TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais E Étca Comportamentacional

Pesquisas Acadêmicas: Processos Gerenciais E Étca Comportamentacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  3.744 Palavras (15 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Nesta etapa da ATPS, iremos mostrar a vantagem e desvantagem de acordo com a aplicação de Ética e Controle no projeto de Extensão Universitária juntamente com os Dados Estatístico de um Planejamento; O orçamento base para administração dos brasileiros.

Englobaremos estes três itens nesta etapa para darmos uma finalização deste estudo, explicaremos de uma forma sucinta e de fácil entendimento para visar o ponto de vista, dos autores, sobre diferenças, semelhanças, prós e contras de uma organização Ética e um Controle administrativo da mesma.

ETAPA I

PROCESSO ADMINISTRATIVO: PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Mostraremos ao decorrer da pesquisa o que Chiavenato e outros dois autores relatam sobre planejamento empresarial, os tipos existentes, suas diferenças e semelhanças.

Para Crichton a visão de planejamento estratégico define em três níveis, identificando que os resultados seguem em uma soma de planejamento e controle. Pois, para ele o planejamento nada mais é do que uma pirâmide, onde possui a cúpula seguida de intermediários e base. Kotler, não pensava diferente, missão e valor para empresa estavam diretamente ligados ao planejamento estratégico da empresa, que identificava o caráter da mesma. Crichton e Kotler, por sua vez caracterizaram planejamento como costume interno que a empresa possui, criando uma visão cartesiana.

Chiavenato mostra que Planejamento Estratégico vem por longo prazo e esta ligada a objetividade da empresa, que necessita ser clara, para definir e prevenir metas a serem atingidas pela empresa. A autor também mostra os demais tipos de planejamento ao longo da pesquisa juntamente com planos e procedimentos próprios para o mesmo, seja estratégico, tático ou operacional.

Segundo Chiavenato, o planejamento de uma empresa é definir objetivos, analisar a empresa, desenvolver objetivos para o futuro, identificar estratégias para alcançar esses objetivos e programa-los na empresa. Para se alcançar esses objetivos, são formados três tipos de planejamento estratégico, tático e operacional.

Cada um desses planos foi minuciosamente analisado por Chiavenato, e foi abordado de maneira simples e objetiva:

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO: É projetado para o longo prazo e se forma em nível institucional, ou seja, é a cúpula da organização, abrange toda a organização implementando a visão sistêmica, abrange todos os recursos e as áreas de atividade da empresa para alcançar seus objetivos e apresentar resultados.

Os objetivos são determinados segundo a missão e visão organizacional.

PLANEJAMENTO TÁTICO: É projetado para o médio prazo, abrange os recursos específicos e esta preocupada em atingir níveis departamentais, tomadas de decisões no nível intermediário. Planejamento tático o conjunto de tomadas de decisões sobre empreendimentos nos níveis mais baixos da hierarquia da empresa.

Planos de produção: Envolve métodos e tecnologias, para haver operações nas fabricas mais eficientes.

Planos financeiros: Abrangem captação e aplicação do dinheiro no suporte das operações da empresa.

Planos de marketing: Venda e distribuição de bens e serviços no mercado e atendimento ao cliente.

Planos dos recursos humanos: Recrutamento, seleção e treinamento das pessoas nas atividades da organização.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Projetado para o curto prazo, preocupa-se com metas especificas, trabalha na execução de fazer bem feito, com isso alcança a excelência operacional. É um sistema, que começa com os objetivos do planejamento tático, desenvolvem planos e procedimentos detalhados e proporcionando condições para obter resultados.

Segundo Crichton, o planejamento ocorre nos três níveis da organização: de cúpula, no intermediário e na base, em dimensões diferentes. Os gerentes intermediários e de operação trabalham de acordo com as politicas e estratégias criadas pela gerencia superior, trabalham para alcançar o nível mais eficiente e eficaz no uso dos recursos organizacionais para implementação do plano estratégico.

A implementação desse planejamento é formado no GER (Gestão Estratégica de Resultados = Planejamento + Implementação + Controle). Usando uma visão cartesiana, a modelo das estratégias se inicia pela analise da visão, missão e valores da empresa. Com a definição dos objetivos, a próximo passo é executa-los. Assim, o planejamento estratégico, tático e operacional se deve ao GER, que através da visão, missão e valores fixa seus objetivos claramente.

Já segundo Kotler:

“Ao preparar as declarações de missão, políticas, estratégias e metas, essas matrizes estabelecemos limites dentro dos quais divisões e as unidades de negócios preparam os planos.” (KOTLER, 1996, p.72)

No Planejamento Estratégico a missão e a visão da empresa são estabelecidas a visão que é a declaração da direção em que à empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Trata-se ainda da personalidade e caráter da empresa. Assim, a declaração de visão de uma empresa deveria refletir as aspirações da empresa e suas crenças. Assim o planejamento tático e operacional seguem as diretrizes que foram implementadas na missão e visão criando assim um diferencial para sua empresa.

Cada um dos autores expos ideias sobre o que é planejamento estratégico, tático e operacional. Chiavenato especificou que o planejamento é formado com base no alcanço de objetivos claros e metas a serem definidas pela cúpula da empresa, deixando as diretrizes da empresa sobre a visão sistêmica baseando sai visão sobre recursos tangíveis e intangíveis da empresa. Já Crichton e Kotler basearam sua visão sobre planejamento com base nos comportamentos que já estavam infiltrados na empresa, ou seja, baseados na sua visão e missão criando uma empresa fortalecida por suas diretrizes e criando assim uma visão cartesiana e criando uma marca fortalecida pelo uso da visão e missão da empresa.

PLANEJAMENTO

O planejamento é essencial e indispensável para se alcançar bons resultados em qualquer situação. Quando falamos em planejamento nas atividades do administrador a atenção deve ser dobrada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com