar a equipe pelo uso do enfoque participativo;

Fornecer subsídios para o estabelecimento de metas factíveis;

Introduzir novos conceitos de avaliação;

Melhorar o conhecimento da própria organização;

Identificar áreas que devem ser objeto de melhorias;

Revisão e alteração de procedimentos da empresa;

Motivação para a melhoria da qualidade;

Estabelecer objetivos viáveis e realistas;

Criar critérios de prioridade no planejamento;

Favorecer um melhor conhecimento dos concorrentes e do nível competitivo do mercado;

Marketing da empresa;

Aprender com os outros.

- Com a utilização do Benchmarking é possível levar a organização ao sucesso e obter resultados significativos?

Sim, quando pensamos em evoluir nunca nos comparamos a casos de fracassos e o Benchmarking nos trás isso, procurar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com