TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Casos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  3.664 Palavras (15 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

ATPS – Processo Administrativo: As funções administrativas – Teoria e Prática

Disciplina: Processos Gerenciais

Tutor à distância: Profº. Me Ademir Cavalheiro Leite

Tecnologia em Logística

Tutor Presencial: André Wander da Silva

MÍDIAN SAMPAIO ARAGÃO DA SILVA – RA 6946461822

TATIANA PEREIRA DOS SANTOS – RA 1299501872

PEDRO OSVALDO DO AMARAL – RA 6394242066

LUIZ FERNANDO DA SILVA – RA 6945454612

WAGNER FERREIRA LEME – RA 7985730139

Campinas / SP

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

1. FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO 04

2. PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO 04

2.1 DESAFIO: PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 05

3. PROCESSO ADMINISTRATIVO: DIREÇÃO 06

4. PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE 07

5. ANÁLISE DAS LEITURAS PROFºs Antonio Cury e Susana Brito 08

6. IMPLICAÇÕES ÉTICAS 08

CONSIDERAÇÕES FINAIS 09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

Nosso objetivo é sistematizar o Processo Administrativo (organizar, planejar, coordenar e controlar) por meio da elaboração de um relatório com um plano estratégico para a realização de um Projeto de Extensão Universitária. Definido o planejamento e a organização, vamos mostrar como atua a direção e o controle, itens esses que são importantes para manter e motivar a Empresa. Ao final, esperamos que as premissas do processo administrativo, reforçadas pelas habilidades gerenciais (conceituais – humanas – técnicas), sirvam de base para a aprendizagem das demais disciplinas. Também, esperamos favorecer o desenvolvimento de competências do profissional para tomar decisões, atuar como consultor, empreender, pensar criticamente e ter visão global do papel do Administrador em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade.

Bons estudos!

1. FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO

Definição 1 FONTE 1

CARLOS ALBERTO DE FARIA

É o ato ou efeito de planejar. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiros e métodos determinados; planificação. Elaboração por etapas, com bases técnicas (especialmente no campo (socioeconômico), de planos e programas com objetivos definidos; planificação). CHIAVENATO, Idalberto.Administração: teoria, processo e prática. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007; PLT 302.

Definição 2 FONTE 2

Prof. MARCIO EDUARDO CORREA SAMPAIO

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. MONTANA, Patrick J. ; CHARNOV, Bruce H; Administração. Tradução Cid Knipel Moreira: Revisão técnica Álvaro Pequeno da Silva. 2ª Ed.São Paulo: Saraiva,2003.

2. PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO

É muito importante o processo de organização, pois o planejamento estratégico é realizado em conjunto com outros setores, porém com o mesmo objetivo.

Sendo assim, uma empresa privada, ou uma organização não-governamental,precisa haver um objetivo em comum.

São necessários quatros Processos Administrativos para execução de qualquer empresa, inclui- se também no nosso Projeto Universitário, são eles:

1) PLANEJAMENTO: Determina previamente um grupo de pessoas no que se deve fazer e quais as metas projetadas.

2) ORGANIZAÇÃO: Alicerce da empresa une pessoas e também equipamentos para realizar o trabalho de acordo com o planejamento elaborado.

3) DIREÇÃO: Guia e coordena o trabalho do grupo.

4) CONTROLE: Examina se tudo que está sendo feito esta de acordo com o planejamento e com as ordens que foram dadas.

“Organização é extremamente importante, pois o planejamento estratégico normalmente é realizado no âmbito de uma organização”. Maximiano (2006) enxerga uma organização como um conjunto de recursos (humanos, financeiros e materiais) que busca realizar um mesmo objetivo.

Tanto ‘decidir’ quanto ‘fazer‘, o grupo deve também se preocupar-se com os processos de decisão e com os Processos de ação. A tarefa de decidir permeia a organização administrativa como um todo, praticamente com a mesma intensidade da tarefa de fazer – na verdade ela está intimamente integrada com a última. “Uma teoria geral da Administração deve incluir princípios de organização que assegurem tanto um processo correto de tomada de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com