TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Pesquisas Acadêmicas: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA1

1. CONCEITO DE EMPRESA

Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).

As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem. Deste modo, deparamo-nos com as empresas do setor primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso das agrícolas, pesqueiras ou pecuárias), as empresas do sector secundário (dedicadas à transformação de matérias-primas, como acontece com as industriais e as da construção civil) e as empresas do sector terciário (empresas que se dedicam à prestação de serviços ou ao comércio).

Outra classificação igualmente possível para as empresas é de acordo com a sua constituição jurídica. Existem empresas individuais (que pertencem a uma única pessoa) e societárias (constituídas por várias pessoas). Neste último grupo, as sociedades, por sua vez, podem ser anónimas, de responsabilidade limitada e de economia social (as chamadas cooperativas), entre outras.

As empresas também podem ser definidas de acordo com a respectiva titularidade do capital. Assim, mencionaremos as empresas privadas (cujo capital está nas mãos de particulares), as públicas (controladas pelo Estado), as mistas (o capital é partilhado por particulares e pelo Estado) e as empresas de autogestão (ocapital é propriedade dos trabalhadores).

A gestão de empresas, no que lhe diz respeito, é uma ciência social que se dedica ao estudo da organização destas entidades, analisando a forma como são geridos os seus recursos, processos e os resultados das suas atividades.

2. CONCEITO DE GESTOR

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

Segundo o conceito clássico, desenvolvido por Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planeamento, da organização, da liderança ou direção e do controlo, a fim de atingir os referidos objetivos.

Daqui se conclui que o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelecem as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando (ou liderança) e de controle.

3. CONCEITO DE EMPRESARIO

Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividadeeconômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. (Art. 966).

4. PORQUE AS EMPRESAS SÃO CONSIDERADAS SISTEMAS ABERTOS ?

De acordo com Administração Sistêmica, ou seja, a empresa ou organização é vista como um sistema onde tudo está relacionado a um objetivo em comum.

Toda a companhia trabalha para um objetivo comum.

5. O QUE É MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão é a definição do proposito de existência de uma empresa em missão definimos: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem a empresa faz?

Para que a empresa tenha esse conceito de missão incumbido em seu sistema é necessário que a empresa não abra mão da linha a ser seguida. A missão é basicamente a razão de ser do seu negócio. Ela pode ser alterada com o tempo e é difícil encontrar uma companhia que leve sua missão intacta por um logo período de tempo, isso ocorre devido os rumos que o mercado toma.

Importante ressaltar a missão interfere nos stakeholders (interesses que a empresa possui) que por sua vez devem ter a haver com os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

A visão é algo responsável por direcionar a organização. A visão é a projeção criada pela companhia de direção desejada, o caminho a ser seguido, objetivo a ser traçado de médio e longo prazo, e como a empresa espera ser vista por todos ao fim desse período de tempo.

Perguntas como: Aonde você quer chegar daqui determinado tempo? Quer ser o que? São fundamentais para o conceito de visão, pois é dentrodesse conceito que se baseia a visão que empresa deve seguir.

Vale ressaltar que algumas definições de visão como, por exemplo:

“Atuar no mercado visando crescimento, baseando-se na ética e qualidade, procurando fazer bem tudo aquilo que faz” não possuem data específica exemplos como essas são consideradas visões de continuidade ou permanente.

Mesmos esse tipo de visão deixa bem claro que estamos trabalhando com continuidade, ou seja, uma constante busca mesmo que o objetivo inicial seja atingindo.

Valores são bases que representam os ideais, filosofia e comportamento e resultados que devem estar presentes nos funcionários e nas relações da empresa com clientes, fornecedores e parceiros.

Por definição valor pode ser tanto um titulo negociável como uma definição de quantidade.

Valores definem quais atitudes tomar diante de determinadas situações os valores de uma empresa devem ter impacto nos colaboradores, parceiros e clientes.

EMPRESA BONITA LTDA

5.1 Missão:

Interagir com a beleza natural que cada um(a) de nós já possui. Para que a sua auto-estima e alegria possam brilhar ainda mais, realçando a pessoa bonita que você é.

5.2 Visão:

Ser reconhecido como um ótimo salão de beleza. Onde a nossa busca por conhecimento e atualização seja constante Neste ramo, em que a exigência por ótimos serviços com ótima qualidade é rotineira, possamos nos superar para atender cada vez mais as expectativas e oferecer aos nossos clientes um serviço ainda melhor.

5.3 Valores:

Zelo –Respeito e honestidade no trato com clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com