TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar de Automação

Por:   •  22/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6
  1. [pic 1]

PROJETO INTERDISCIPLINAR

1º ANO

MONITORAÇÃO DE PROCESSOS VIA PC

Curso: Engenharia de Controle e Automação

Turmas: P1MAB/P1NAB

Equipe:

Profa. Luciana Vieira

Profo. Marcio Moscoso

Profo. Irazel Soares

Profa. Max Trindade

Profo. Talisman Teixeira

Profo. Leonardo Neves

Profo. Frederico Neves

Profo. Alex Ferreira

Profª. Keila Alves

Profº. Fabio Setubal

Profº. Marcos Brandão

1. Introdução

        Este descritivo apresenta o planejamento das principais atividades docentes e discentes necessárias para dar suporte à execução e avaliação do Projeto Interdisciplinar das turmas do 1º ano do curso de Engenharia de Controle e Automação do IESAM. O foco temático do projeto foi sugerido como forma de potencializar as habilidades pretendidas na formação do aluno do referido ano do curso além de tentar abranger o maior número de disciplinas possível.

  1. 2. Objetivo Geral

        Utilizar sensores de diversas grandezas (Temperatura, Distância ou Nível, Ruído, e Intensidade Luminosa, por exemplo) conectados ao microcomputador via conexão porta (paralela, serial, som e Conversora Analógica Digital Analógica) para monitorar sólidos, líqüidos e/ou gasosos e alerta quando limites pré-definidos fossem atingidos, conforme diagrama de blocos abaixo:

[pic 2]

  1. 3. Objetivos Específicos
  • Analisar alguns equipamentos e/ou processos onde uma determinada grandeza tem relevante importância;
  • Conhecer os tipos de sensores utilizados na aplicação;
  • Conhecer uma linguagem de programação que capture o sinal elétrico proporcional a grandeza que é entregue pelo sensor e trate internamente no computador para via monitor informar a situação;
  • Utilizar expressões matemáticas para cálculo de coeficiente de transferência de calor, deslocamento, umidade, etc;
  • Tratamento estatístico das medições contínuas;
  • Desenvolver protótipos para utilização de condições ambientais, por exemplo;
  • Escrever projetos e/ou artigos usando Metodologia Científica e normas da ABNT;

  1. 4. Metodologia

        O trabalho será desenvolvido de acordo com a política adotada pelo IESAM de oferecer aos alunos atividades multidisciplinares. Para o desenvolvimento do trabalho, em cada turma do 1º ano serão criadas equipes de quatro (04) alunos e em seguida, para todas as equipes, será apresentado o objetivo pretendido e o material que poderá ser disponibilizado para cada grupo, se for o caso.

        Todos os professores são responsáveis pela orientação dos trabalhos e por isso devem alocar carga horária em seus planos de ensino para cumprimento desta orientação além de prever as formas de avaliação descritas no item 6 deste documento.

        As contribuições das disciplinas do 1° ano para a implementação do projeto são as seguintes:

Cálulo 1: Modelagem de fenômenos físicos e levantamento de equação de resposta de sensor para equações do 1º grau, bem como, Estudo e Análise Gráfica do Processo.

Física Geral 1: Princípios físicos do funcionamento de sensores.  

Álgebra Linear: Os dados lidos pelo microcomputador serão armazenados em forma de vetor e/ou matriz.        

Probabilidade e Estatística:         Os sensores necessitam de ajuste chamados curva de calibração do sensor e conceitos como média, correlação, desvio, variação são utilizados.

Algoritmo e Programação: A leitura das informações inseridas via porta paralela ou de arquivos textos do microcomputador deverão ser tratadas usando linguagem de programação c ou c++.

Introdução à Engenharia de Controle e Automação: Utilização de Sensores e Atuadores, bem como, a construção dos protótipos de hardware e software usando a Linguagem de programação LabView.

Circuitos Elétricos 1: Desenvolvimento de circuito de condicionamento de sinal para amplificar  tensão e/ou proteger o microcomputador.

Metodologia Científica: Formatação e acompanhamento da metodologia de confecção do projeto e/ou artigo nas normas da ABNT.

Educação Ambiental: Mostrar a importância de desenvolver sistemas para monitorar as condições ambientais e citar situações onde já estão sendo empregadas e onde ainda não está a educação ambiental.

        

        A disciplina Projetos Aplicados a Controle e Automação (1°ano) terá como gestor a Profa. Luciana Vieira, o qual divulgará os objetivos aos alunos, os formatos de apresentação (plano de trabalho, relatório técnico, artigo, etc), coordenará o processo de avaliação, formará as comissões de professores, definirá a agenda de apresentações, controle das notas individuais e do grupo relativo ao projeto. Esta gerência deverá ser feita e divulgada prioritariamente através do Moodle.

5. Materiais e Infra-Estrutura

        Os materiais utilizados para os projetos serão de responsabilidade das equipes, ficando os professores responsáveis por encaminhar para a solução mais adequada tecnicamente e financeiramente.

        A infra-estrutura definida é a locação de horário nos seguintes laboratórios:

  • Laboratório de Sistemas Digitais
  • Laboratório de Linguagem de Programação
  • Laboratório de Eletrônica
  • Laboratório de Automação e Controle
  • Laboratório de Física
  • Laboratório de Análise de Sinais
  • Laboratório de Instrumentação
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Instalações Elétricas

6. Avaliação

        A avaliação dos Projetos Interdisciplinares terá pontuação específica não havendo, de forma sistêmica, a composição das notas das outras disciplinas com percentuais relativos ao Projeto, muito embora, cada professor tenha a liberdade de fazê-lo de acordo com seu planejamento de ensino. A avaliação dos grupos se baseará na entrega de itens conforme critérios da Tabela 1, ponderações na tabela 2, e seus detalhamentos na Tabela 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com