TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

1 PLANEJAMENTO – DEFINIÇÃO

Planejamento é a organização de planos estratégicos para a obtenção dos resultados previstos, tem como objetivo também de economizar tempo e dinheiro, obtendo assim um controle melhor do plano de ação que deve ser tomado em determinado momento, prevendo-se assim possíveis obstáculos que possam surgir durante a execução do planejamento.

Para que isso tenha o sucesso esperado, é preciso traçar um linha de trabalho para que a meta determinada através de planejamento seja alcançada no melhor tempo possível e com o menor gasto também.

Realizar o planejamento é o ponto de partida contando principalmente com a ação direta de um líder para que o caminho para a meta desejada seja linear, sendo feito dentro do prazo previsto, essas medidas devem ser tomadas para que qualquer problema que possa aparecer durante a execução seja resolvido a contento para que o planejamento seja alcançado com sucesso total.

1.1 Tipos de Planejamento

1.1.1 Planejamento Estratégico

Esse planejamento é a forma que a empresa coloca em prática o que antes estava no papel, que dizer identificar como fazer o caminho para que a empresa possa alcançar seus objetivos. O planejamento estratégico dever ser aplicado a longo prazo, esse planejamento também é utilizado para que se tenha coerência na obtenção do objetivo, neste momento a empresa como todo deve estar envolvida, principalmente o gerente de cada seção, porque tem o conhecimento profundo de cada área.

1.1.2 Planejamento Tático

Esse planejamento é parte da estrutura da organização para enfrentar os desafios estratégicos. Neste momento os gestores executivos colocam sua contribuição, fazendo a análise da organização como um todo e determinando os planos que deveram ser executados para se alcançar os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico.

No planejamento tático tem por objetivo realizar o estudo prático da análise de riscos coorporativos que podem afetar os ativos da empresa, neste momento também se compara o custo e o benefício ocorrendo com isso a possível reformulação ou até mesmo a criação de procedimentos e procedimentos, com os recursos humanos e parte técnica da empresa como um todo, e com isso somado conseguimos a efetividade e eficácia para se alcançar os objetivos determinados.

Vale ressaltar que o planejamento tático deve estar alinhado ás políticas de segurança da empresa.

1.1.3 Planejamento Operacional

O Planejamento Operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e “como fazer” focando sempre a otimização dos resultados, possibilita aos administradores visualizar e determinar ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa.

Neste planejamento se faz o detalhamento com o qual se estabelece as tarefas e operações, por seu caráter imediatista que focalizada apenas o curto prazo pela abrangência focal que aborda apenas uma tarefa ou operação.

O planejamento operacional é composto d planos operacionais para as diversas áreas e funções da empresa, elas podem ser classificadas em 04 tipos, sendo eles: procedimento, orçamento, programas ou programações e regulamentos.

Procedimento é um sistema de técnicas sequenciais que descreve como uma determinada tarefa ou atividades deverá ser executada, são demonstradas através de fluxogramas.

Orçamentos são planos operacionais relacionados com o dinheiro em um determinado período de tempo que costumam ser de um ano correspondendo ao exercício fiscal da empresa, sendo assim sua dimensão local e sua temporalidade limitada.

Programas ou programações consistem em planos que correlacionam duas variáveis: tempo e atividades a serem executadas. A programação seja simples ou complexa é importante ferramenta de planejamento no nível operacional da empresa. O programa mais simples é o cronograma, um gráfico de dupla entrada no qual as linhas configuram as tarefas e atividades e as colunas definem os períodos de tempo, geralmente dias ou meses.

Regras e regulamentos especificam como as pessoas devem se comportar em determinadas situações, salientando o que deve ou não ser feito, restringindo o grau de liberdade das pessoas em determinadas situações previstas de antemão.

Como podemos ver o planejamento operacional está voltado a otimização e maximização de resultados, observa-se que seu problema básico é eficiência, e baseia-se em planos operacionais que se distribuem nas diversas áreas da empresa no nível operacional.

2 CONFRONTO DE IDEIAS ENTRE AS MENSAGENS DOS PROFESSORES ROBERTO SHINYASHIKI E PAULO BARRETO DOS SANTOS EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO PESQUISADO NOS LIVROS PRECONIZADOS NA ATPS.

Nos passos anteriores ficou evidente a importância do planejamento e seus aspectos na organização, pois é uma ferramenta essencial para eficaz dos objetivos da mesma, ele deve ser bem estruturado de forma a cortar custos, cumprir prazos, aumentar a qualidade do serviço ou produto evitando assim perda de clientes.

O planejamento é a base para o desenvolvimento das outras funções, é o principio da administração e exige organização, direção e controle.

Através de seus tipos o planejamento abrange diversas áreas da empresa, o plano estratégico visa onde estamos e onde queremos chegar, são objetivos a serem obtidos ao longo prazo. Já o plano tático desenvolvido por gerentes, supervisores é foca do em cada departamento da empresa e o operacional que é ao de curto prazo.

Planejar é essencial para obter ascensão nos objetivos desejados, não é e nem pode ser de uso exclusivo de grandes empresas, ele deve ser usado por pequenos empresários e até mesmo por pessoas comuns, planejar os recursos adquiridos no mês, que carreira seguir, qual curso ou graduação, isso deve ser analisado e seguido, para tornar o planejamento eficaz.

Conclui-se, que, são várias as definições sobre planejamento dos vários autores lidos, contudo todos focam que o planejamento é um processo de se montar esquemas que possam da melhor maneira possível, com tempo hábil e menos gastos chegar às metas pretendidas.

3 PLANO ESTRATÉGICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com