TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigo: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. PLANEJAMENTO....................................................................................................4

3. O QUE É PLANEJAMENTO....................................................................................5

4. QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO...............................................................5

5. PROCESSOS ADMINISTRATIVOS - ORGANIZAÇÃO ......................................5

5.1 CONTROLE...............................................................................................................6

5.2 IMPLICAÇÃO ÉTICA..............................................................................................7

6 DIREÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES...........................................................................7

6.1 DIREÇÃO..................................................................................................................7

6.2 CONTROLE...............................................................................................................8

6.3 DESENVOLVIMENTO............................................................................................8

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................8

8 . CONCLUSÃO...........................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo adquirir conhecimentos relacionados aos fundamentos e teorias da administração comparada aos acontecimentos atuais.

A diversificação de informações proporcionará ao grupo um conhecimento amplo do tema proposto.

Faremos um apanhado geral de elementos e fatores necessários para que uma organização possa ter um desenvolvimento mais eficiente com planejamento e eficácia de seus administradores, sempre com o intuito de alcançar todos os objetivos.

Livro – Administração - Montana e Charnov - Editora Saraiva.

Livro Texto – Administração – Idalberto Chiaverato – Editora Elsevier

Fazendo um comparativo das definições de planejamento nos livros citados acima vemos que ambos querem dizer a mesma coisa, ambos têm o mesmo “objetivo”, porem no livro texto de Idalberto Chiaverato explica de uma maneira bem minuciosa e detalhada cada definição de planejamento, já no livro de Montana e Charnov a explicação é mais objetiva e direta.

Sobre o planejamento estratégico, um ponto que consta no livro texto de Idalberto Chiaverato e não consta no livro de Montana e Charnov é que o planejamento estratégico precisa ser desdobrado em planos táticos desenvolvidos no nível intermediário da empresa e, além disso, cada plano tático precisa ser desdobrado em vários planos operacionais desenvolvidos no nível operacional da empresa, detalhando minuciosamente cada tarefa ou atividade a ser executada.

Sobre planejamento operacional, outro ponto que consta no livro texto de Idalberto Chiaverato e não consta no livro de Montana e Charnov são os fluxogramas, que são procedimentos em geral transformados em rotinas e expressos na forma de fluxogramas, que são gráficos que representam o fluxo dos procedimentos.

2. PLANEJAMENTO

A definição do planejamento é essencial, pois nele são tomadas decisões e sua elaboração ocorre no presente, toda empresa deve estar engajada no seu desenvolvimento para que seus resultados no futuro sejam os planejados.

Análise do artigo Veja o futuro antes dos outros

No artigo Veja o futuro antes dos outros, diz que o verdadeiro empreendedor deve saber enxergar a oportunidade e que o mesmo deve possuir um modo de visão que enxerga o futuro no próprio presente.

‘Para as pessoas comuns, o ano de 2015 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é conseqüência do presente. ’

Análise do artigo O desafio do administrador do futuro

O planejamento possibilita avaliar melhor o caminho que estamos almejando, fazendo com que as nossas metas sejam traçadas uma a uma dando tempo de refaze-lás quantas vezes forem necessárias. Na administração da vida procuramos fazer melhor a cada dia e sempre buscar onde ficou o erro deixado pra trás. Surge então a necessidade de termos a visão do futuro, por isso existem os que fazem e os que pensam em fazer.

No artigo O desafio do administrador do futuro, diz que o administrador do futuro que não foi criado e educado no século XXI terá muito trabalho, pois a nova geração vive agora com informações instantâneas, fazem inúmeras tarefas ao mesmo tempo, agem de forma completamente diferente dos líderes de hoje que foram criados e educados antes dos anos 90. Farão o melhor possível e o quanto for necessário para desenvolverem uma boa qualidade de vida e ao mesmo tempo exercerem sua função profissional perfeitamente.

3. O QUE É PLANEJAMENTO ?

Planejamento é avaliar os caminhos, decidir qual a melhor forma de fazer, quando fazer e quem fazer para se alcançar com sucesso o objetivo estipulado.

É o estudo para se alcançar objetivos e decisões a fim de identificar onde a empresa deseja chegar, uma vez que os objetivos forem traçados, chega o momento de colocar em prática seu desenvolvimento; O planejamento se define em quatro princípios: função de precedência, abrangência, eficiência eficácia e efetividade.

4. QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO?

• Planejamento Estratégico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com