TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos discorrer sobre o processo de recrutamento e seleção de pessoas, como este vem influenciar nos resultados de uma empresa, com o aumento da competitividade no mercado. Logo uma empresa deverá buscar profissionais capacitados e qualificados na obtenção de excelência na qualidade e atendimento, onde a melhor oferta no mercado será mantida como um diferencial, pois empresas são compostas de pessoas e não somente de equipamentos. Em contrapartida o candidato é obrigado a preencher todos os requisitos da vaga pretendida.

Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

DESENVOLVIMENTO

Conceito de Recrutamento

Segundo Chiavenato (1985), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.

Podemos concluir que é a identificação e capacitação de candidatos altamente qualificados e capazes para ocupar cargos dentro de uma organização, de acordo com a necessidade do setor de recursos humanos. O recrutamento pode ser interno e externo

Conceito de Seleção

Após o recrutamento a etapa seguinte é a seleção. É preciso saber diferenciar os melhores dentre os candidatos. Esta seleção é muito difícil e deve ser exercida por pessoas altamente instruídas com extremo grau de profissionalismo e capacitação para evitar conseqüências trágicas para empresa. Para a elaboração de um bom recrutamento e seleção a empresa deverá ter a certeza do que a organização precisa em termos de pessoas, o que o mercado de RH pode oferecer e quais as técnicas de recrutamento que se deve aplicar. Pois sem estas informações, nem o candidato nem o gestor de RH terão condições de tomar uma decisão, por uma equipe de trabalho, e não terão uma excelência na qualidade e no atendimento.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho está ligado ás pessoas que procuram emprego especializado ou não (Mão de Obra), com empresas (Pessoas Jurídicas) que oferecem emprego.

A procura e a oferta destes elementos é o que faz o mercado de trabalho dentro de uma região.

A qualificação de profissionais ou a falta delas interfere diretamente no custo da produção, pois em determinado momento pode ocorrer uma baixa na economia. É a lei da ofertas e da procura. Quando a demanda por trabalho é maior que a oferta os salários aumentam, quando a oferta por trabalho é maior que a demanda, os salários diminuem. Pois o mercado de trabalho se renova todo dia, por esta razão precisamos acompanhar ficar atento às mudanças do mercado as novas regras, as relações de competitividade, as exigências da globalização, investir em atualização, reciclagem de conhecimento já que acontece muito rapidamente na sociedade.

Mercado de Recursos Humanos

São as pessoas que se candidatam a determinados cargos, especializadas, com conhecimentos e capacidades necessárias para pleitear o cargo. O mercado de trabalho e o mercado de RH são fortes aliados na busca de vagas e candidatos disponíveis e preparados para o recrutamento e seleção de pessoal. Onde a oferta e procura são relevantes na rotatividade de pessoal ( turnover ). Com o mercado competitivo é necessário que o candidato esteja bem preparado na hora da entrevista, caso contrário ele não entrará no mercado de trabalho.

Procedimentos de seleção

Entrevista

Formulário de inscrição ou proposta para emprego,

Currículo vitae,

Aplicação de testes: Psicológicos, conhecimentos gerais e profissionais;

Entrevista final após as provas ou testes.

Justificativa

O recrutamento e a seleção têm grande importância na vida de uma empresa, porque depende destes processos para que esta tenha sucesso. No mundo competitivo é preciso que se abram vagas para candidatos e que estes candidatos estejam qualificados e preparados para essa competitividade. Faz muita diferença a busca por profissionalismo na atualidade, pois as empresas estão em busca de melhores resultados, produtos com maior qualidade, inovação, excelência na qualidade e no atendimento ao cliente, cumprimento dos prazos estabelecidos, preços bons, entre tantas outras variedades do mercado. As empresas estão cada vez mais investindo no capital humano, pois tem papel de suma importância dentro das organizações. Por esta razão se faz necessário que o recrutamento e seleção seja feito por um gestor altamente capacitado, que vá analisar cada currículo antes da entrevista, preparando cada o local, que seja desprovido de pré conceitos, paternalismo, ouvir atentamente o entrevistado, entre outros cuidados que o entrevistador deverá ter, pois dessa entrevista depende o futuro da empresa e qualquer erro poderá trazer sérias conseqüências para essa empresa.

FICHA DE DESCRIÇÃO DE CARGOS

Descrição de cargo - Modelo

Descrição de Cargo

1. Identificação Data:

Cargo:

Nome do Ocupante:

Departamento:

2. Missão do Cargo

3. Responsabilidades

:

4. Assinaturas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com