TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Fabricação Forjamento

Por:   •  26/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Processos de Fabricação

Forjamento

É um processo de conformação mecânica, que visa alterar de forma definitiva as dimensões finais e as características metalúrgicas de uma peça.

O forjamento é um dos processos de fabricação mais antigos do mundo, seus primeiros registros datam de aproximadamente 5.000 A.C.

O metal geralmente é aquecido e moldado por martelamento ou por prensagem.

No forjamento por martelamento são utilizados martelos de forja que aplicam pancadas rápidas e sucessivas no metal, aplicando pressão no momento do contato do martelo com a peça metálica, o moldando atingindo as suas camadas mais externas. Esse processo pode gerar tensões no metal, que se não forem controlados por tratamento térmico adequado pode gerar falhas.

No forjamento por prensagem o metal recebe uma força de compressão em baixa velocidade e a pressão atinge o seu grau máximo antes de ser retirada, atingindo as camadas mais profundas do material, tornando-o mais homogêneo e melhorando as suas características metalúrgicas.

No forjamento livre o material é deformado por compressão direta entre ferramentas planas ou de formato simples. Este processo geralmente é usado para a fabricação de grandes peças ou quando o número a ser produzido é pequeno, não compensando a confecção de matrizes caras.

No forjamento em matriz fechada o material é deformado entre duas metades de matrizes que fornecem a forma desejada a peça. A sua principal vantagem é conseguir produzir peças com tolerâncias dimensionais mais estreitas. A desvantagem desse método é o elevado custo para a confecção das matrizes, necessitando que se tenha uma alta produção para justificar o investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com