TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador de Sustentabilidade

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO GRADUAÇÃO ENGENHARIA

A UTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

São Paulo

2019


UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

A UTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação do módulo Projeto Integrador de Sustentabilidade, Módulo Ciências Exatas I, no Curso de Engenharia de Produção, na Universidade Nove de Julho.

Prof. Me. Francisco Sinderlan

São Paulo

2019

RESUMO

O crescente aumento da população mundial acarreta no aumento da produção e do consumo de materiais e produtos, levando à aceleração da degradação ambiental. Com isso, há a necessidade de reutilizar estes resíduos, a fim de diminuir o consumo de matéria prima e a produção de lixo, auxiliando na preservação ambiental com a estratégia de criar um produto de valor que possa trazer rentabilidade à empresa (SILVA e RODRIGUES, 2015).

Este trabalho tem por objetivo analisar o processo produtivo de reciclagem e reutilização de garrafas Polietileno Tereftalato [PET] para a produção de bens de consumo, como vassouras e camisetas. Este objetivo será abordado através da análise do histórico da garrafa Pet, de dados de quantidade produzida x reciclada no Brasil e alguns produtos com este material.

Palavras-chave: garrafa pet; reciclagem; reutilização; camiseta; responsabilidade ambiental.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

1.        OBJETIVO        3

2.        JUSTIFICATIVA DA PROBLEMÁTICA        4

3.        REVISÃO DA LITERATURA        5

4.        METODOLOGIA UTILIZADA        8

5.        GESTÃO DE PROCESSOS: DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA NO RAMO DA PRODUÇÃO DE CAMISETA A PARTIR DA FIBRA DE GARRAFA PET        9

5.1.        Administração industrial        9

5.2.        Gerência estratégica da produção e operações        10

5.3.        Viabilidade econômica        10

6.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


INTRODUÇÃO

O crescimento populacional e o desenvolvimento tecnológico e industrial provocam ao mundo um aumento do consumo e da produção de resíduos. Segundo dados divulgados nos Relatórios de Fundo de População da Organização das Nações Unidas [UNFPA], a população mundial atual é de aproximadamente 7 bilhões de habitantes, com projeção de chegar a mais de 9 bilhões até 2050.

Ao mesmo tempo em que o dado acima é preocupante, visto que o aumento da demanda tende a acelerar a finitude das matérias-primas e aumentar os impactos ambientais, há avanços nas pesquisas nas áreas de sustentabilidade para a reciclagem e reutilização de alguns produtos e materiais. Estes avanços estão relacionados ao aumento na consciência ambiental dos consumidores, gerando, conseqüentemente, pressões ambientais e sociais às organizações (ZOBEL et al., 2002; REVEILLEAU, 2011).

Diante deste cenário, os temas mais discutidos na sociedade são sustentabilidade e responsabilidade ambiental, o que possibilita o desenvolvimento da idéia de um equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental (PETRY, 2012). Conseqüentemente, há um incentivo na criação de sistemas que diminuam o problema de resíduos descartados no meio ambiente (REVEILLEAU, 2011).

Os danos causados ao ambiente devido ao descarte irregular de produtos são inúmeros, sendo um deles, relacionado aos resíduos plásticos. A degradação espontânea destes materiais leva muito tempo e, no caso de incinerados, produzem gases tóxicos. Logo, há diversos estudos para a reciclagem deste material, considerando-se o impacto na sua utilização (GOUVÊA e ROSA, 2011).

Apesar desta perspectiva de reaproveitamento do plástico, mais precisamente da garrafa PET, há um grande desperdício na sua reciclagem para a produção de benefícios sociais e econômicos, além dos ambientais. Desta forma, esta pesquisa possui como questão-problema a abordagem do correto descarte e as alternativas de reciclagem e reutilização deste material específico no Brasil, e visando a questão econômica de coleta, reciclagem e venda do bem de consumo produzido através da reciclagem do Pet.

  1. OBJETIVO

O objetivo principal deste trabalho é analisar a aplicabilidade de produtos produzidos a partir da reciclagem da garrafa PET. Uma das premissas consideradas foi a reutilização de 100% do material no desenvolvimento do produto.

Como objetivos específicos podem ser citados os seguintes:

Analisar o histórico da garrafa PET no Brasil;

Verificar a quantidade produzida e reutilizada/reciclada;

Avaliar os benefícios na reciclagem e os possíveis resíduos produzidos no processo;

Apresentar produtos oriundos a partir da garrafa pet.


  1. JUSTIFICATIVADAPROBLEMÁTICA

Levando-se em conta os impactos ambientais causados pela não reutilização de materiais passíveis de serem reciclados para a produção de novos produtos, são essenciais estudos que promovam o conhecimento e reciclagem desses materiais com baixo impacto ambiental. O PET é um material termoplástico que lhe confere a possibilidade de ser reprocessado várias vezes sem que perca suas características físico-químicas. Em virtude disso ele pode ser transformado nos mais diversos tipos de produtos durante o seu ciclo de vida as quais englobam: fibras têxteis, tapetes, embalagens, filmes, fitas e cordas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (146.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com