TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Ensaios: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  6.969 Palavras (28 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 28

Universidade Anhanguera – UNIDERP

TECNOLOGIA EM MARKETING

FALCULDADE TECNOLOGICA ANCHIETA

PROCESSOS GERENCIAIS

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROFESSOR: ADEMIR LEITE

1 - GRUPO:

Claudia

Cintia M Ramos Rocha\ RA 7702632799

Daniel M Cunha\RA 7599595505

Denise Euclides Silva\ RA 7376562546

Juliana

2 – INTRODUÇÃO

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

Favorecer a aprendizagem, estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado, oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

Para isso devemos conhecer e aplicar as descritas a seguir:

- Conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia.

- Atuar em equipes multidisciplinares.

- Avaliar criticamente a operação dos sistemas.

- Identificar, formular problemas de engenharia.

3 DESAFIO

Este desafio consiste em desenvolver um projeto de extensão Universitária, com possibilidade de execução futura. Durante a realização de cada etapa deste desafio, os alunos vivenciarão a aplicação do conhecimento da disciplina, de formar que terão oportunidade de estruturar as premissas do processo administrativo, descobrindo como se pode planejar, organizar, coordenar e controlar as ações gerenciais. Este desafio deve facilitar que os alunos percebam como se dá atuação do administrador na organização durante o exercício profissional. Também deve influenciar na noção de aplicação do conhecimento universitário em beneficio da sociedade, por meio da proposta do projeto a ser criado.

Ao final, espera – se que as premissas do processo Administrativo, reforçadas pelas habilidades gerenciais ( conceituais – humanas – técnicas ), sirvam de base para a aprendizagem das demais disciplinas do curso de administração. Espera – se também, favorecer o desenvolvimento de competências profissionais para tomar decisões, atuar como consultor, empreender, captar e aplicar recursos, pensar criticamente e ter visão global do papel do administrador em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade. E, ainda, despertar o exercício da cidadania, por meio de propostas que possam de alguma forma beneficiar a comunidade em que estão inseridos.

4– OBJETIVO

Desenvolvimento de um Projeto de extensão Universitária

Etapa 1

Passo 1

Fundamentos da Administração

A seguir iremos relacionar algumas definições;

De acordo com o PLT empresa representa um tipo de organização focada em lucros, que vem sofrendo mudanças no decorrer dos anos. Pontuam que não existem duas empresas semelhantes, pois a principal característica de uma empresa é a sua diversidade. Citam que dentro do mesmo ramo de atividade as empresas se utilizam de tecnologias diferentes, tanto para produzir bens ou serviços dos mais variados como forma de atender diversos tipos de mercado e público. Já Patrick J. Montana & Bruce H.Charnov em administração afirmam que uma empresa existe com propósito de atender principais as necessidades e desejos do cliente, para desse modo ser inserida no mercado. Para isso é necessário ter um produto foco e saber a direção que ela quer tomar tanto no objetivo como na estratégia de mercado. Também pontuam que a estratégia dever saber o alcance que o produto deve chegar e qual mercado empresa vai atuar. Em contra partida Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn frisam a empresa como; um grupo de pessoas que se constituem de forma organizada para atingir objetivos comuns. Eles também citam algumas definições como universidade, hospitais, escolas, creches sempre frisando pessoas em uma execução organizada. De acordo com o grupo a definição de empresa é:

Todo tipo de organização focada em lucros, porém hoje não só em lucros mais também em PESSOAS. Também entendemos como ponto positivo e entendemos como empresa padrão de sucesso, a adversidade e a velocidade de adequação no mercado, ou seja, a velocidade em que as coisas acontecem e a dinâmica em que essa empresa se adequa ao mercado sem impacto para o cliente externo e interno. Ou seja, inovação, porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com