TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Casos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

DIREÇÃO E CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL

Introdução

Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um organismo vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo.

Vamos abordar temas muito interessantes nessa etapa 3 da Atps de processos gerencias , ‘’Os tipos de liderança’’. Também mostraremos conceitos de estratégias, para podermos obter um resultado desejável desntro de qualquer empresa.

ETAPA 3

Passo 1

No decorrer desses anos veêm se tendo muitos conceitos sobre a evolução da liderança dentro das empresas, e com vários tipos diferentes.

Os primeiros líderes tratavam as pessoas como funcionários contratados para ocuparem cargos de acordo com horários e regulamentos internos e regras. A avaliação de desempenho envolvia diversos aspectos, como assiduidade, pontualidade e disciplina pessoal. Eram chefias, as quais, com a função de cobrar produção, exerciam seu controle sobre as pessoas com autoritarismo.

Os novos conceitos da gestão dão ênfase ao líder democrático e impulsionador de pessoas, focando conceitos modernos, como motivação, liderança, comunicação, relacionamento interpessoal e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. A avaliação de desempenho está sintonizada com a visão, metas e resultados, principalmente com a contribuição pessoal do negócio da empresa.

Passo 2

O melhor tipo de liderança, baseado no vídeo do passo 1 , seria o líder agregador , pois são profissionais que somam ideias e estímulos que nutrem a relação com a equipe, contribuindo para o crescimento de todos. Por esse motivo são chamados de agregadores. Esse tipo de líder ajuda os seus funcionários , para obter o sucesso da empresa , mostrando o caminho a ser seguido , mostrando a importância do que precisa ser feito , ser algum funcionário erra , o líder ajuda , ensina a não errar novamente .

É muito importante que as organizações desenvolvam estratégias de comunicação externa, pois há um considerável giro em torno de notícias, principalmente nos negócios, porém há diversas formas deste processo ser executado de maneira coerente e eficaz. Todas as informações que estejam relacionadas com as atividades que a empresa desenvolve podem ser comunicadas, sendo um grande risco, pois estas informações tem o sentido de promover a imagem da empresa, através da divulgação na imprensa e ações que esta realiza.

A comunicação interna existe sempre, mesmo que a sua empresa nunca tenha definido uma política de comunicação. As conversas de corredores ou durante a pausa para café são um espaço privilegiado para a comunicação interna. A diferença é que uma política de comunicação interna é uma forma eficaz de combater rumores, estimular o envolvimento dos seus empregados nos projectos da empresa e instaurar um clima de confiança.

Passo 3

Para termos uma empresa estável no futuro, devemos seguir três passo certos para que isso aconteça:

1. Análise ambiental: ou seja, análise das condições e variáveis ambientais, suas perspectivas atuais e futuras, as coações, contingências, desafios e oportunidades percebidas no contexto ambiental.

2. Análise organizacional: análise das condições atuais e futuras da empresa, recursos disponíveis e necessários (incluindo tecnologias), potencialidades, forças e fraquezas da empresa, sua estrutura organizacional, sua capacidade e competência.

3. Formulação de estratégias: ou seja, a tomada de decisões globais e abrangentes que produzirão efeitos no futuro da empresa dentro de um determinado horizonte estratégico.

O estabelecimento da Missão e dos Objetivos Organizacionais são os dois ingredientes utilizados para o estabelecimento de Diretrizes Organizacionais. Levando em consideração a Análise de Ambiente efetuada, a organização estabelece então uma missão apropriada e formulando os objetivos organizacionais de forma clara e concisa.

A Missão Organizacional é o propósito, a razão de ser da organização. Em geral nela são expressos de forma explícita ou implícita, os produtos, os clientes e os valores da organização.

Os Objetivos Organizacionais são as metas para as quais a organização está direcionada e auxiliam os administradores na tomada de decisão. Os objetivos que podem ser tanto de curto prazo como de longo prazo analisam áreas como posição de mercado, inovação, níveis de recurso, lucratividade, desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com