TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Trabalho Universitário: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O trabalho a seguir destaca o que é o planejamento, e quais os tipos de planejamento, de acordo com cada autor. Veremos que planejar é ter uma visão de futuro é fazer planos para o presente e à longo prazo, tanto para a vida profissional quanto para vida pessoal (familiar).

O planejamento é ferramenta muito importante para o empreendedor do futuro, pois só dessa forma será possível criar estratégias para alcançar o sucesso.

O que é planejamento

Planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente o que serve de base para as demais funções como organização, direção e controle. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível, pois trata-se de um modelo teórico para a ação futura. (Idalberto Chiavenatto, 2007).

De acordo com (Robbins 2000) planejar é compreender a definição de metas de uma organização, estabelecer estratégias para atingir essas metas e desenvolver hierarquias de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades futuras, definindo o que fazer, como fazer, e quais serão os meio à serem adotados para atingir o sucesso desejado.

Para Shinyashiki, o empreendedor que não tem planejamento ele tende a fracassar, pois planejar é criar soluções e saídas, para o presente e enxergar as possibilidades para futuro, é buscar o sucesso não se acomodando com a situação atual.

Segundo o Prof. Paulo Barreto Dos Santos, a globalização está ai, e o administrador, o profissional do futuro que quer ter uma carreira brilhante, deve está sempre conectado, buscando sempre mais conhecimento deve olhar para o futuro e ter a percepção de como será esse futuro. E o jovem empreendedor se encaixa nesse perfil, pois está preocupado em ter um equilíbrio de vida, se dedica a profissão, aceita desafios, sabe delegar, trata todos com igualdade e respeito, ele planeja toda a sua vida.

De formas diferentes todos esses autores falam de visão de futuro, de planejamento para se alcançar o sucesso dentro da empresa.

Tipos de planejamento

O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso exista uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento.

Planejamento estratégico é um conjunto de tomadas deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar todas as empresas por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo é mais abrangentes e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional, (Chiavenato 2007).

Planejamento Tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócios da empresa. Como tal ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso.

Planejamento operacional se preocupa basicamente com "o que fazer" e com o "como fazer"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com