TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Melhorias no Processo de Produção de Tijolos na Empresa de Cerâmica

Por:   •  2/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RELATÓRIO

Proposta de melhorias no processo de produção de tijolos na empresa Litiara Indústria Cerâmica da Amazônia Ltda®

ALDO PAZ DA ROCHA JUNIOR

EVERTON JUCELIN BRAZ GONÇALVES

HUGO GLÓRIA PANTOJA

IAN DOS SANTOS SOARES

WILLIAN DE SOUSA MARQUES

ITACOATIARA – AM

2019

ALDO PAZ DA ROCHA JUNIOR

EVERTON JUCELIN BRAZ GONÇALVES

HUGO GLÓRIA PANTOJA

IAN DOS SANTOS SOARES

WILLIAN DE SOUSA MARQUES

 

RELATÓRIO

Proposta de melhorias no processo de produção de tijolos na empresa Litiara Indústria Cerâmica da Amazônia Ltda®

[pic 3]

DOCENTE: VANDERMI JOAO DA SILVA

ITACOATIARA – AM

2019

Relatório

Introdução

Para analisar se uma empresa esta tendo lucro, ou explorar seu potencial, é importante conhecer todas as metodologias de funcionamento da organização, desde as ferramentas utilizadas nos processos, até o planejamento das atividades de cada setor. Assim, com informações completas, se torna possível avaliar o comportamento da empresa quanto a sua capacidade de produção. Segundo Stautd et al (2011) a capacidade produtiva é a quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos em determinado período. Ou seja, é um indicador que representa a razão entre a velocidade operacional da empresa e o saldo resultante da sua atividade em produtos e serviços.

Para Ramos e Ferreira (2010) existem diferentes formas de classificar e analisar a capacidade produtiva de uma empresa. As principais são: capacidade produtiva instalada, capacidade produtiva disponível, capacidade efetiva e capacidade produtiva realizada.

Este relatório está voltado estudo da capacidade de produção da empresa

A empresa Litiara é uma empresa do ramo de materiais básicos para a construção civil, fabricando artefatos cerâmicos de argila vermelha, especificamente, blocos de vedação e estruturais. Situada na cidade de Itacoatiara – AM, Rodovia AM 010, foi fundada no ano de 1986. É uma empresa de capital privado possuindo dois estabelecimentos, entre filiais, sucursais, agências e outros (LITIARA®, 2015).

Esse relatório está voltado ao estudo da capacidade de produção. O trabalho busca analisar e propor melhorias no processo de produção de tijolos na empresa Litiara Indústria Cerâmica da Amazônia Ltda®. Para tal, utilizou-se sobre ferramentas de otimização necessárias e foram obtidos os respectivos resultados para a satisfatória conclusão da proposta do trabalho.        

Objetivo

Analisar o modelo de funcionamento da empresa Litiara Indústria Cerâmica da Amazônia Ltda® e propor uma alternativa para melhorar seu processo produtivo.

Metodologia

Inicialmente para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para levantamento de informações pertinentes aos assuntos abordados em sala de aula. Segundo Gil (2008) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, nos quais se busca o domínio de um determinado tema. Quanto ao objetivo do trabalho, foi realizado uma pesquisa de caráter exploratório, uma vez que se utiliza de conhecimentos teóricos para explorar fenômenos que ocorrem na realidade. (GIL, 2008).

Para coleta de dados, obteve-se informações disponibilizadas em trabalhos realizados na empresa e pelo site da organização. Com base nas informações dispostas e, considerando ainda o objetivo do trabalho, realizou-se uma análise quantitativa da capacidade produtiva do setor de secagem de cerâmicas da empresa Litiara Indústria Cerâmica da Amazônia Ltda®, a fim de se obter informações detalhadas do método de funcionamento desse departamento para apuração de dados, com o intuito de traçar uma proposta de otimização desses processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (97.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com