TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Tese: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  Tese  •  3.229 Palavras (13 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 13

Unidade de Aprendizagem: 4

Curso: Tec. Processos Gerenciais.

Professor: Enzo de Oliveira Moreira

Nome do estudante:

Data: 06.08.2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Confira no quadro abaixo as principais características de cada uma das fases propostas por Greiner (1998), enfatizando o foco da gerência, estrutura da organização, estilo da alta administração, sistema de controle e ênfase da remuneração gerencial.

Quadro 1 - Características das fases do ciclo de vida das organizações

Fonte: GREINER, Larry E. Evolution and revolution as organizations grow. Harward Business Review. v. 10, n.4, 397-409, 1998.

Fase 1 - Criatividade

Fase 2 - Direção

Fase 3 - Delegação

Fase 4 - Coordenação

Fase 5 - Colaboração

De acordo com o que você estudou sobre o ciclo de vida das organizações e com o quadro acima, apresente o caso de uma empresa (real ou fictícia) e caracterize cada fase do ciclo de vida desta organização, destacando pelo menos duas características de cada fase. (5,0 pontos)

ANG TRANSPORTES (Empresa fictícia)

Teve inicio em julho de 1993 pelos sócios Antônio (com formação em logística), e Guilherme (com formação em administração de empresas) com a missão de transportar e entregar peças automotivas para uma montadora de automóveis. Antônio sonha com uma grande transportadora já o Guilherme almeja ganhar dinheiro e melhorar de vida.

O investimento inicial foram (02) dois caminhões (01) um computador e ferramentas para fazer a manutenção preventiva e corretiva dos veículos, nesse período Antônio e Guilherme são os únicos funcionários da ANG TRANSPORTES e realizam todas as tarefas da empresa inclusive o controle dos custos e dos resultados obtidos.

PRIMEIRA FASE- Criatividade

ANG TRANSPORTES é uma empresa informal onde os sócios executam todos os trabalhos e definem estratégias para crescer. Inicialmente parecia fácil, mas com os curtos prazos estabelecidos para as entregas ficou difícil conciliar todas as tarefas pertinentes ao dia-a-dia da empresa e familiares, surgindo então à necessidade de mudanças.

SEGUNDA FASE-Direção

Para a ANG TRANSPORTES continuar com sua missão e visão os sócios tiveram que tomar medidas administrativas então formalizaram a empresa e contrataram três funcionários sendo eles dois motoristas e uma secretária e então assumiram outras funções, o Antônio passou a ser responsável pela logística, operações em campo e programas de manutenção para os caminhões, o Guilherme assumiu a área administrativa financeira e contábil e assim controlando os custos e implementando um sistema de grade salarial de acordo com a competência de cada funcionário.

TERCEIRA FASE-Delegação

Diante dos bons resultados alcançados e bons serviços prestados o volume de trabalho aumentou muito e a ANG TRANSPORTES decidiu adquirir mais (05) cinco caminhões para atender a demanda, porém o fato de crescer levou a empresa a desenvolver relatórios mais detalhados dos lucros e despesas e assim medir com precisão a eficiência e a eficácia da organização.

QUARTA FASE-Coordenação

Nesta fase a ANG TRANSPORTE já anda a passos largos e necessita de um olhar para o futuro, os sócios então decidem que devem investir em um planejamento antes de tomar qualquer medida e também dar aos funcionários o direito a participação nos lucros obtidos.

QUINTA FASE-Colaboração

Com o mercado cada vez mais competitivo houve a necessidade da capacitação e a participação de todos os envolvidos no negócio da empresa com o intuito de antecipar os problemas e alcançar os objetivos propostos, para tanto foram estabelecidas metas e bônus para as equipes com maior êxito.

2. Como você estudou nesta disciplina, o planejamento estratégico é o processo utilizado para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando à otimização da interação com o ambiente e a atuação de forma inovadora e diferenciada.

Com base neste conceito e nas etapas de elaboração de um planejamento estratégico, escolha uma empresa (real ou fictícia) e desenvolva o planejamento estratégico da mesma, respondendo as questões que seguem: (5,0 pontos).

I - A empresa

a) Como esta empresa pode ser classificada quanto ao setor econômico a que pertence?

R: Esta empresa pertence ao setor terciário, pois é uma revendedora e prestadora de serviços.

b) Esta empresa pode ser classificada quanto à origem e a aplicação dos seus recursos?

R: É uma empresa do segundo setor, tem fins lucrativos e utiliza o dinheiro para fins privados.

c) Como esta empresa pode ser classificada quanto ao seu tamanho (faturamento anual)?

R: É uma empresa de pequeno porte, fatura anualmente menos que R$ 2.400.000,00.

d) Qual o nome da empresa e em que ramo de negócios ela atua?

R: MULTI SERVICE empresa prestadora de serviços em manutenção e reparos de máquinas pesadas para o sul do Brasil.

II - Planejamento estratégico

a) Defina por que esta empresa está precisando de um planejamento, quem deverá desenvolvê-lo e quais as expectativas dos envolvidos em relação aos resultados do planejamento.

R: Embora seja uma empresa de pequeno porte a MULTI SERVICE está em constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com