TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de texto

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro de Ciências Tecnológicas – CCT

Engenharia Civil

PROJETO DE PESQUISA

2012

DESPERDÍCIO NA CONSTRUÇÃO CIVIL E A RECICLAGEM DE ENTULHO COMO UMA SAÍDA PARA A SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA

 

INTRODUÇÃO

         Atualmente a construção civil tem lugar de destaque na produção de resíduos sólidos, formado em sua maior parte por argamassa, areia, cerâmicas, concreto, madeira, metais, papéis, plásticos, pedras, tijolos, etc. A questão é: o que fazer com tanto lixo?

Com o crescimento da construção civil observa-se um enorme desperdício de materiais e recursos naturais. A deposição de resíduos na malha urbana de forma descontrolada acarreta uma série de custos ambientais, formando montes de entulhos que constituem lixo, contribuindo com a formação de fontes de vetores transmissores de doenças bem como a degradação da paisagem urbana, dentre outros problemas ambientais.

Vários materiais poderiam ser reaproveitados e tomados como matéria-prima novamente a partir do aproveitamento de entulhos que poderiam ser reciclados.

Verifica-se que a reciclagem é uma das formas de preservação da natureza e pode-se ter uma economia nos custos da construção da edificação.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

A quantidade de entulho gerada nas cidades brasileiras é muito significativa e pode servir como um indicador do desperdício de materiais e acarreta uma série de custos ambientais. Os resíduos de construção e demolição consistem em concreto, estuque, telhas, metais, madeira, gesso, aglomerados, pedras, carpetes etc. Muitos desses materiais podem ser reciclados, esta reciclagem pode tornar o custo de uma obra mais baixo uma vez que com o reaproveitamento do material diminui-se a necessidade da aquisição em maior escala de matéria-prima e diminuir também o custo de sua disposição.

A construção civil tem convivido, há décadas, com a crítica de pertencerem a um setor desperdiçador de recursos. Convém inicialmente notar que o consumo excessivo de materiais pode ocorrer em diferentes fases do empreendimento: concepção, execução ou utilização.

O conceito de perdas na construção civil é, com frequência, associado unicamente aos desperdícios de materiais, entretanto as perdas estendem-se além deste conceito e devem ser entendidas como qualquer ineficiência que se reflita no uso de equipamentos, materiais, mão de obra e capital em quantidades superiores àquelas necessárias à produção da edificação. Neste caso, as perdas englobam tanto a ocorrência de desperdícios de materiais quanto a execução de tarefas desnecessárias que geram custos adicionais e não agregam valor.

As perdas segundo sua natureza: Perdas por superprodução, Perdas por substituição, Perdas por espera, Perdas por transporte, Perdas no processamento em si, Perdas nos estoques, Perdas no movimento, Perdas pela elaboração de produtos defeituosos, considerando que uma grande parcela das perdas são previsíveis e evitáveis através de medidas de prevenções relativamente simples, é importante que o setor mobilize-se também no sentido de reduzir as perdas existentes, através da introdução de novos métodos e filosofias de gestão.

A reciclagem de materiais pode ser uma saída para diminuir as perdas nos canteiros de obras evitando desperdício, transformando as montanhas desordenadas de material de construção, em pilhas de matéria-prima, que serve tanto para obras prediais como para obras públicas.

Apesar de causar tantos problemas, o entulho deve ser visto como fonte de materiais de grande utilidade para a construção civil e não apenas utilizados  em aterros, pois ele serve também para substituir materiais normalmente extraídos de jazidas ou pode se transformar em matéria-prima para componentes de construção, de qualidade comparável aos materiais tradicionais.

Os benefícios são conseguidos não só por se diminuir o acumulo e a deposição em locais inadequados desse material e suas consequências indesejáveis como também por minimizar a necessidade de extração de matéria-prima em jazidas, o que nem sempre é adequadamente fiscalizado. Reduz-se, ainda, a necessidade de destinação de áreas públicas para a deposição dos resíduos. As experiências indicam que é vantajoso economicamente substituir a deposição irregular do entulho pela sua reciclagem o que está aliado a economia da extração de componentes uma vez que esses componentes provem de fontes esgotáveis.

Evidenciou-se, por meio de instrumentos da contabilidade, a viabilidade de investimentos no processo de reciclagem com a geração de benefícios ambientais e redução de custos. A produção de resíduos reflete os resíduos provenientes das sobras e do desperdício dos materiais, fator que causa essencialmente danos ao meio ambiente. A economia de custos existe quando conseguimos diminuir os gastos com os materiais que compõe a construção de uma obra, a partir do melhor aproveitamento das matérias-primas e da eliminação das perdas.

METODOLOGIA

O seguinte trabalho foi embasado em pesquisas bibliográficas de forma aplicada com a coleta de dados qualitativos para suas argumentações.

O texto apresenta-se de forma exploratória proporcionando familiaridade com o problema visando torná-lo explícito. Em geral contribuiu com o aprimoramento de ideias sobre o assunto.

Foi utilizado pesquisa bibliográfica elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de artigos periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com