TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigo: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO ...........................................................................4

1.1-Objetivo Geral:...........................................................................4

1.2-Objetivos Específicos ...............................................................4

1.3-Justificativa ..............................................................................4

2 – DESENVOLVIMENTO .............................................................4

2.1- Resultados das Pesquisas realizadas (PLT, artigos) ..........4

2.5- Implicações Éticas ..................................................................14

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................14

4- REFERÊNCIAS..........................................................................15

INTRODUÇÃO

Este desafio de aprendizagem tem por objetivos, identificar o processo administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar), possibilitar a percepção da atuação do administrador na organização, a partir de uma visão sistêmica. Espera-se que as premissas do processo administrativo, reforçadas pelas habilidades gerenciais (conceituais – humanas – técnicas), sirvam de base no desenvolvimento de competências para tomar decisões, mostrar criticamente a visão global do papel do administrador em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade.

ETAPA 1

INTRODUÇÃO

Nesta etapa, veremos as duas definições para planejamento de autores diferentes, onde a finalidade desta pesquisa e estudo é identificar todo o processo e assimilar o nosso poder de percepção de um administrador dentro das organizações, desta forma podemos analisar o contesto das ferramentas aplicadas para os mais diversos níveis de responsabilidades.

Definição 1 – Planejamento, por Adalberto Chiavenato.

O Autor Adalberto Chiavenato defende a premissa, como o próprio nome “planejamento” contempla, que as empresas ou organizações, sempre agem baseadas em estudo e não ao acaso, deixando serem guiadas pelas marés.

O planejamento é uma forma de se lidar com o futuro, mais não tentando “advinhar” o que vai acontecer, e sim analisando dados e montando um plano baseado nos históricos já vivenciados, e também observando o mercado como um todo.

Baseado neste raciocínio, o autor divide este planejamento da seguinte forma: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, onde podemos defini-los conforme a seguir.

O Planejamento Estratégico, por ser um planejamento mais abrangente e envolver toda a organização, ele possui as seguintes características: Ele é projetado a longo prazo; envolve a empresa como um todo; é definido pela alta direção da organização; e é totalmente funcional, ou seja, busca a eficácia para os resultados da organização.

O Planejamento Tático, este é realizado por um nível mais abaixo na organização, possivelmente por Gerentes, onde o esperado é o resultado em médio prazo. Todos os departamentos são mobilizados neste planejamento, pois ele é voltado para a coordenação e integração das partes.

O Planejamento Operacional, que é o planejamento a nível de Supervisão na organização, onde os resultados buscados tem que ser alcançados em prazos curtos, pois existem metas, podendo ser diárias ou semanais, ou ainda por um determinado tipo de atividade representativa para o resultado, e toda esta atividade visa este resultado focado no desenvolvimento de sua eficiência.

Definição 2 – Planejamento Estratégico por Roberto Shinyashiky.

O autor Roberto Shinyashiky ressalta a visão do futuro antes dos outros. Para o autor a visão é essencial e define que ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. O verdadeiro empreendedor consegue imaginar oque esta escondido nas entrelinhas e define o futuro como conseqüência do presente. Para Roberto shinyashiky existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Para ele deve-se dedicar a vencer a luta no presente sem se esquecer que há outra batalha no horizonte: a do imaginário para conquistar o futuro.

Segundo Shinyashiki, um vencedor não se acomoda no sucesso de hoje. Ele sabe que na garupa do sucesso sempre vem o fracasso. E se não se empenhar correrá o risco de amargar derrotas no futuro. O autor dá uma sugestão como estratégia para definir o espírito empreendedor: caminhar algum momento observando as pessoas e estabelecimentos comerciais e dar asas a criatividade imaginando produtos e serviços que possam melhorar a vida dessas pessoas e empresas.Para o autor, o imposto mais caro pode ser a falta de visão.

ETAPA 2

INTRODUÇÃO

Este desafio de aprendizagem tem por objetivos, identificar o processo administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar), possibilitar a percepção da atuação do administrador na organização, a partir de uma visão sistêmica. Espera-se que as premissas do processo administrativo, reforçadas pelas habilidades gerenciais (conceituais – humanas – técnicas), sirvam de base no desenvolvimento de competências para tomar decisões, mostrar criticamente a visão global do papel do administrador em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade.

A empresa Gênio logística foi fundada no mês setembro do ano 2005 por amigos com intuito de prestar serviços com qualidade e distribuição de material com rapidez e responsabilidade social.

E ao longo dos anos nos começamos fazer projetos sociais como entrega de brinquedos.

O nosso setor financeiro destina todo ano um orçamento de R$50.000,00 para realizar sendo totalmente planejado por uma equipe.

E neste ano nos decidimos aumentar o nosso orçamento pra R$100.000,00 e começamos planejar um evento educacional no bairro aonde esta localizada a empresa porque vimos que a comunidade necessitava de algo mais e nossa parcela de responsabilidade social e humana.

Decidimos elaborar um curso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com