TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova de Segurança do Trabalho

Por:   •  28/6/2019  •  Abstract  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 10

Fundamentos e Métodos do Ensino de Ciência da terra

Como ocorreu a origem do universo?

Você sabe o que é Big Bang? Esse é o nome pela qual ficou conhecida a teoria que explica a origem do Universo. Foi essa grande explosão que tornou possível nossa existência. De repente, surgiu a Terra, se é que, por "de repente", podemos entender a permanência de um período de bilhões de anos, quando surgiram as quatro forças fundamentais da natureza, que incluem a força eletromagnética, a força nuclear forte, a força nuclear fraca e a força gravitacional. Antes disso, toda a matéria que estava reunida sob condições de temperatura e densidade virtualmente elevadas explodiu em um evento único denominado Grande Explosão ou Explosão Primordial que, posteriormente, tornou-se conhecido pela expressão Big Bang (TEIXEIRA et al., 2003).

Como se formou o Sistema Solar?

Há cerca de 4,6 bilhões de anos, o Sol, nossa maior estrela, queima seus átomos de hidrogênio, transformando-os em átomos de hélio e, provavelmente, deve permanecer assim por mais alguns bilhões de anos até morrer. Outros corpos celestiais, tais como os planetas, satélites naturais, cometas, asteróides, poeira estelar e gás, formaram-se ao mesmo tempo em que o Sol, conferindo ao sistema solar uma organização harmônica em relação às massas e às órbitas planetárias e de seus satélites (TEIXEIRA, 2000).

Como e por que o planeta Terra se movimenta? Quais são os tipos de movimentos que o planeta executa?

A Terra, assim como outros planetas, possui muitos movimentos próprios que, aliados a outros fatores, determinam fenômenos e regularidades naturais. Vamos, a seguir, conhecer dois movimentos realizados por nosso planeta – o movimento de rotação e o movimento de translação – e ver como atuam em algumas das regularidades ou ciclos naturais da Terra. O movimento de rotação ocorre quando a Terra gira ao redor de si mesma, de oeste para leste, em torno de um eixo imaginário chamado "eixo da Terra". O eixo de rotação da Terra possui uma orientação espacial fixa na qual o lado do hemisfério norte "aponta" para a Estrela Polar e o lado do hemisfério sul para a Estrela Sigma (Figura 9). A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1.666 km/h. A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites.

translação é o movimento elíptico que a Terra executa ao redor do sol, com uma duração de 365 dias, 5 horas e 48 minutos em uma velocidade de 107.000 km/h. Quando a Terra termina uma volta completa em relação ao sol, dizemos que se passou um ano. A principal consequência desse movimento é a origem das estações do ano, que ocorrem pelo fato de o eixo do planeta apresentar uma inclinação de 23º27', ocasionando a sucessão dos solstícios e dos equinócios.

O movimento de translação também é chamado de revolução.

Quais são os tipos de minerais e rochas encontrados no nosso planeta?

[pic 1]

Os minerais são agrupados pelo elemento químico mais importante presente, isto é, que caracteriza a natureza química do mineral, desconsiderando outros aspectos como composição química dos minerais, as propriedades cristalográficas e físicas. Dessa forma, os minerais cujo elemento mais importante é o mesmo são reunidos na mesma classe; por exemplo, os minerais cujo elemento principal é o Fe (ferro) estão reunidos nas classes: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), goethita (HFeO2), pirita (FeS2), marcassita (FeS2), troillita (FeS) e outros (POPP, 2002).

A classificação mais comum é feita utilizando como critério a composição química, isto é, pela combinação dos minerais e, dessa forma, os minerais são reunidos em grupos, dentre os quais os principais são: 1) Elementos nativos: 20 elementos que não se combinam com outros, como o ouro e prata. 2) Sulfetos: elementos metálicos combinados com o enxofre (S) em minerais como a galena e a marcassita. 3) Halóides – ou sais halóides: caracterizam-se pela combinação entre halogênios (cloretos) e elementos metálicos em minerais como a silvita e o sal amoníaco. 4) Sulfatos: combinação entre enxofre (S) e oxigênio (O2) compondo minerais como o gipso, celestita. 5) Carbonatos: minerais que contém o íon carbonato em sua composição. Os principais minerais dessa classe são compostos por carbonato de cálcio (CaCO3) e seus polimorfos, isto é, estruturas minerais diferentes com a mesma composição química. Os polimorfos do carbonato de cálcio são a calcita, a aragonita e a dolomita.

6) Fosfatos: minerais com variadas composições com o íon fosfato, tais como a apatita e a turquesa. 7) Silicatos: minerais mais abundantes da composição terrestres, compostos a base de sílica, como os feldspatos, os anfibólios e piroxênios, quartzo e micas. 8) Óxidos – resultam da combinação entre o oxigênio e metais, como o ferro em minerais como o minério de ferro ou hematita (POPP, 2002).

Assim como os minerais, as rochas podem ser classificadas de diversas maneiras, dentre as quais está a classificação genética, que utiliza como critério a gênese ou o processo geológico que originou a rocha. Segundo esta abordagem as rochas são classificadas como rochas ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Como é o processo de formação das rochas?

As rochas ígneas ou magmáticas resultam de processos denominados magmáticos ou vulcânicos. O magma pode deslocar-se e sofrer resfriamento no interior do planeta dando origem a rochas chamadas de ígneas intrusivas ou plutônicas, como, por exemplo, os granitos (Figura 2a). Quando o magma extravasa a superfície terrestre, ele é denominado lava, e, ao solidificar-se, origina rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas, tais como o basalto (Figura 2b) (TEIXEIRA et al., 2003).

Como ocorre a formação do solo?

Os processos do intemperismo físico e químico realizam a degradação e a decomposição do material rochoso transformando-o em material inconsolidado que recebe o nome de solo e, portanto, o produto final da decomposição das rochas é o solo, do qual vamos tratar a seguir. Os solos são produtos do intemperismo da rocha-mãe, isto é, da rocha que o originou, composto por minerais e substâncias orgânicas ou húmicas que variam em relação ao tipo e à proporção em que ocorrem em cada tipo de solo. Os processos e fatores que controlam o intemperismo, como o tempo de exposição, o clima, a topografia, a presença de água dentre outros fatores ambientais estão associados à pedogênese, isto é, aos processos de formação dos solos e à evolução do perfil pedológico. Os solos evoluem tornando-se maduros e modificando suas características composicionais e estruturais ao longo do processo evolutivo. A composição e a estrutura dos solos são específicas e variáveis para cada tipo de solo e analisadas pela cor, granulação, composição mineralógica, espessura dentre outras (GANDOLF, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (245.4 Kb)   docx (415.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com