TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigos Científicos: Processos Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

PROCESSOS GERENCIAIS ETAPA 02 /03/04

Planejamento de projeto de extensão universitária, na comunidade onde a faculdade se encontra inserida.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS PARA CRIANÇAS CARENTES

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. PLANEJAMENTO

2.1. TIPOS DE PLANEJAMENTO

2.2. ORGANIZAÇÃO

2.3. ORGANIZAÇÃO DE EVENTO PARA CRIANÇAS CARENTES

2.4. DIREÇÃO

2.5. DIREÇÃO DO EVENTO

2.6. CONTROLE

2.6.1. IMPLICAÇÕES ÉTICAS DO CONTROLE

2.7. PROCESSO ADMINISTRATIVO: AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

2.8. CONFRONTO DAS MENSAGENS DE ROBERTO E PAULO BARRETO

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é aplicar os conhecimentos aprendidos sobre o Processo Administrativo, sabendo planejar, organizar, direcionar e controlar (P.O.D.C.) as ações gerencias. Será elaborado um evento para uma comunidade carente na região de Niterói e São Gonçalo, com ele será aplicado o conhecimento da disciplina, demonstrando o quanto é importante administrar bem um trabalho qualquer que seja, para que se possa ter resultados positivos.

2.PLANEJAMENTO

Planejar é o primordial! Antes de executar qualquer “ideia”, é importante projetar um planejamento antes, pois isso propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisões, tendo assim resultados positivos.

Planejamento é algo que pode ser estendido a toda a empresa em todas as atividades exercidas na mesma, para alcançar os objetivos traçados e evitar possíveis falhas, como tais exemplos: atrasos na entrega de matéria-prima e conseqüentemente dos pedidos na produção; se planejar, é se projetar e pensar antes de executar, ter estratégias para agir em situações diferentes, tanto se for atingido os resultados esperados ou não, pois mesmo se projetando para que tudo dê certo, pode acontecer imprevistos por isso deve-se estar preparado para toda e qualquer situação.

Observa-se que Stoner e Chiavenato pensam de forma semelhante. Segundo Stoner (1999, p.5): Planejar é pensar de forma antecipada, se basear em algum método e não em palpites, é o que define o melhor procedimento pra alcançar os objetivos. Chiavenato (2000, p.195), seguindo a mesma linha de raciocínio e, afirma que: O planejamento é a base para as demais funções a serem realizadas. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.

É importante que o planejamento seja sempre controlado e alimentado com resultados e soluções, para obter-se sempre melhores resultados para toda companhia.

2.1.TIPOS DE PLANEJAMENTO:

Estratégico: É genérico e sintético; envolve a visão global da empresa, geralmente é um planejamento a longo prazo que proporciona direção para os demais, analisa as competências organizacionais e os desafios que se pretende atingir. É de grande responsabilidade, comprometendo a empresa em um todo. Com o planejamento estratégico é possível construir uma visão de futuro, sabendo-se assim onde se quer chegar, tentando manter sempre uma melhoria contínua, qualidade, eficiência, persistência e comprometimento.

Tático: Está alinhado ao planejamento estratégico sendo de prazo médio, é menos genérico e mais detalhado, abordando cada local de trabalho ou cada unidade de custo separadamente. São desenvolvidos pela gerência e tem como finalidade a utilização de forma eficiente de todos os recursos. Diferente do estratégico é passível de reversão. Segundo Chiavenato (1994): O planejamento representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos.

Operacional:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com