TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigos Científicos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Simplificadamente pode-se dizer que o planejamento é uma forma de organizar ideias com relação a certo tema e estabelecer objetivos e metas, com o proposito de se atingir um determinado resultado. Desde que o mundo é mundo, o ser humano utiliza, mesmo que intuitivamente, alguma forma de planejamento para sobreviver e mais, para antecipar-se a eventos, tomando decisões que lhe pareçam as mais acertadas.

O homem esta em constante busca de novas invenções e mudanças. O futuro desperta a imaginação das pessoas, tanto em razão da própria curiosidade, inerente ao homem, quanto ao medo causado pela insegurança desse contexto mutável em que estamos inseridos.

2veja o futuro antes dos outros por Roberto Shinyashiki

Quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, seus amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem.

Visão é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só veem problemas.

Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças.

O verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que esta escondida nas entrelinhas. Ele se antecipa, para as pessoas comuns o ano de 2015 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é consequência do presente.

• 2.1 O desafio do administrador do futuro

O administrador foi no passado mero supervisor de pessoas e tocador de atividades rotineiras. Isso foi na Era Industrial. Hoje, na Era da Informação, o administrador teve seu papel fortemente ampliado. Para tanto, ele precisa reunir certas competências a fim de alcançar resultados. Suas competências repousam em habilidades conceituais, humanas e técnicas que precisam ser ajustadas ao nível da organização na qual vai utiliza-las. Um administrador pode produzir bons resultados em uma empresa e não o conseguir em outra. É necessário ajustar seu estilo ao contexto que se encontra e aos objetivos futuros.

1 O que é planejamento?

Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõem. Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequencia apropriada.

Planejamento também se define o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizadas para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos, que tem que ser detalhado com planejamento prévio, o que da um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.

Quando se usa o planejamento, quando realmente se envolve esse processo na produção de um produto, temos que saber que devera funcionar exatamente como foi planejado e organizado dentro do processo que envolve o mesmo. Quando se planeja, deve-se ter paciência e tranquilidade para poder executar todos os passos do processo e não inventar coisas que fujam do processo ou que não forma parte do planejamento. Deve-se planejar antes sobre papel; relacionar tuto que se quer fazer antemão, quando e como vai realizar cada passo. Não improvisar e antecipar todas as probabilidades que podem gerar o planejamento.

2 Quais os tipos de planejamento? (tipologia)

Quanto á natureza:

- Planejamento Estratégico

- Planejamento Tático

- Planejamento Operacional

Planejamento Estratégico: Fixa a natureza da organização: missão, estratégias e objetivos.

Responsabilidade: direção geral (alta administração).

Planejamento Tático:

Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos (projetos, ações etc.).

Responsabilidade: executivos da diretoria e subordinados (nível médio).

Planejamento Operacional:

Objetiva aperfeiçoar as operações, elaboração de procedimentos, visando à realização dos planos estratégicos e táticos.

Responsabilidade: chefes de departamento (nível baixo)

Planejamento quanto ao nível de implantação:

-Macro

-Micro

-Misto.

Conclusão

Podemos ver então de uma maneira geral que os processos produtivos eram repetidos por centenas de anos, ate que uma ruptura, uma invenção, um novo processo fosse introduzido. A época moderna pode ser considerada como uma época de “revolução social” cuja base consiste na “substituição do modo de produção feudal pelo modo de produção capitalista”.

Desta forma, mais do que nunca, planejar é fundamental.

Bibliografia

CROSSAN, M., LANE, H. W., WHITE, R. E... Organizational Learning: toward a theory. London, Richard Ivey School of Business, p. 1-43, may 1998

DODGSON, M. Organizational learning: a review of some literatures. Organization Studies, v. 14, n.3, p. 375- 394, 1993.

GARVIN, D. Building a Learning Organization. Harvard Business Review, p. 78-91, 1993.

GOLD, L. A empresa que aprende baseada no conhecimento. In: CLARKE, T., MONKHOUSE, E. Repensando a Empresa. São Paulo: Pioneira, 1995, p. 119-137.

MCGEE, J, PRUSAK, L. Gerenciamento Estratégico da Informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

MALONE, T. W., MORTON, M. S. S, HALPERIN, R. R. Organizing for the

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com